terça-feira, 5 de maio de 2009

6º Congresso técnico-científico


Devo expressar a minha satisfação por ver em Portugal tratado um tema de extrema importância como é o treino do Guarda-redes.


Os Treinadores que estiveram presentes como prelectores, passaram boas ideias que devem ser aproveitadas e sobretudo adaptadas à realidade de cada um. Foi um privilégio poder beneficiar da experiência de Hellgren e de Olson e ao mesmo tempo das boas ideias do Paulo Sá, para tornar o treino mais efectivo evitando perdas de tempo. Com Hellgren percebemos que o trabalho em grupo é decisivo para atingir altos patamares de sucesso e que é necessário fazer com que as concentrações de dopamina dos nossos atletas aumentem para facilitar o dia-a-dia, e isso consegue-se simplesmente aumentando a sua auto-estima ou de outras formas. Quem esteve no congresso entende-me…
Pelas intervenções de Olson, percebi que a escola Sueca (inteligentemente) está a procurar encontrar outras soluções tácticas, indo buscar conceitos à Escola balcânica ou mesmo Alemã. Paulo Sá trabalhou aspectos relacionados com a identificação por parte dos Guarda-redes de pré-índices de remate de forma a antecipar a trajectória da finalização. Ideias que em conjugação vão com certeza melhorar a qualidade do nosso treino.
O meu agradecimento aos três e à Formand por conseguir organizar bem um evento tão participado.
Deixo uma palavra de apreço aos meus companheiros do 2º Master Coach e a outros conferencistas por tratarem temas interessantes nas comunicações livres que também enriqueceram a minha formação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pela parte que me toca e como sabes é recíproco, alias quem me forneceu o programa informático com que trabalho e ensinou a trabalhar nele foste tu. Como sempre, conversar contigo de Andebol e trocar opiniões é um prazer e estou sempre a aprender. Grande abraço e bom trabalho.
Ricardo Tavares

MJBS disse...

saudações, gostaria de saber a qual programa informatico se estao a referir. tenho andado a procura de um. fica aqui uma sugestao, poderia informar alguns programas informaticos de apoio a nossa modalidade.

MJBS