segunda-feira, 10 de junho de 2013

Seminário DHF 2013



Ter estado presente como prelector no seminario organizado pela Federação de Andebol da Dinamarca (DHF), permitiu-me perceber que para estar entre os melhores, raramente podemos ser incompetentes. Senti que neste meio não podemos enganar, temos que ser autênticos no género e na forma para sermos aceites pelos pares. Um mínimo deslize pode ser fatal para sermos desmascarados, este aspecto também o senti antes na Holanda. Existe um clima de respeito mútuo a todos os níveis, mas de exigência máxima. Conheci gente com provas mais do que dadas com quem partilhei ideias e me permitiu entender que  o "poder fazer", não tem raça, credo, nacionalidade ou qualquer tipo de etiquetagem, qualquer pessoa pode estar entre eles desde que aporte algo de útil. Temos muito que aprender com estes Senhores, provavelmente não estaríamos como estamos se fossemos diferentes. Obviamente que não temos que mudar tudo, até porque temos muita coisa boa, mas é certo que algo temos que modificar.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Pequenos e grandes êxitos

Este momento para um treinador é de planificar e estabelecer novos objectivos. Antes de o fazerem, não se esqueçam de relembrar pequenas e grandes vitórias que já conseguiram obter seja a nível desportivo ou não. Esse deve ser o ponto de partida para o passo seguinte, definir novos sonhos a alcançar. 
 
 
Este vídeo são os últimos momentos do jogo que atribuiu o primeiro título nacional ao Clube Desportivo 1º de Agosto (Angola), conseguido após dois prolongamentos e com cerca de 8000 pessoas a assistir. Foi algo que nunca esquecerei (Junho de 2011)!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Parabéns aos vencedores da taça de Portugal 2012/13

Parabéns às equipas técnicas, atletas e dirigentes por mais um título alcançado.
Desejo muitas felicidades para o futuro!