segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Defesa adaptativa 3

Fig. 5


Ao contrário do exemplo apresentado na figura 2, no caso apresentado na figura 5, o apoio é o lateral esquerdo produzindo-se posteriormente 2X2 ao centro. A característica do exercício mantém-se. Contudo, o espaço a defender é completamente distinto. Numa fase de aperfeiçoamento, todos os defensores devem passar pelas diferentes actividades. Numa fase de especialização e alto rendimento as posições dos defensores devem ser ocupadas pelos jogadores que habitualmente protagonizam os postos específicos em causa. Neste caso, o defensor A seria um dos defensores centrais da equipa e os defensores que entram (B) são alternadamente defensores avançados (defesa 5:1) ou centrais (defesa 6:0)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Defesa adaptativa 2

Fig.3

Fig.4


Os trabalhos podem ser planificados com maior ou menor controlo sobre variáveis como o tempo ou o espaço no sentido de variar a dificuldade da acção defensiva. O trabalho só se inicia após 3 passes (pivot/LE/central/LE). O defensor decide se inicia o trabalho na 1ª (alinhado) ou na 2ª linha defensiva (escalonado) como se pode observar na figura 3.
Em função da colocação do pivot os defensores actuam após reconhecimento do par (figura 4). Podemos observar como os pares variam em função da colocação do jogador pivot. Tendo em conta por exemplo a saída do lateral esquerdo para o interior, e no caso de os defensores iniciarem o trabalho alinhados, as competências alteram-se de acordo com a modificação do contexto.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Defesa adaptativa 1

Fig. 1

Fig. 2

Como os gráficos apresentados no livro recentemente editado (Um Caminho para o Alto Rendimento) não são claramente perceptíveis, coloco-os aqui para melhor interpretação.
Site promocional:

O exercício apresentado na figura 2, para além de trabalhar os conteúdos tácticos do exercício anterior, prevê uma variação na decisão do defensor que entra para a 1ª ou para a 2ª linha defensiva gerando em consequência uma adaptação necessária do defensor central. Este exercício, neste formato, possui bastante riqueza táctica já que cada repetição é sempre diferente da anterior. O pivot após passe ao lateral esquerdo entra para próximo da linha de 6m posicionando-se no exterior ou interior do campo (linha média longitudinal).

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Defesa em inferioridade numérica



Exercício:  A bola sai do Guarda-redes para qualquer um dos elementos da 1ª linha. Neste caso como existe somente um pivô, os defensores laterais dissuadem o passe dos laterais ao central. Na zona da bola procura-se manter a igualdade numérica. Longe da bola trabalha-se em inferioridade numérica. O número máximo de passes pode ser limitado.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Actuar perante um erro defensivo



Objectivo: Actuar em situação de inferioridade numérica após erro defensivo
Exercício: Duplo passe entre o apoio (simula defensor) e o LD para tomada de decisão posterior. Os defensores procuram que haja igualdade numérica próximo da bola e inferioridade numérica longe da bola. Neste caso o defensor do exterior marca o LE e o EE.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pep Guardiola & Fernando Trueba - conversaciones sobre el futuro



“El sueño solo es la cerilla que enciende el fuego”
Fernando Trueba (director de cine)


“Tu no tienes que hacer la película que sueñas, esa película no existe… lo que importa és la película que vas hacer, concéntrate en la película que vas hacer y no en la tontería que has soñado, es decir, trabaja con la realidad.”
Fernando Trueba


“Trabajo mejor pensando que tengo la libertad de decidir mi futuro”
Pep Guardiola  (entrenador de fútbol)