sábado, 27 de março de 2010

Outra etapa dentro da mesma

Eu e a Federação Angolana de Andebol, celebramos um acordo de prestação de serviço que prevê a cedência a tempo integral ao 1º de Agosto, que é um clube onde militam cerca de 40% das jogadoras que actualmente representam a selecção de Angola. Para mim é uma oportunidade de continuar activo dentro do campo, tendo o privilégio de trabalhar com atletas de excelência. A proposta dos dirigentes da FAA surge em função de num futuro próximo não existirem competiçoes com a Selecção, não estando excluída alguma colaboração pontual, sempre que não interfira com o trabalho no clube. Tentaremos este ano lançar as bases para atacar num futuro próximo o título nacional e Africano de clubes. Não será uma tarefa fácil, no entanto é este propósito que nos move de momento. Coordenarei também toda a estrutura do Andebol feminino do clube. O contrato com o 1º D’Agosto finaliza em Abril de 2011, ou seja, quando finalizar o meu contrato com a Federação Angolana de Andebol. Será então nesse momento que decidiremos acerca da minha continuidade em Angola. Embora tenham havido algumas dificuldades, até agora tem valido a pena e espero que assim seja no futuro.

terça-feira, 23 de março de 2010

Seminário FADEUP

Foi com grande agrado que participei no seminário da FADEUP.
Apreciei a sensatez do Major António Galambas, Presidente do Conselho de arbitragem, ao falar de questões muitas vezes difíceis de tratar associadas à arbitragem. Creio que os árbitros Portugueses estão bem entregues. Uma vez mais esteve presente o pragmatismo a que o Doutor José Soares já nos habituou, intervenção sempre oportuna se queremos atingir altos patamares de rendimento. Mats Olson apresentou uma vez mais o programa Sidline organizer, que parece ser uma ferramenta eficaz para controlar e planificar o trabalho à distância dos atletas que estão ao serviço da selecção. Da minha parte, espero ter conseguido mostrar com clareza o trabalho que efectuamos em Angola aquando da preparação do mundial de 2009 na China e do Africano de 2010 no Egipto.
Agradeço a forma como o Professor José Soares e Mats Olson me saudaram por ter conseguido o título Africano. Pequenas coisas que nos fazem sentir mais fortes para continuar.
Agradeço ao Doutor Jorge Olímpio Bento e ao Professor António Cunha a oportunidade que me deram para contar o que me levou a Angola.
Obrigado À Luísa Estriga pela colaboração.
Quanto ao Eduardo Filipe e ao Carlos Resende, fico muito satisfeito por saber que têm muitos anos pela frente a contribuir para termos um andebol mais forte.
Agradeço também à Associação de Treinadores de Andebol de Portugal pela homenagem que me foi atribuída, e a todos os que de um forma ou de outra se mostraram sempre perto!

terça-feira, 2 de março de 2010

Campeãs de Andebol Homenageadas no Palácio Presidencial

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e a primeira-dama, Ana Paula dos Santos, conviveram hoje, em Luanda, durante cerca de duas horas, com as campeãs africanas de andebol.
O facto aconteceu no Salão Nobre do Palácio Presidencial à “Cidade Alta” num ambiente de perfeita descontracção, onde perdurou o diálogo “franco aberto”.
Estavam presentes as componentes do combinado nacional, que a 20 de Fevereiro passado conquistou o décimo título africano de Andebol, sua respectiva equipa técnica, responsáveis do Ministério da Juventude e Desportos e da federação, entre outros convidados.
Depois de ouvido o Hino Nacional, a primeira-dama da República, Ana Paula dos Santos, ofereceu um buquet de flores à capitã da selecção, Odete Tavares, e, acompanhada por José Eduardo dos Santos, cumprimentou os seus convidados.
Quando discursou, Odete Tavares sublinhou o empenho do Chefe de Estado no desenvolvimento do desporto, particularmente à modalidade de Andebol.
Asseverou que é fruto deste empenho que “têm surgido as conquistas”.O “deca aumenta (…) assim as nossas responsabilidades e tudo faremos para uma boa prestação nos próximos compromissos internacionais”.
A atleta referia-se à participação de Angola, como campeã continental, no próximo campeonato do mundo da modalidade, previsto para Dezembro de 2011 no Brasil.
Para o ministro da Juventude e Desporto, Gonçalves Muandumba, trata-se de uma selecção que “tem sabido engrandecer o nome de Angola” nas competições em que participa.
“Tudo isto é fruto de um trabalho que tem sido apoiado por todos, especialmente pelas autoridades angolanas”, sublinhou o governante.
No final ouve o brindar com champanhe e a entrega de presentes por parte dos anfitriões.

segunda-feira, 1 de março de 2010