sexta-feira, 16 de maio de 2008

IV Clinic Lanzarote

Aconselho vivamente a participação neste clinic, tive oportunidade de estar na 1ª edição e para mim, das melhores organizações, a par da excelente qualidade dos prelectores.
Têm mais informação neste link.
Os meus parabéns ao Donner, aos atletas e dirigentes do S.L.Benfica pelo título alcançado.
Da mesma forma, felicito o Jorge Rito atletas e dirigentes do ABC pela participção digna em mais uma final do play-off como já nos têm habituado nos últimos anos.
Abraço

quinta-feira, 15 de maio de 2008




Homenagem aos artilheiros!
Sorte para a próxima época!

El Teka se salva y condena al Almería y al Algeciras
En una jornada final en la que se definían los descensos, el Teka Cantabria logró un triunfo magnífico a domicilio: un gol decisivo del danés Bo Spellerberg le dio la víctoria a los cántabros por 27-28 ante el Ademar León y, de esa manera, condenó al Keymare Almería y al Algeciras a la pérdida de la categoría.
El Algeciras se va de la Asobal con un triunfo grande
El Balonmano Algeciras pierde la categoría a lo grande, ya que en la última jornada se impuso a los actuales campeones de Europa y de la liga Asobal los manchegos del Ciudad Real por 37 a 33. Una victoria que no les sirve de nada a los andaluces pues después de los resultados de la jornada no han conseguido conservar la categoría y junto a su paisanos del Almería que también ganaron, al Arrate, por 25 a 21, también pierden la categoria.
El Keymare derrota al Arrate pero desciendeEl Keymare Almería consiguió frente al Arrate una victoria por 25-21 que no le ahorró el disgusto de bajar a la división de Honor B, al producirse las victorias de Algeciras y Teka en sus respectivos partidos. El equipo almeriense se ha paseado ante un Arrate que en ningún momento ha plantado cara ni ha encarado el encuentro con la intensidad de uno en el que hubiera algo en juego.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

75º Aniversário da AAP

J. ANTON GARCIA e DRAGAN DJUKIC no CLINICdo 75º Aniversário da Associação do Portoque integrará o jogo Portugal x Suiça.
José António Silva e Paulo Jorge Pereira serão os técnicos portugueses que abrilhantarão, a par do espanhol Juan Anton Garcia e do sérvio Dragan Djukic, os temas do desenvolvimento do jogo, nas áreas técnica e táctica, no regressado CLINIC DE INFORMAÇÃO INTERNACIONAL DO PORTO, subordinado ao tema “Andebol – Iniciação, Formação e Especialização”. Este evento, em 22ª edição, decorrerá em Águas Santas – Maia, de 30 de Maio, às 18h30, a 1 de Junho com encerramento às 18h30, com o apoio da Câmara Municipal da Maia e da Federação de Andebol de Portugal, sob a coordenação de Jorge Tormenta e António Torres e está integrado no programa das “Comemorações do 75º Aniversário da Associação de Andebol do Porto”.
Fazendo abordagens no âmbito de outras ciências do desporto participarão ainda prelectores prestigiados como José Soares, Isabel Mesquita, José Leandro Massada, Manuel Nunes e Jorge Araújo. As sessões teóricas decorrerão no Auditório Municipal da Quinta da Caverneira, situado perto do Pavilhão Municipal de Aguas Santas 2 - Corim onde, por sua vez, decorrerão as sessões teórico-práticas. Mas não só. Pela primeira vez o Clinic incluirá o jogo Portugal x Suiça, em Selecções “A” Masculinas, no Pavilhão da Atlética de Aguas Santas, pelas 17 horas de sábado (30), de preparação para o Campeonato da Europa. As fichas de inscrição devem ser dirigidas para a Associação de Andebol do Porto podendo ser obtidas no respectivo sítio da mesma (http://www.andebolporto.pt/). O programa das comemorações dos 75 anos da AA Porto que decorre desde 29 de Março, culminará no Jantar Solene de Encerramento a 27 de Junho, tendo antes o Campeonato Nacional de Iniciados (23 a 25 de Maio, na Maia) e o jogo do “play-off” de apuramento para o Europeu Feminino, Portugal x Polónia (8 de Junho, em Gaia).

AAP

Resposta a Mariano

Caro Mariano, existem diferenças evidentes que são motivadas pelo poder económico de algumas equipas, o Ciudad Real por exemplo tem um orçamento que ronda os 8000000 de Euros que é realmente astronómico para uma modalidade como o Andebol que também em Espanha tenta competir com outras que geram mais dinheiro. Digo algumas equipas, porque também aqui existem problemas financeiros fruto da descida de rendimento da maioria das promotoras imobiliárias, muito implantadas na sponsorização de equipas de Andebol.
No que se refere ao andebol, percebe-se facilmente uma diferença na velocidade a que se desenvolve o jogo, não só nas situações de transição mas também nas de ataque posicional, já que as equipas possuem habitualmente dois jogadores por posto especifico de semelhante rendimento, o que permite manter um ritmo de jogo elevado durante mais tempo. Este factor faz com que o número de ataques seja maior e consequentemente o número de golos.
Por outro lado, a maioria das equipas utiliza como sistema defensivo base, o sistema 6:0, tendo como sistema alternativo 5:1 com distintas variantes, são disso exemplo, o Barcelona, o Ademar de Leon, o Cai Aragon, o Portland San Antonio e outras. A excepção é o Ciudad Real que normalmente defende 5:1 com variações de profundidade e pequenos detalhes de funcionamento. Em Portugal verifica-se uma maior utilização do sistema defensivo 5:1 como sistema defensivo base.
Em Portugal observam-se ataques mais prolongados na busca de continuidade e provavelmente finaliza-se mais da 2ª linha. Um factor que potencia esta ocorrência é a interpretação da regra de jogo passivo, já que em Espanha os árbitros não permitem ataques demasiado longos. As possibilidades dos jogadores da 1ª linha também são diferentes.
Referi apenas algumas diferenças, provavelmente as mais evidentes, no entanto em Portugal joga-se bem tacticamente e não estamos longe do “saber fazer” bem, resta encontrar-mos o modelo que melhor se adapte aos nossos jogadores, pois muitos deles têm qualidade para jogar entre os melhores.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Relíquias


Clube Desportivo de Portugal
Campeão Nacional de Juniores 1982/83

Blogosfera

É certo que poder partilhar e aprender convosco com esta ferramenta é um previlégio. A tecnologia actual permite a aproximação entre as pessoas a uma velocidade vertiginosa, num só dia, centenas de pessoas acederam aos meus artigos, trabalhos e curriculum, recebi mensagens e comentários encorajadores e embora faça a gestão dos comentários, ainda não recebi nenhum daqueles destrutivos normais neste tipo de espaços. Digo isto porque quando acedo por vezes a algum blogue, verifico o linchamento público de agentes desportivos que por vezes são apenas mais um a crucificar. Hoje crucifica-se por vezes sem critério, mas ter o poder virtual de poder atirar a pedra tendo a mão escondida sem ter que fazer qualquer gesto dá aos “Bloguistas” uma sensação de domínio necessária para conservar a sua auto-estima fortalecida…
Creio que estes espaços sendo bem aproveitados, podem ser um meio excelente para o nosso crescimento, pelo que não me assusta a sua proliferação quase incontrolada, no entanto o que sim me pode assustar um pouco é o “boom” do anonimato que faz com que por vezes tudo isto seja um paradoxo, sou livre para opinar mas não para dizer quem sou.
A verdade é que acordei a pensar nisto, e devia acordar a pensar na preparação dos trabalhos do Clinic, coisas da Blogosfera.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Clinic e liga de Campeões

Olá amigos, vou estar nos Clinics do Porto e da Maia previstos para fim de Maio e de Julho respectivamente.

Tive oportunidade de assistir em directo aos dois jogos da liga dos Campeões (final) que decorreram nos dias 4 e 11 de Maio entre o Ciudad Real e o Kiel. Creio que em Portugal não foi transmitido, como é hábito nestas coisas… Nunca pensei depois de ver o primeiro jogo, que o Ciudad Real fosse capaz de superar um Kiel tão poderoso. A verdade é que tenho aprendido em Espanha que os jogos só acabam quando acabam, e aqui foi um exemplo claro de crença por parte dos Espanhóis e desleixo por parte dos Alemães. Provavelmente tentarei fazer uma análise comparativa dos dois jogos procurando ver a perspectiva dos treinadores, o que terá mudado de um jogo para o outro? Tudo depende do tempo que tenha para o fazer e se terminar, poderá ser um dos temas de algum destes clinics.

Abraço

Paulo Pereira

Um Trocar de Ideias

Este espaço pretende ser uma partilha de ideias acerca da modalidade que nos une. Ao mesmo tempo foi a forma que encontrei de estar mais perto dos meus amigos e de todos os que gostam de andebol.

Abraço

Paulo Pereira

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Artigos

Posteriormente colocarei à disposição mais artigos pessoais, provavelmente abrirei um link para outros escritos em lingua estrangeira. Alguns trabalhos estão feitos em formato power point, razão pela qual ao converter em pdf alguns slides poderão gerar algumas dúvidas.
Seria muito interessante ter mais artigos escritos em Português. Podem envia-los para o meu endereço de e-mail responsabilizando-me pela sua divulgação no menor espaço de tempo possível.
Também fica em aberto a possibilidade de discutirmos estes ou outros temas sempre que o tempo e a disponibilidade o permitam.