segunda-feira, 30 de julho de 2012

Defesa adaptativa 18

Fig. 24


A figura 24 apresenta uma alternativa possível de dissuasão dupla decorrente da tomada de decisão do defensor avançado seguida da acção do defensor lateral distante da bola, que ganha profundidade com o objectivo de interferir na comunicação entre o Extremo direito e o Central ou Lateral esquerdo. O defensor central pode ter que trocar de par com o defensor lateral no caso de existir uma tentativa de intercepção ao central. Temporariamente o sistema adquire características de um sistema defensivo 4:2. 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Diploma de honra "Cidade de Luanda"


Ontem tive uma agradável surpresa. Fica o meu agradecimento ao Governo provincial de Luanda pela entrega deste diploma que muito me orgulha!

domingo, 22 de julho de 2012

Defesa adaptativa 17



Ainda relacionado com o sistema defensivo 5:1, podemos observar na figura 23 um exemplo de dissuasão ímpar que implica a adaptação imediata dos jogadores da 1ª linha defensiva. No primeiro caso, verifica-se uma alteração do par entre o defensor avançado e o defensor lateral e no segundo caso a troca ocorre entre o defensor avançado e o central. A colocação do pivot determina a atribuição do par.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Defesa adaptativa 16

Fig.21

Na mesma lógica, outros exercícios podem ser considerados no sentido de aumentar o espaço de jogo atribuído aos defensores. A figura 21 exemplifica um trabalho em espaço amplo associado a sistemas defensivos com características de 4:2 e 3:3. A adaptação dos defensores da 1ª linha defensiva deve ser imediata. O aparecimento de estímulos de ambos os lados do terreno de jogo, implica que a orientação para beneficiar de um campo visual óptimo seja perfeita.

Fig.22


Serão apresentados alguns exemplos onde se podem observar possíveis transferências para o jogo. Como se pode observar na figura 22, o defensor lateral pode actuar sobre o portador mantendo-se próximo da linha de 6 metros alinhado com o defensor central (marcação à distância) ou aumentar a profundidade alinhando com o defensor avançado (marcação em proximidade). O defensor lateral pode também actuar sobre a circulação da bola dissuadindo o passe ao central. Este comportamentos táctico defensivo quando ocorre de forma variada e imprevisível assegura um aumento de dificuldade para os atacantes. 

sábado, 14 de julho de 2012

3º Congresso internacional da Handball project


Foi com muito prazer que estive no 3º congresso da Handball project onde pude (para além de rever velhos amigos) desenvolver o tema "preparar para jogar em contexto instável" . Após uma abordagem teorica no auditório do Instituto Superior da Maia (ISMAI) que é uma casa onde vivi alguns anos como docente com muito entusiasmo e compromisso, procedemos à exploração prática do tema com a ajuda da equipa junior masculina do ISMAI. Neste congresso estiveram também presentes José Julio Espina (presidente da associação de treinadores de Espanha - AEBM) Oscar Gutierres e Paulo Queirós. Agradeço o convite que a organização do Handball project me endereçou e aproveito para dizer que ao fim de alguns anos de ausência, me senti muito bem junto de atletas e treinadores que continuam a acreditar que o Andebol é possível!
Forte abraço!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Defesa adaptativa 15

Fig.19

  Fig.20

 
À imagem do que sucedeu em exercícios anteriores, pode ser dada a opção ao defensor que entra em jogo para actuar próximo da linha de 6 metros funcionando como um defensor lateral num sistema defensivo 6:0. Do mesmo modo, este exemplo pode ser ampliado para um trabalho de 5X5 ou mesmo de 6X6 em que os pares pivot /defensor saem de zonas distintas do campo (mais aplicável a sistemas 5:1 ou 3:2:1) como podemos observar na figura 19.
O trabalho defensivo relacionado com a circulação de extremos a 2º pivot sem transformação do sistema ofensivo, pode ser efectuado da forma que se apresenta na figura 20. Os pares defensor exterior/pivot (extremo direito) entram (esquerda) em simultâneo com o defensor avançado (direita) que escolhe como par o lateral esquerdo ou o central. O defensor exterior pode defender próximo da linha ou marcar em proximidade o Lateral direito, evoluindo assim para um sistema defensivo 4:2.
<>

quinta-feira, 12 de julho de 2012

2012 EHF Men`s European championship Turkey



Não pude ver nenhum jogo da selecção nesta competição, mas sinto-me orgulhoso e ao mesmo tempo com um sentimento de tristeza pela forma como fomos afastados. Não podemos esquecer que estamos a combater com as melhores selecções do mundo e perdemos a possibilidade de disputar a meia-final por um golo apenas. Foi pena o dia mau contra a Espanha. Parabéns à equipa técnica atletas e dirigentes por mais uma participação que só engrandece o nome de Portugal! Boa sorte para o resto da competição e para o futuro!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Defesa adaptativa 14

Fig. 17


Fig. 18

Como existem poucos pontos de apoio, os pivots devem estar disponíveis para sair em ajuda à primeira linha, como se pode observar na figura 17.
Enquanto na figura 17 se mostra o trabalho do pivot próximo do portador da bola, na figura 18 podemos observar o apoio do pivot distante do portador da bola. O pivot que fica próximo da linha de 6 metros deve equilibrar, procurando espaços aclarados na zona libertada pelo pivot que saiu em ajuda à primeira linha. No primeiro caso, o pivot distante apoia o lateral direito e no segundo caso o lateral esquerdo que procura desmarcar após passe. Esta sequência de acções pode ser trabalhada somente pelos pivots próximos do portador da bola, pelos pivots distantes ou em simultâneo numa fase posterior.
Neste exercício, acções defensivas como o controlo do par, a obstrução de trajectórias favoráveis e cómodas, bem como trocas de marcação ou deslizamentos utilizados com oportunidade são fundamentais para a resolução de problemas.