quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2009

Desejo a todos um excelente ano de 2009, cheio de êxitos pessoais e desportivos!

domingo, 28 de dezembro de 2008

Ademar de Leon vence Copa ASOBAL


Un Alilovic imperial otorga la Copa ASOBAL al Ademar
El Reale Ademar se ha impuesto con cierta facilidad a un Barcelona Borges muy limitado en ataque y defensa. La estrella del encuentro ha sido el guardameta croata Alilovic, que llegó a detener hasta 19 balones ante un Barcelona que rozó la desesperación en muchos momentos del partido.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Copa ASOBAL

OBJETIVO: LA COPA SABADELLATLANTICO ASOBAL
Los cuatro entrenadores de los equipos que a partir de mañana (hoy) disputarán la Copa SabadellAtlántico ASOBAL han pasado esta tarde por la sala de prensa del Palau Blaugrana para atender a los medios de ... [+]

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Fundamentos defensivos do andebol moderno

Inserido no torneio do KakiGaia 2008, terá lugar em Vila Nova de Gaia no dia 28 de Dezembro de 2008 um seminário técnico, com o tema Fundamentos defensivos do andebol moderno.
Disponibilizo um primeiro slide que visa un enquadramento teórico desta matéria.


sábado, 20 de dezembro de 2008

Ciudad Real - Ademar de León

El Ciudad Real, a superar la reválida frente al Ademar
La primera vuelta de la ASOBAL llega a su fin este sábado con la última cita del año previa a la Copa Sabadell-Atlántico ASOBAL. Una jornada más, el Ciudad Real tendrá la oportunidad de luchar por el liderato, mientras que Ademar y Barcelona esperan volver a ocupar el primer puesto de la clasificación.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Uma semana en León

Dentro de pouco tempo começa o penúltimo treino da semana da equipa do Ademar de León, que tive o prazer de acompanhar. O último será amanhã já em Ciudad Real onde o Ademar jogará com aquela que é neste momento provavelmente a melhor equipa do mundo. Pude contactar com um dos melhores treinadores de Andebol da actualidade, dando-me a conhecer os seus métodos de trabalho com a humildade e sentimento de partilha que o caracteriza. Percebo a razão porque Jordi Ribera é dos melhores entre os melhores, percebo que o trabalho e a dedicação são a base imperativa para que alguém se possa afirmar de forma incontestável.

Obrigado Jordi!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Juan de Dios Román

Juan de Dios Román es el nuevo presidente de la Federación
Juan de Dios Román ha sido elegido presidente de la Federación Española de Balonmano para los próximos cuatro años y sustituirá en el cargo a Jesús López Ricondo, quien ha ocupado la presidencia durante 14 años. Román, de 66 años y ex seleccionador nacional, ex entrenador del Ciudad Real y asesor de la presidencia del club manchego, ganó las elecciones celebradas en la sede del Comité Olímpico Español con 58 votos a favor, por 30 de López Ricondo y uno nulo, de un total de 89 electores.

Torneio internacional

domingo, 14 de dezembro de 2008

Noruega vence Europeu 2008


“Queens of Europe”

Both sides talked with satisfaction after the game. more

España no puede con una Noruega imperial
La selección española femenina de balonmano solamente ha aguantado una parte a la actual campeona olímpica, Noruega (34-21).

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Fundamentos da defesa no andebol moderno

Por estar a preparar um clinic cujo tema é, “Fundamentos da defesa no andebol moderno”, gostaria de abrir um tema de reflexão, relacionado com o caminho que poderá seguir o andebol relativamente às possibilidades da defesa. Creio que é aceite por todos que nenhum desporto acaba em si mesmo no ponto em que se encontra, mas é todos os dias um ponto de partida para novas ideias e processos de trabalho melhorados, tendo sempre em conta o fim a que se destina (formação/diversão ou alto rendimento/profissão). Será para mim um erro um treinador não ir modificando o seu processo de treino, ainda que possa manter-se fiel às ideias base que para ele são determinantes. Em minha opinião, cada vez mais, saber defender é dominar relações entre defensores e mecanismos de resposta individuais que se sobrepõem ao conhecimento ou domínio do funcionamento de um determinado sistema defensivo com regras fechadas. Se valorizamos os factores relacionados com a tomada de decisão para os atacantes, devemos obrigatoriamente valorizar cada vez mais as tomadas de decisão também dos defensores. Não tem sentido falar de defesas activas sem ter em linha de conta esta ideia devendo estar fundamentada na construção de defensores que consigam ser ambíguos (com risco calculado…) para os atacantes, gerando a dúvida permanente no desenrolar do jogo.

Espanha nas meias finais




España se mete en semifinales
La selección española de balonmano femenino cumple con su cometido, al vencer a Hungría por 23-21.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Novo Doutoramento de Andebol na FADEUP.UP

Recebi este e-mail do Prof. António Cunha em representação do gabinete de Andebol da FADEUP.UP que dou a conhecer com a maior satisfação, dada a importancia do conteúdo.

Parabéns Luísa Estriga!

***

Caros Colegas

Após a realização do Doutoramento do Jose António Silva, Docente do Gabinete, realizado no dia 31 de Outubro passado, surge agora mais uma boa noticia e não será a ultima sobre a valorização dos docentes do gabinete, sempre tentando superar lacunas do seu conhecimento e valorizando a modalidade que adoptaram para estudo e investigação, o Andebol. No dia 15 de Dezembro pelas 11 horas na Faculdade de Desporto (FADEUP.UP), irão decorrer as provas públicas de doutoramento da Luísa Estriga subordinadas ao tema, “A lesão do ligamento cruzado anterior nas andebolistas portuguesas”, estudo de caso, em que a população “Alvo” são centenas de atletas, observadas, ao longo de 3 épocas, esta lesão nas andebolistas, tem tido consequências verdadeiramente dramáticas, quer no tempo de recuperação após intervenção cirúrgica, quer no abandono precoce de algumas atletas com grande futuro na modalidade. Face ao exposto, o Gabinete de Andebol convida todos os interessados (as), Docentes, Alunas (os), Atletas, treinadores (as), dirigentes do nosso Andebol a estarem presentes, assim como os treinadores que se dedicam aos desportos colectivos Femininos de outras modalidades. Saudações desportivas Gabinete de Andebol.

Antonio cunha

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Sondagem

Relativamente à pergunta, "O futuro da modalidade em Portugal prevê-se?", foram obtidos 76 votos reflectindo o resultado observado no seguinte gráfico.

domingo, 7 de dezembro de 2008

sábado, 6 de dezembro de 2008

Revista 7 metros

7 METROS UN ESPACIO ABIERTO DE BALONMANO ASOBAL
Acción Media da vida a la nueva revista de balonmano 7 metros que verá la luz a finales del mes de diciembre y se convertirá en el programa oficial de la Copa SabadellAtlántico ASOBAL. En ella ... [+]

Espanha vence

España vence a Portugal y se acerca a la segunda fase
Balonmano (F). El equipo español de balonmano femenino prácticamente se encuentra ya en la segunda ronda del europeo al ganar este jueves a Portugal por 29-24, en partido disputado en la ciudad macedonia de Ohrid. Al descanso, las españolas se fueron con desventaja en el marcador (12-13), pero al final remontaron y se llevaron la victoria que les abre las puertas para la segunda fase.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

União Europeia de jogadores de Andebol

La Unión Europea de Jugadores carga contra el calendario
La Unión Europea de Jugadores de Balonmano (EHPU) ha emitido un comunicado en el que advierte de los peligros que acarrea la saturación de partidos y en el que pide que se tenga en cuenta su opinión por parte de las autoridades de este deporte. "En los últimos años, ha aumentado la cantidad de partidos de los jugadores de elite. La situación actual no es sostenible por más tiempo ya que constituye una seria amenaza contra la salud de los jugadores", indica el escrito.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ukraine beat debutants

Ukraine's rightback was impossible to stop in Ukraine's opening match at the EURO 2008.She scored all of her nine goals in the first half, scoring from distance, from 7-metre throws and on fast breaks. After the break she let her team mates do the shooting job. She even took a rest on the bench for several minutes in the second half.In this period the team’s veteran, Maryna Vergeliuk, had the greatest responsibility. Vergeliuk scored five of her six goals after the break.Portugal managed to keep the pace with Ukraine in the first half, but after the break they had no chance. The Ukrainians did not need to fight too hard for a 38-24 win. They now have a great chance of reaching the next round together with Norway and a third team.
By: Stig Nyga

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

EURO 2008 about to begin

The last major event of the 2008 European handball season, the 8th Women’s European Championship, will throw off on 2 December in FYR Macedonia. The two cities hosting the 16 teams will be Ohrid and the capital Skopje.
The teams will arrive to the venues in the upcoming days, but the preparations are well underway. The EHF officials have been checking the playing halls, the infrastructure and test matches will also be played just before the opening day.
A series of meetings will lead up to the event. The Officials’ Conference for delegates and referees has begun on 29 December.
The Technical Meeting on 1 December will be the deadline for the national teams to submit the official squad lists for the tournament, up to 16 players.
Tickets are still available for the tournament (for ticket information please click here), but if you do not have a chance to visit FYR Macedonia and enjoy the games from the venue, you will not have to lose everything.
The official website of the EURO Events, http://www.ehf-euro.com/, will keep you up-to-date in the upcoming two weeks on what’s happening in Ohrid and Skopje. You will get the latest reports from the handball arenas and you can find interviews, photos, statistics and much more on the official EURO 2008 website. An experienced team of handball journalists will make sure that you will receive all information you need about the EURO games.
TEXT: EHF

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Austria - Euro 2010

Portugal ganha à Letónia
Depois da vitória em Viseu, Portugal voltou a vencer a Letónia, por 31-25, no segundo jogo de Qualificação para o Campeonato da Europa Áustria 2010, disputado este domingo, em Riga.

Fonte:FAP

domingo, 30 de novembro de 2008

Portuguese debut Category

Experience will be a key factor for Portugal at their first EURO ever.
Portugal surprised everybody when they qualified for the EURO. The Lusitanian squad have beaten Poland.Last weekend, the Portuguese squad took part at a four-nation tournament in France. Although they finished fourth, Portugal played good matches against France (28:28) and Spain (23:25). Back player of Portugal, Alexandrina Barbosa received an MVP award at the tournament.Juliana do Espirito Ferreira de Sousa played in Madeira, Ferrobus (Ribarroja), Metz, Valencia (Sagunto) and Brasov. The 31-year old is the most experienced player of the Portuguese team. She says:“My team improved a lot recently. We have a young team that deserve to take part at the European Championship. We work hard and I am convinced that the results will come soon.”De Sousa is aware that Group C will be tough:“Our group is a big challenge for us. Spain and Ukraine have great experience on international level and Norway are Olympic champions. So it will be a very difficult group. Our goal is to go on from the first round and after that to get as far as possible.”Seabra: gaining experienceThe captain of the Portuguese squad, Ana Seabra, has drawn a balance after the “Ille de France” tournament in Paris:“It was an interesting tournament for us. We gained confidence and we will play better if we learn from these games. In fact, we were able to improve during the tournament, which is a good sign.”The coach of the team, Paula Castro, gave the chance to all the players to reach top form. Ana Seabra was happy with this: “We are more experienced now, because all the players could try themselves against these top European teams.”
By: Ivan Ambros and Fernando Urra Goni

sábado, 29 de novembro de 2008

Europeu Feminino 2008

Aproveito para desejar felicidades à selecção Feminina de Andebol no primeiro confronto com a Ucránia no dia 3 de Dezembro. Será muito importante começar bem!
Boa sorte!




Women’s EHF EURO 2008 in
FYR Macedonia

Treino técnico-táctico e desenvolvimento das capacidades motoras (última parte )

Este é um novo método, um método utilizado no futebol, um método que obteve resultados muito relevantes e esse é o desígnio do alto rendimento, mais do que avaliar se esses sucessos estão ligados a este conceito ou a factores de outra ordem, interessaria perceber os princípios gerais e fazer o transfer para o andebol:

De uma forma geral:

1 - Definir claramente e exaustivamente o nosso processo de jogo, recorrendo à hierarquização dos princípios de jogo.
2 – Definir as solicitações fisiológicas inerentes a cada princípio nas várias fazes do jogo.
3 – Construção do microciclo, que por conceito é imutável durante a época toda, equacionando os momentos de aquisição e de recuperação, potenciando a progressão.
4 – Trabalho de criação de exercícios que consubstanciem a construção das unidades de treino, sempre numa lógica de ligação íntima à supradimensão táctica.

Interessa reter este novo conceito, ainda que pouco sustentado no plano científico essencialmente por duas ordens de razão: quer por não se conhecer exaustivamente o desenvolvimento do método quer por ser um método de carácter qualitativo, pouco mensurável e consequentemente de mais difícil investigação. Interessa reter, em primeira instância, na medida em que o jogo de andebol é substancialmente mais rico no plano táctico do que o futebol, pelo que um método que potencie a sistematização dos detalhes afectos a esse plano parece-me logo, só de si, um factor abonatório e se nesse registo potenciarmos as tais capacidades condicionais, é bem claro então que estamos a rentabilizar as unidades de treino.
Por outro lado, todo este encadeamento de novas ideias põe claramente em causa uma série de conceitos, que por serem mais ou menos consensuais, quase se tornaram axiomáticos na teoria do treino para o alto rendimento, há que, ao invés, estarmos abertos às novas tendências e questionarmo-nos, investigarmos e desmistificarmos qualquer verdade até então inquestionável.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Treino técnico-táctico e desenvolvimento das capacidades motoras (parte III)

Mourinho diz:
“Ao privilegiar a vertente táctica, portanto, a organização que eu pretendo, estou a privilegiar todas as componentes do rendimento, pois é por necessidade do táctico que surgem todas as outras. É a partir do trabalho táctico, da operacionalização do meu modelo de jogo, que vou conseguir uma adaptação específica nas outras componentes. Se o nosso táctico é singular, tudo o que dele deriva é singular também. Por isso é que eu digo que não acredito em equipas mal preparadas fisicamente, mas em equipas identificadas ou não com uma determinada matriz de jogo, adaptadas ou não a uma determinada forma de jogar. Porque a adaptação fisiológica é sempre específica, singular, de acordo com essa forma de jogar”

“Julgo que é importante definir a imagem que quero dar quando falo em força, resistência e velocidade no futebol. Os conceitos tradicionais que podemos encontrar nos livros sobre metodologia de treino são gerais e ficam muito aquém do que eu penso que devem ser. Eu não perspectivo a força, a resistência e a velocidade de um ponto
vista quantitativo, mas contextualizado àquilo que é o futebol e, fundamentalmente, à nossa forma de jogar.
Não temos a preocupação de quantificar se o jogador faz dez ou quinze mudanças de direcção. A nossa preocupação, na construção do exercício, é que o mesmo em si arraste consigo uma dominância dessas acções. ”

Quando falamos em especificidade normalmente falamos em trabalho de compensação com a finalidade, essencialmente, de prevenirmos lesões, também aqui o conceito é muito diferente.

Mourinho diz:
“O facto de as minhas equipas terem poucas lesões não traumáticas não é acaso. O treino tem aqui um papel determinante. O músculo está tanto mais preparado para o esforço e para a época quanto mais específico for o trabalho realizado. Isto é linear, é pragmático e é básico. E o que é que prepara melhor o músculo? São as acções que nós denominamos, para mais fácil entendimento, de “força técnica”, isto é, acções táctico-técnicas realizadas a intensidades altíssimas e a velocidade elevada. Por exemplo, uma travagem seguida de um contacto físico e de uma mudança de direcção com um sprint é uma acção de força muito mais específica do que um press de pernas de 200Kg.

Portanto, o músculo está muito mais preparado e adaptado para o esforço do jogo se trabalharmos desta forma.
Por vezes, as pessoas estão obcecadas com a vertente física, que só vêem o músculo como um órgão gerador de trabalho e não como um órgão sensível. Esquecem-se que ele é um órgão sensível com uma capacidade absolutamente fantástica de adaptação ao movimento regular.”

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Portugal-Letónia

A Selecção Nacional ganhou, por 33-31, à Letónia, no primeiro jogo de Portugal de Qualificação para o Campeonato da Europa Áustria 2010. As duas selecções disputam novo jogo já este domingo, 30 de Novembro, em Riga, na Letónia, às 12h00 locais (10h00 em Portugal). O jogo tem transmissão em directo na RTP2.
Fonte:FAP

Torneio em Sta. Maria da Feira

Treino técnico-táctico e desenvolvimento das capacidades motoras (parte II)

Mourinho diz:
“As minhas preocupações diárias são dirigidas para a operacionalização do nosso modelo de jogo. Contudo, a estruturação da sessão do treino e do que fazer em cada dia não está apenas relacionada com objectivos tácticos, mas também com o regime físico a privilegiar, na medida em que tenho de ter em conta, por exemplo, os aspectos da recuperação, nomeadamente no que diz respeito à proximidade ou não do jogo anterior e do próximo. Portanto, num determinado dia o trabalho táctico-técnico incide mais sobre a recuperação do último jogo, noutro dia sobre aquilo a que eu para simplificar chamo força técnica, e assim sucessivamente.”

Oliveira, Amieiro, Resende e Barreto dizem:
“Há que ter a noção de que, para se poder progredir, é também preciso ordenar, hierarquizar. Isso é que leva ao operacionalizar! Mas, atenção, não é a convencional progressão do geral para o específico, do volume para a intensidade, do aeróbio para o anaeróbio. É uma progressão que diz respeito à hierarquização dos princípios de jogo, por um lado, e àquela que acontece com a diferenciação do esforçar ao longo da semana por outro. Estamos portanto a falar de uma progressão como pano de fundo da aquisição de jogar e ela acontece, pelo menos, a três níveis: ao longo da época, ao longo da semana – em função do que foi o jogo anterior e o que será o próximo – e ao longo de cada unidade de treino. É pois uma progressão complexa, onde cada um dos níveis tem a ver com os demais.”

Mourinho diz:
“Logo a partir do segundo microciclo semanal da época, e estou a falar do período ao qual convencionalmente chamamos de período pré-competitivo, os microciclos são basicamente iguais até ao final da época. Quer ao nível dos princípios e objectivos de trabalho, quer em termos físicos. Só ao nível da dominante táctico-técnica é que vou fazendo alterações nos conteúdos a potenciar, em função das dificuldades sentidas no jogo anterior e daquilo que vai ser o próximo. Mas, falando da dimensão física, que é aquela que está mais associada à periodização convencional, os objectivos são os mesmos desde o segundo microciclo até ao último. O primeiro microciclo é de adaptação, em que eu procuro fazer uma readaptação ao esforço não mais do que isso.
Nessa primeira semana não procuro qualquer incremento a esse nível, mas simplesmente que eles se adaptem aquilo que é a especificidade do jogo. A partir da segunda são ciclos semanais que se repetem. Portanto, só utilizo microciclos semanais. Aquelas que são as minhas linhas mestras em termos de padrão semanal ao nível da dominante física são iguais tanto no mês de Julho como no mês de Abril do ano seguinte.”

Oliveira, Amieiro, Resende e Barreto dizem:
“Com jogo domingo a domingo, Mourinho tem permanentemente três dias em que procura, de uma forma mais incisiva o crescimento dos desempenhos da equipa – a quarta, a quinta e a sexta-feira – sem que possa alienar o que o jogo anterior lhe trouxe e o que tem de salvaguardar por não saber o que o seguinte lhe vai trazer.”

É nestes três dias que a lado aquisitivo do treinar está mais presente, em que o desenvolvimento das capacidades condicionais estão mais presentes, mas sempre com a supradimensão do táctico como motor.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Treino técnico-táctico e desenvolvimento das capacidades motoras (parte I)

Embora não partilhe no seu todo das ideias que sustentam a "periodização táctica", abro aqui um tema actual de discussão que procura a relação ideal na forma de trabalhar os factores técnicos e tácticos juntamente com os factores associados às capacidades físicas requeridas para o jogo.
Este texto foi amavelmente cedido por Pedro Daniel Violante Teixeira e surge no âmbito de uma reflexão resultante dos trabalhos que decorrem no 2º Master Coach actualmente em curso em Portugal.
Obrigado Pedro!
***
Que relação estabelecer entre treino técnico-táctico e o desenvolvimento das capacidades motoras?

UM NOVO CONCEITO

A “norma de treinar” dedica grande parte das suas preocupações a desenvolver pretensas capacidades que são tidas como fundamentais e por isso merecedoras de particular atenção. Força rápida, força resistente, força explosiva, velocidade de reacção velocidade de deslocamento, velocidade resistente, resistência anaeróbia, são tudo factores treináveis.

Numa lógica de “treino integrado” ou em conceitos mais compartidos de aquisição das referidas capacidades, no processo tradicional de treino, são usuais sessões de treino fora do recinto do jogo, as sessões de treino bidiárias, os treinos intervalados, os treinos em circuito ou por estações, os exercícios continuados extensivos, continuados intensivos, intervalados extensivos, intervalados intensivos e outros mais.

Surgiu no futebol há poucos anos um novo conceito que questiona estes métodos, a “Periodização Táctica” pondo em equação dois conceitos “Treinar para jogar” ou “Treinar para treinar para jogar”, e falo destes conceitos chave, na medida em que este último tem sido alvo de inúmeras comunicações na nossa modalidade, na sua maioria pelo conceituado Fisiologista “José Soares”.

Ao longo da minha formação fui tendo acesso a diversos métodos de trabalho, e que servem de base aos fundamentos do trabalho que fui fazendo, que se por um lado quase todos se revelaram singulares, por outro, todos nos remetem para o tal “Treinar para treinar para jogar”, pelo que existe um domínio razoável dos conceitos. É certo que esse domínio é relativo e todos os dias nos surgem dúvidas metodológicas, contudo nesta reflexão gostaria de uma forma lata abordar uma nova ideia que foi implementada num desporto colectivo – futebol. Será que poderemos encontrar algumas respostas para alguns problemas que nos vão surgindo na nossa modalidade?

“Periodização táctica” – “Treinar para jogar” – Uma experiência no futebol.

Todo o processo de treino é consubstanciado por um modelo de jogo construído e conceptualizado em princípios, subprincípios e subprincípios dos subprincípios de jogo. O domínio absoluto deste plano é decisivo para a construção de um método de treino

Oliveira, Amieiro, Resende e Barreto dizem:
“Mourinho, em momento algum perde a ideia do todo – do seu jogar. Não o concebe estilhaçado em quaisquer factores e, nessa medida, resistência aeróbia, força resistente, etc, não são factores que mereçam atenção da sua parte. Sabe que algo parecido com isso existe no seu jogar, mas como consequência do acontecer do mesmo. E sabe também que só subordinar de todo o processo de treino à supradimensão táctica, lhe permite mobilizar a subdimensão física na singularidade que o seu jogar requisita.”

Contudo a subdimensão física serve de critério para calibrar a relação desempenho recuperação no padrão semanal de treino.

Men’s European Cup and Champions League draw

One of the biggest draw events of the 2008/2009 season took place on Tuesday 25th November 2008 in Vienna. The EHF Men’s Champions League and all three European Cup competitions were drawn in the Gartenhotel Altmannsdorf, in the vicinity of the EHF Headquarters. The draw in Vienna was watched by IHF President Dr. Hassan Moustafa, EHF President Tor Lian and other prominent sporting guests and club representatives. The lots were taken by the Brazilian Hypo Niederösterreich handballers, Daniele Piedade and Alexandra Do Nascimento.To check out the European Cup draw results, click on the pdf links below:
Men’s EHF Cup Last 16
http://statistics.eurohandball.com/reports/?b=285&r=4&p=1033

Men’s Cup Winners’ Cup Last 16
http://statistics.eurohandball.com/reports/?b=286&r=4&p=1033

Men’s Challenge Cup Last 16
http://statistics.eurohandball.com/reports/?b=287&r=4&p=1033

Men's EHF Champions League Main RoundThe finalised playing schedule will be published after discussions with all the stakeholders in the Champions League.

Men’s CL Main Round playing dates:
Match Day 1:
11 – 15.02.2009
Match Day 2:
18 – 22.02.2009
Match Day 3:
25.02 – 01.03.2009
Match Day 4:
04 – 08.03.2009
EHF Cup Competitions, Last 16
1st leg: 14/15.02.2009 2nd leg: 21/22.02.2009

TEXT: EHF

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

sábado, 22 de novembro de 2008

Novidades liga ASOBAL


Sigue la Liga SabadellAtlántico ASOBAL a través de Radio ASOBAL. Después de cada jornada y siempre que tú quieras, podrás entrar en este espacio para escuchar el resumen de lo sucedido en los partidos que se han disputado, las previas de los siguentes encuentros, las clasificación y las últimas noticias de la Liga SabadellAtlántico ASOBAL. La Radio ASOBAL podrás encontrarla en la sección Multimedia de nuestra página web.
Radio ASOBAL
Las noticias RSS En la página principal de www.asobal.es encontrarás el icono para descargarte las noticias en formato RSS, un formato de texto que sirve para distribir los contenidos por Internet de una forma totalmente automatizada.
En tu ordenador podrás ver un sumario de los contenidos y noticias que se han publicado en www.asobal.es. Una nueva forma de acceso sencillo y automatizado a los contenidos de actualidad de www.asobal.es Newsletter ASOBAL Suscríbete a nuestro

Al suscribirte podrás escoger entre varias opciones, un correo por cada actualización, un correo dirario o bien podras recibir semanalmente toda la información de la Liga SabadellAtlántico ASOBAL. ¡No esperes más, pincha y suscíbete ya a nuestro Newsletter!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Promoção do Andebol com espirito natalício

As boas ideias são sempre de aproveitar!



El presidente del Reale Ademar, Juan Arias y los jugadores del equipo que no viajan a Zurich, serán este año los encargados de encender la iluminación de Navidad de El Corte Inglés de León. El acto tendrá lugar este viernes 21 de noviembre, a partir de las 19.00 horas, y serán los representantes del club deportivo más laureado León los que accionen el pulsador que pondrá en funcionamiento la iluminación de los quince elementos del Belén que presiden este año la fachada de El Corte Inglés de León. Tras el encendido de la fachada, todos los presentes brindarán con una copa de espumoso berciano, por la buena racha que mantiene al equipo, como segundo clasificado en la Liga SabadellAtlántico Asobal, e imbatido en la EHF Champions League, en la que se ha clasificado para la siguiente ronda como primero de su grupo.
Fonte: ASOBAL

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Modelo de jogo


Sei que não vão entender tudo o que está escrito, no entanto apenas coloco este pequeno exemplo de como devemos ter as ideias escritas seja enquadrados no alto rendimento ou na iniciação. Devemos passar para o papel o que facilmente podemos transmitir oralmente, estou certo de que isso nos ajudará a entender melhor os detalhes de operacionalização necessários para que um modelo de jogo funcione. O exemplo que podemos observar, é apenas um ponto de partida para podermos pensar exercícios e a continuidade no caso do movimento inicial não resultar. Este tipo de trabalhos deve estar feito para diferentes sistemas defensivos, para jogar em assimetria ou em momentos especiais de jogo. Como disse antes, este trabalho deve ser apenas um ponto de partida, até porque o caminho a seguir depende de varios factores em que o mais importante é a nossa equipa e a sua capacidade para absorver e levar à prática os conceitos a aplicar em jogo.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Portugal-Letónia

O jogo Portugal - Letónia abre a Qualificação para o Campeonato da Europa Áustria 2010
O primeiro jogo da Selecção Nacional a contar para a Qualificação para o Campeonato da Europa Áustria 2010 é com a Letónia, a 26 de Novembro, pelas 20h30, no Pavilhão Multiusos de Viseu (transmissão em directo na RTP2 e no Portal do Andebol).

Eficácia

Donde se pone el ojo
Cuando se trata de disparar, no es cuestión del número de balas que se emplean, sino del porcentaje de impactos que se logran. El hecho de que en balonmano haya jugadores que lancen sin cesar no quita que existan otros con mejores registros goleadores.

domingo, 16 de novembro de 2008

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

"Estratégia global"

Recebi este e-mail de um treinador a quem desde já agradeço a amabilidade, que levanta algumas questões de fundo importantes do nosso Andebol e que por si só podem sugerir algumas reflexões.

***


Aproveitava para lhe dizer que penso que o seu blogue pode ser uma mais-valia. A sua notoriedade e credibilidade emparelhadas com o potencial da internet, podem facilitar e promover a discussão séria entre todos os intervenientes da modalidade.

Achei extremamente interessante o debate acerca da defesa na iniciação. É realmente uma discussão importante e útil, que tem o ónus positivo de não ter uma forma correcta de resolução. Mas o assunto que me traz aqui é outro e espero que ele seja válido para este espaço. Sem qualquer tipo de desprimor pelas questões puramente técnicas, acho que urge, no seio do andebol português, uma discussão mais indispensável e que não sei exactamente como chamar e explicar (talvez: estratégia global)
Vamos ver se me consigo fazer entender. Elaborei uma lista de alguns problemas que afectam o sucesso do nosso andebol pela negativa.

Aspectos de Gestão

1 - O problema da “demografia” dos clubes em Portugal.
2 – A falta de estruturas directivas e técnicas na maior parte dos clubes.
3 – A insuficiência de infra-estruturas e a não elaboração de estratégias de resolução.
4 – Problemas económicos e estratégias financeiras.
5 – Instabilidade Política (diferendo entre Federação e Liga Profissional; regras técnicas e faixas etárias)
6 – Desistência de talentos pela não existência de uma carreira profissional que lhes permita a sobrevivência.
7 – A não existência de um órgão de consultadoria dentro da federação que oriente os clubes para resolverem os seus problemas.

Aspectos técnicos

1 – A não existência de todos os escalões na maior parte dos clubes; a quase total inexistência dos escalões de minis e Bambis.
2 – Primeiras divisões nacionais nos escalões de formação de Juvenis e Juniores sem jogadores de qualidade antropométrica.
3 – A não existência de regras que obriguem os treinadores nos escalões de Minis, de infantis e de iniciados a utilizar todos os atletas inscritos ao jogo.

Estes são alguns dos temas fundos da nossa realidade, em minha opinião, e preocupa-me a suspeição de que não exista um projecto estratégico, interdisciplinar e competente, que se proponha a resolver estas debilidades, nem que seja, a longo prazo.

Opiniões


Dado o interesse que despertou a partilha de opiniões acerca da defesa na iniciação, fica em aberto a discussão de outros temas que entendam serem interessantes para reflectir acerca de conceitos que por vezes estão adormecidos por falta de ideias. Tendo em conta o número de visitas e a participação obtida, creio que valeu a pena abordar este tema. Como já tenho dito outras vezes, pretendo que este blogue seja de todos e para todos. Da minha parte, enquanto puder, tentarei mediar de forma a beneficiar o maior número de treinadores interessados em melhorar a suas competências. Espero que tenha sido proveitoso para todos e conto com novas propostas da vossa parte.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Luís Santos

Embora em muitos momentos não tenha estado de acordo com algumas tomadas de decisão do Sr. Luís Santos ao longo dos seus anos de mandato ao comando da FAP, não posso neste momento deixar de manifestar a minha solidariedade, ainda que à distancia, juntando-me à homenagem que lhe está destinada em Leiria no próximo dia 14 de Novembro.
No final de contas o Sr. Luís Santos com todas as suas virtudes e defeitos foi muito importante para o Andebol.

Ainda defesa na iniciação

Agradeço o contributo do Paulo Sá, não só por termos ideias similares mas sobretudo por ter sido um dos treinadores que se preocupou em deixar por escrito a sua opinião acerca deste tema tão importante para a formação dos e das jovens praticantes.

***
Procurando dar algum contributo a esta problemática, e após leitura de algumas opiniões aqui colocadas, verifica-se que a forma de abordagem da aprendizagem defensiva não é um tema que recolha consenso.Parece em primeiro lugar que se deveria procurar reflectir sobre o que precisamos de ensinar aos jovens atletas nestas fases de iniciação, porque não é o sistema defensivo utilizado na competição que vai influenciar por si só o desenvolvimento futuro do atleta, mas antes o que ele realiza durante a semana. E aqui os técnicos dos escalões de iniciação devem retirar da vitória imediata o seu primordial objectivo (não é fácil), porque o que devemos procurar é formar os atletas para o futuro, e para isso é necessária muita paciência, nossa e dos que nos rodeiam – dirigentes, pais e atletas.Penso que esta forma de abordagem dos sistemas defensivos pode ser adequada:Bambis: jogo 5x5, campo reduzido (20 x 13), balizas de tamanho reduzido, áreas de 5 metros circulares; marcação individual próxima da área de baliza; competição apenas lúdica com implementação de grandes organizações de Festand’s, com actividades variadas, para além do andebol.Minis: jogo 5 x 5, campo reduzido (28 x 15 – campo de basquetebol), balizas de tamanho reduzido, áreas circulares de 6 metros, defesa à zona com responsabilidades individuais; competição apenas lúdica com implementação diferindo da competição dos bambis pela diminuição de outras actividades e por maior concentração no jogo de andebol. Neste escalão torna-se evidente o aumento da largura do campo em relação aos Bambis, mas é muito cedo para a utilização de toda a largura.Estes dois escalões não devem ter competição formal organizada, ou se ela existir, sem preocupação de resultados e classificações. Ainda são crianças, que querem é brincar e divertir-se com o jogo. E também permitirá aos técnicos o treino sem a “pressão” da competição.Infantis: parece que o modelo dinamarquês pode ser interessante, jogo de 6 x 6, com defesa 5:0 e ataque com 2 laterais e jogador pivot. Pode claramente favorecer a aplicação de todos os conteúdos ofensivos de futuro e criar nos defensores claras noções de ajuda, troca de marcação e deslizamento, podendo também potenciar características antecipativas neste sistema defensivo.

Paulo Sá

terça-feira, 11 de novembro de 2008