domingo, 17 de maio de 2009

Viborg take the CL title!

Viborg HK are the Champions League winners in the 2008/09 season. By winning in Veszprém against Győr at a really tense match that ended with 26:23 (14:10), the Danes won the title for the second time in their history. Let’s not forget: Győr won the first leg by 24:26.
more...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Angola

Meus caros amigos e amigas, estou de saída para Luanda para iniciar os trabalhos com a selecção Angolana de Andebol feminina com vista à preparação do Campeonato do mundo em Dezembro de 2009 na China. Irei também coordenar o trabalho da selecção júnior que irá participar no campeonato Africano na Tunísia em Agosto próximo.
Tentarei não deixar morrer o blogue dentro das minhas possibilidades, que como devem entender estão agora limitadas. Estarei sempre disponível para cooperar com os leitores assíduos deste espaço e pronto para intermediar qualquer tipo de partilha de conhecimentos e sobretudo de ideias.

Forte abraço e seguimos em contacto!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

III Clinic Associação de Andebol do Faial


Pude constatar numa ilha algures nos Açores que o Andebol está vivo e bem vivo. Podia estar melhor, isso é certo, mas existem motivos de sobra que condicionam uma progressão sustentada. Abandonar a ilha para encetar uma carreira universitária é uma das razões fortes que por vezes justificam um abandono precoce. Por outro lado as dificuldades de comunicação (sobretudo pelo encargo financeiro) entre as ilhas e com o continente também são um factor importante que desliga os mais novos da oportunidade de competir com maior regularidade. Estas e outras condições fazem com que eu tenha que atribuir um valor inestimável a pessoas como o Filipe Duque ou o Mário Bettencourt (entre outros que me merecem todo o respeito) que todos os dias remam contra a maré (nada melhor dito) para conseguir manter um espaço que já foi conquistado mas que necessita de uma constante presença e sobretudo de muitas e boas ideias. Pareceu-me impressionante o histórico do Filipe que me permite entender a paixão deste Açoriano pelo Andebol. Ainda jovem, ao contrário dos companheiros trocou desde cedo o futebol, as touradas à corda típicas da ilha terceira e os filmes do clube de vídeo pelo andebol. Via jogos de andebol captados por uma antena parabólica de um amigo e treinador que os gravava e fornecia constantemente. Em 1994 veio para o continente sem os pais para assistir ao I campeonato da Europa, conseguindo um espólio em autógrafos que ainda hoje guarda religiosamente. Como acredito que podem haver mais Açorianos como o Filipe, espero sinceramente que o Andebol cresça em função da sua entrega, sabendo que para isso é necessária a colaboração (muita ou pouca) de todos.
Uma pequena história: No final de uma das sessões práticas, brincava eu com 2 atletas juvenis num jogo de passe dentro do circulo (2X1). Quando terminamos, fiquei estupefacto com um grupo de miúdos infantis que desceram da bancada, pegaram numa bola e começaram pouco a pouco a reproduzir o jogo que tínhamos feito antes. É curioso, porque tinham a baliza disponível e optaram pelo nosso jogo. Não resisti e fui também jogar com eles, a cada passe procuravam imitar-me sobretudo com passes de costas e com efeito. Soltavam uma risada sempre que o conseguiam fazer com êxito. Isto fez-me pensar que o prazer do jogo seja ele qual for é fundamental para aprender e progredir.

Forte abraço a todos os participantes (treinadoras, treinadores, dirigentes e atletas) no clinic!
Desejo tudo de bom ao andebol dos Açores!

terça-feira, 5 de maio de 2009

2009 Men's Junior World Championship

Groups for 2009 Men's Junior World Championship in Egypt established
The official draw for the XVII Men's Junior World Championship was held last night in Cairo EGY. The title contests will be staged from 06 - 19 August 2009 in Egypt. COC chairman Leon Kalin carried... more

6º Congresso técnico-científico


Devo expressar a minha satisfação por ver em Portugal tratado um tema de extrema importância como é o treino do Guarda-redes.


Os Treinadores que estiveram presentes como prelectores, passaram boas ideias que devem ser aproveitadas e sobretudo adaptadas à realidade de cada um. Foi um privilégio poder beneficiar da experiência de Hellgren e de Olson e ao mesmo tempo das boas ideias do Paulo Sá, para tornar o treino mais efectivo evitando perdas de tempo. Com Hellgren percebemos que o trabalho em grupo é decisivo para atingir altos patamares de sucesso e que é necessário fazer com que as concentrações de dopamina dos nossos atletas aumentem para facilitar o dia-a-dia, e isso consegue-se simplesmente aumentando a sua auto-estima ou de outras formas. Quem esteve no congresso entende-me…
Pelas intervenções de Olson, percebi que a escola Sueca (inteligentemente) está a procurar encontrar outras soluções tácticas, indo buscar conceitos à Escola balcânica ou mesmo Alemã. Paulo Sá trabalhou aspectos relacionados com a identificação por parte dos Guarda-redes de pré-índices de remate de forma a antecipar a trajectória da finalização. Ideias que em conjugação vão com certeza melhorar a qualidade do nosso treino.
O meu agradecimento aos três e à Formand por conseguir organizar bem um evento tão participado.
Deixo uma palavra de apreço aos meus companheiros do 2º Master Coach e a outros conferencistas por tratarem temas interessantes nas comunicações livres que também enriqueceram a minha formação.