segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Espaço Croácia 2009

Abro este espaço para podermos escrever aspectos do domínio técnico ou outros que consideremos importantes relacionados com o campeonato do mundo que recentemente se iniciou na Croácia.

Pude assistir ao jogo entre a Rússia e a Alemanha do qual ressalta o facto da Rússia apresentar uma defesa 6:0, contrariando a eterna tendência à utilização de um sistema defensivo 5:1 que muitos créditos lhe rendeu num passado recente. A pergunta que fica é: Será que os Russos já se deram conta que nestas coisas não podemos ser Talibãs e devemos também ter outras possibilidades estratégicas no que respeita ao domínio de diferentes sistemas defensivos?
Hoje estou curioso para ver o jogo entre Espanhois e Suecos que pode marcar a alteração de uma tendência de vitória para os Nórdicos, dado que nos últimos 12 jogos em Competições internacionais, a Suécia ganhou 10 vezes.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Benfica vence Taça da Liga

A equipa do Sport Lisboa e Benfica venceu, pela segunda vez, a Taça da Liga - Portimão 09, perante 3000 espectadores.
A vitória foi festejada por inúmeros benfiquistas, que assistiram e vibraram durante todo o jogo, em especial as crianças do Lar "Bom Samaritano".
Cerca de 120 atletas participaram no Torneio organizado pela Associação de Andebol do Algarve e Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Portimão.
Ao longo dos 4 dias de competição foram visitadas seis escolas e quatro instituições.
O mini-campo de andebol, montado especialmente para a Taça, foi muito concorrido pelas crianças e quase sempre esteve ocupado.
As sessões de autógrafos "junta-te às estrelas", após os jogos, faziam fila com adeptos miúdos e graúdos.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Taça da Liga em Portimão foi um sucesso e a prova é cada vez mais sinónimo de espectáculo e diversão.
Fonte: LPA

sábado, 17 de janeiro de 2009

Consulta - Respostas 7, 8 e 9

Pegunta 7:
Que problemas a solucionar no que respeita à gestão de conflitos?
Na minha opinião as atletas têm maior dificuldade em ultrapassar os problemas que resultam dos conflitos normais que surgem no trabalho de uma equipa. De facto, os atletas masculinos perante uma situação conflituosa com um colega ou treinador, reagem muitas vezes de uma forma imediata, tendo no entanto mais facilidade em a ultrapassar. Quando existe um problemas desta natureza os atletas masculinos têm maior facilidade em falar deles, confrontando pontos de vista e procurando uma solução. No que diz respeito às atletas, estas muitas vezes não expressam de imediato o que pensam, pelo que o problema se pode manter dissimulado durante algum tempo. Como consequência creio que é muito importante para os treinadores terem muita atenção a qualquer indício que signifique a existência de conflitos que não foram totalmente resolvidos. Caso existam, há a necessidade de promover momentos em que essas situações sejam esclarecidas e resolvidas, por forma a que o trabalho possa decorrer sem qualquer perturbação.

Prgunta 8:
Os factores de ordem afectiva são mais difíceis de controlar no feminino?

Creio que sim. Na sequência do que já foi referido anteriormente as atletas são muito sensíveis a quaisquer situações que entendam configurar um tratamento preferencial dentro de um grupo de trabalho, pelo que se torna decisivo ter atenção a esta questão. A acrescer a este factor, é ainda necessário atender ao facto das atletas terem por vezes dificuldade em discutir os problemas e resolvê-los de imediato, o que pode provocar com o decurso do tempo, que essa questão assuma uma dimensão exagerada.
Outro aspecto que me parece importante referir, é o facto das atletas quando confrontadas com críticas à sua prestação, muitas vezes reagirem com uma quebra de confiança nas suas capacidades, pelo que existe a necessidades de gerir bem a informação a transmitir. Assim sendo, as críticas negativas podem e devem surgir sempre que se justifique, desde que possam ser encaradas como uma forma de apontar aspectos menos positivos e deixando espaço para a resolução do comportamento apontado.

Última pergunta:
Gostaria de saber se no entendimento do Professor José António Silva, não devem existir diferenças ao nível do treino da força. Sou treinador de Andebol Feminino e por vezes tenho receio em utilizar cargas mais fortes no treino desta capacidade.

A primeira questão a referir é que existem particularidades no treino das atletas que devem ser atendidas e que são fundamentalmente determinadas pelas suas características fisiológicas. No que diz respeito à questão das cargas, creio que não existirão quaisquer problemas na sua utilização desde que estas estejam adaptadas à capacidade das atletas. O treino da força deverá ter na minha opinião como referência uma repetição máxima para cada exercício, pelo que o trabalho a desenvolver pelo que em função do objectivo a atingir será utilizada uma percentagem dessa carga. Creio que desta forma será sempre evitada a utilização de cargas desajustadas, não se correndo qualquer risco.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Croácia 2009

Embora todos saibamos que a tarefa não era fácil, é uma pena uma vez mais estarmos privados de participar em mais uma competição internacional. Resta trabalhar mais e melhor para algum dia voltarmos a estar entre os melhores. Eu acredito que mesmo com uma base de recrutamento pequena e também por outras razões (culturais, económicas etc.) relativamente a outros países, poderemos lá chegar novamente se conseguirmos unir esforços concentrando-nos no essencial e desprendendo-nos do acessório. Num país com as características do nosso isso faz-nos muita falta.

Faltam 10 horas (Croácia - Coreia do Sul) para começar outra batalha que presenciarei ao vivo na parte final do campeonato. Depois contarei algumas coisas que vir, se for interessante.

Consulta - Respostas 5 e 6

Pegunta 5:
Que diferenças ao nível dos conteúdos tácticos habitualmente empregues no jogo, sobretudo referindo-nos ao jogo de alto nível?


Como já referi anteriormente, creio que não existem diferenças nos conteúdos de ordem táctica (meios tácticos de grupo e táctica colectiva) no Andebol praticado por atletas femininas e masculinos. O que se verifica é uma diferente utilização (que na forma quer na frequência) desses conteúdos, em função das características das jogadoras e jogadores em confronto. Assim, tendo atenção por exemplo a maior capacidade de remate dos atletas masculinos, é natural que os mecanismos tácticos que conduzem à finalização a partir de zonas mais afastadas da baliza seja utilizada com maior frequência, relativamente ao que se verifica no jogo de Andebol praticado por equipas femininas.

Pergunta 6:
Será a mesma coisa ao nível do relacionamento atleta/treinador funcionar com o feminino ou com o masculino?

Existe uma base no relacionamento entre jogadoras/es e treinadores que é semelhante e que depende fundamentalmente do tipo de liderança que se pretende implementar. De facto, penso que independentemente de se tratar de equipas masculinas ou femininas, o relacionamento a estabelecer depende do tipo de liderança que o treinador pretenda utilizar. Apesar disso, existem algumas particularidades no trabalho de equipas femininas que importa realçar:
As jogadoras necessitam de ter uma liderança mais próxima, o que permite estar mais disponível para perceber problemas que as possam afectar;
No relacionamento a estabelecer o treinador deve assegurar que existe um clima de confiança mútua, sob pena de do trabalho ser seriamente prejudicado;
Independentemente do que atrás foi referido, deve ser colocado um grande rigor no cumprimento das regras estabelecidas;
Deve existir uma preocupação permanente no sentido de que todos os problemas sejam devidamente esclarecidos. Pela experiência que tenho, as jogadoras por vezes não abordam as situações que as incomodam, pelo que esses problemas acabam por se revelar impeditivos da criação de um bom clima de trabalho.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Novas regras e tecnologia no Mundial 2009

Balón con chip e interfono arbitral, novedades para Croacia 2009
· Los árbitros usarán por primera vez los interfonos · El balón llevará incorporado un chip para saber si atraviesa la línea de gol · Los equipos podrán hacer dos cambios tras la primera fase y otros dos para la ronda final

La tecnología avanza y el balonmano de elite se sube al carro para el inminente Mundial de Croacia (16 al 2 de febrero) con tres novedades en cuanto a la reglamentación: los árbitros usarán por primera vez interfonos (como en fútbol), el balón llevará incorporado un chip para saber si atraviesa la línea de gol y los equipos podrán hacer dos cambios tras la primera fase y otros dos para la ronda final.
En Croacia los árbitros deberán adaptarse con rapidez a la novedad de poder comunicarse entre ellos, y ambos con la mesa de anotadores.
Las dudas sobre si el balón supera o no la línea de gol después, por ejemplo, de golpear el larguero y caer (muy frecuente en balonmano) quedarán resueltas con un nuevo chip adosado al esférico. La experiencia piloto fue un éxito y en Croacia el problema quedará de esta forma solucionado.
Por último, la IHF permitirá introducir dos nuevos jugadores en sustitución de otros tantos (lesionados o por decisión táctica) tras la primera fase. Acaba la segunda, igualmente las selecciones podrán efectuar otros dos nuevos relevos para afrontar la fase final

Taça da Liga

Consulta - Resposta 4

Pergunta 4:
Que características tem a jogadora Portuguesa (positivas e negtivas)?
Nunca treinei o andebol feminino.

De todas as características que se podiam enumerar, entendi realçar aquelas que na minha opinião se apresentam como mais relevantes.
Os treinadores que já trabalharam com equipas femininas reconhecerão certamente que as atletas têm uma característica particular que muito lhes agrada e que contribui para o sucesso: o empenhamento que colocam nas tarefas de treino e competição. Este é um dos aspectos mais positivos nas equipas femininas e que condicionam todo o trabalho que é realizado. Outras das características importantes que reconheço às jogadoras portuguesas é a sua capacidade de sacrifício, que as leva, não só a superar problemas no treino e na competição, mas também na sua vida pessoal. De facto, muitas vezes me questiono como é que atletas que não beneficiam de condições económicas semelhantes às dos seus colegas masculinos, conseguem obter níveis semelhantes de dedicação ao trabalho da equipa.
No aspecto menos positivo, gostaria de realçar a falta de confiança que algumas atletas demonstram. Esta falta de confiança para realizar algumas acções, necessita ser combatida para que possam ser atingidos níveis de rendimento mais elevados.
Outro aspecto que creio ser comum nas jogadoras portuguesas provêm do trabalho de formação que deveria ser mais eficaz. De facto, salvo algumas honrosas excepções, o nível de exigência, o volume e a qualidade de trabalho, impedem que as atletas possam explorar de forma cabal o seu potencial. Outra das características menos positivas das nossas atletas são as deficiências ao nível do trabalho das capacidades condicionais e coordenativas, bem como algumas deficiências técnicas, particularmente ao nível defensivo.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CONSULTA - Resposta 3

Pergunta 3:
Em situações de jogo, quais as diferenças de orientar masculino ou feminino?
Creio que a principal diferença ocorre ao nível da autonomia que os atletas revelam em jogo. Enquanto numa equipa masculina muitas vezes os atletas conseguem de forma autónoma encontrar as soluções que entendem mais adequadas a uma determinada situação de jogo, as jogadoras por vezes necessitam de indicações mais precisas para conduzir as suas acções na competição. Este aspecto, que pode constituir-se como uma desvantagem em ambientes onde a comunicação seja difícil, permite por outro lado que o treinador tenha um maior controlo relativamente ao desempenho das jogadoras e da equipa. No caso das equipas masculinas, por vezes este controlo é menos efectivo levando a que haja situações de jogo em que a prestação da equipa se afaste do que o treinador pretende.

Forum de Andebol

Para os interessados nestas coisas podem obter informação no link abaixo indicado.


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

CONSULTA - Resposta 2

Pergunta 2:
Gostaria de saber que tipo de perfil deve-se ter para treinar o feminino?
Em primeiro gostaria exprimir a minha convicção de que não existe um “Andebol feminino” e um “Andebol masculino”. O Andebol, os seus pressupostos técnicos e tácticos são iguais, existindo isso sim, diferenças nas características das jogadoras e jogadores, que naturalmente condicionam a forma como esses pressupostos são geridos.
Esclarecido este ponto, entendo que para além da formação e características normais necessárias num treinador, entendo que as pessoas que trabalham com atletas do género feminino devem ter três preocupações fundamentais:
- Libertar-se de quaisquer preconceitos relativamente ao género feminino, encarando as suas jogadoras como atletas, às quais devem ser colocados níveis de exigência e empenho semelhantes aos de atletas masculinos com estatutos similares;
- Ter sempre presente as características particulares das jogadoras, nomeadamente os aspectos fisiológicos e psicológicos. Estes dois aspectos têm uma influência directa no trabalho a realizar;
- Por último, uma referência às questões da gestão do grupo, nas quais creio residir uma das maiores diferenças entre equipas masculinas e femininas. Baseando-me na experiência que tenho, entendo que as atletas são mais sensíveis ao que entendem ser tratamentos diferenciados dentro dos elementos do grupo. Como consequência, por vezes têm maior dificuldade em ultrapassar pequenos conflitos que são normais num grupo de trabalho, comparativamente ao que se passa com os atletas masculinos. A compreensão e gestão correcta deste facto deverá ser, na minha opinião, um dos principais atributos de um treinador que trabalhe com equipas femininas.

Nova Mesquita?

E porque a vida não pode ser só andebol, embora por deformação profissional ou por outras razões a tendencia da nossa vida é essa, abro um espaço para colocar algo que nos faça rir, até porque em tempo de crise nunca devemos perder a boa disposição...
Obrigado Paulo Pinto!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CONSULTA

Agradeço a forma séria como José António Silva respondeu às questões colocadas pelos participantes neste espaço de discussão. A verdade é que dele não esperava outra coisa.

Aproveito para informar que o próximo convidado a participar nesta iniciativa será o actual treinador adjunto do F.C.Barcelona, Xavier Pascual Fuertes. Como ele acumula funções de treinador dos Guarda-redes e coordena um modelo de formação de um grupo de jogadores jovens a integrar no mais curto espaço de tempo na equipa sénior, fica desde já aberto o espaço para propostas de discussão com esta personalidade do mundo do andebol de altíssimo nível.
Como sempre digo, aproveitem!
Obrigado José António!
Muchas gracias Pasqui!

CONSULTA - Resposta 1

Meus caros amigos, inicialmente gostava de deixar algumas pequenas notas: Em primeiro lugar agradecer as vossas questões e colocar-me à vossa disposição para (sempre que o entendam...) dar a minha opinião sobre outros assuntos. Num segundo momento, pedir desculpa pelo tempo que demorei a responder, apesar de ter esboçado as repostas logo que recebi as vossas questões. No entanto afazeres vários e muitas preocupações impediram-me de terminar o que então havia iniciado. Em ocasiões futuras, caso existam, responderei de forma muito mais célere. Gostaria também de referir que as respostas à diversas perguntas têm por vezes pontos em comum, sendo que alguns dos argumentos acabam por se repetir ao longo do texto.
Por último, deixar claro que as opiniões apresentadas são o resultado da minha experiência e reflexão resultantes do trabalho com as equipas, pelo que não pretendo que sejam encaradas como respostas definitivas acerca das questões abordadas.

Pergunta 1:

Gostaria de saber se reconhecem diferenças ao nível do jogo 1x1 quando comparamos um jogo sénior masculino e um feminino. Dois anos como treinador do feminino parecem indicar que neste contexto a frequência de ocorrência é menor.Se sim, será que estamos perante uma problema de formação respeitante à metodologia de treino?

Relativamente à primeira parte da sua questão, penso que tem uma visão correcta do que se passa no jogo. De facto (sem que tenha dados objectivos resultantes de estudos...) estou convicto de que existem menos situações de 1X1 no jogo de Andebol praticado por equipas femininas. As razões que levam a que este facto ocorra são, a minha opinião de vária ordem, das quais destacaria:
- Creio que existe um deficit ao nível das capacidades condicionais e coordenativas das atletas que as impede de obter maior sucesso neste tipo de acções e consequentemente inibe a sua utilização. Esse deficit (particularmente ao nível da força explosiva) é determinante para o resultado deste tipo de duelos, podendo contribuir também para uma diminuição da sua frequência de utilização em jogo, quando comparado com a verificada em equipas masculinas;
- Por outro lado, também devido ao deficit de força explosiva que inibe o aparecimento de mais rematadoras de 1ª linha, a estratégia assume um papel determinante para a criação de situações de finalização. Como consequência, parece natural que o jogo seja mais colectivo, o que provavelmente também contribui para a diminuição de situações de 1X1;
- Por último e ainda relacionado com o ponto anterior, penso que a utilização de defesas mais fechadas, onde as ajudas e as outras formas de colaboração entre defensores permitem uma oposição mais eficaz às situações de 1X1 por parte da atacante, podem contribuir para explicar o facto em discussão. Como as atletas habitualmente não conseguem explorar de forma imediata os pequenos desequilíbrios provocados na defesa, acabam por permitir que a acção defensiva tenha sucesso. Como consequência, muitas vezes treinadores e atletas evitam o 1X1 como forma de ataque;
Em relação à segunda questão, creio que realmente existe uma relação com os conteúdos de treino. No entanto não vejo este aspecto como um problema dos treinadores, mas sim como uma consequência do tipo de jogo praticado. Assim entendo que a metodologia de treino utilizada procura dar resposta aos problemas colocados no jogo, encerrando algumas das características anteriormente referidas.
Na minha opinião é decisivo que na formação se procure dar maior ênfase ao trabalho individual (capacidades físicas e condicionais/técnica e táctica individual), em detrimento de um trabalho apenas baseado na componente táctica colectiva que muitas vezes se observa. Seguindo a perspectiva inicialmente apontada, as capacidades das atletas seriam enriquecidas abrindo possibilidades de evolução para o jogo.

Portugal vence Torneio das 4 Nações

Parabéns Selecção!

Os Juniores "A" de Portugal vganharam, por 25-24, à Espanha e venceram, pela 2ª vez consecutiva, o Torneio das 4 Nações. Wilson Davyes recebeu o prémio de Melhor Jogador.
Portugal regressou às vitórias no último jogo a contar para o Torneio das 4 Nações, que termina este domingo, em Rennes. A Selecção Nacional de Juniores A masculinos, que entrou bem no jogo, conseguiu ganhar vantagem sobre a Espanha no decorrer da primeira parte do jogo. Ao intervalo, o resultado era 14-12. Na segunda parte do jogo, a Espanha tentou dar a volta ao resultado mas Portugal manteve-se sempre na frente e alcançou a vitória, por 25-24.
Fonte: FAP

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Eu voto!

Alexandrina Barbosa candidata a Personalidade Feminina do Desporto 2008 A atleta da Selecção Nacional Feminina, Alexandrina Barbosa, é uma das candidatas a Personalidade Feminina 2008 - Desporto da Revista Lux. A eleição é feita através de sms até 14 de Janeiro de 2009.O júri da Revista Lux, constituido por cinco elementos, nomeou três personalidades femininas em cada uma das 13 áreas escolhidas pela Lux. Na categoria de Desporto, as candidatas são Michelle de Brito (ténis), Vanessa Fernandes (triatlo) e Alexandrina Barbosa. Alexandrina Cabral Barbosa, com 22 anos, começou a jogar Andebol na época de 1996/ 97, no (extinto) clube Pedreira dos Hungaros, de onde passou para a ASS Assomada, na época 1999/2000. Três anos depois, Alexandrina mudou-se para a Madeira, onde representou o Madeira Sad por duas épocas, nas quais conquistou os campeonatos nacionais de seniores femininos. Actualmente, Alexandrina encontra-se a jogar na Roménia. A atleta da selecção nacional feminina, com 147 internacionalizações e 882 golos marcados, foi a melhor marcadora de Portugal no Campeonato da Europa Macedónia 2008 (22 golos), disputado de 2 a 14 de Dezembro, na Macedónia. Haverá apenas uma vencedora por cada categoria. Para votar, envie um sms com o código Lux 22, e envie este sms para o 4443 (custo de participação: 0,45€). A votação decorre entre os dias 2 e 14 de Janeiro de 2009. Os resultados serão publicados na edição nº 456 de 23 de Janeiro. Mais informações na Revista Lux, edição nº 453 de 5 de Janeiro de 2009.

Espanha empata com Noruega

Rivera siembra dudas en su primer test
España ha empatado 26-26 ante Noruega en el primer partido de preparación para el Mundial de Croacia. Los de Valero hicieron un buen partido, sobre todo teniendo presente que llevan sólo cuatro días juntos. En todo momento se notó la juventud del equipo nacional, para bien y para mal, ya que las ganas y la velocidad estuvieron presentes todo el partido, pero la falta de pausa y experiencia hicieron mucho daño a la hora de frenar a los Noruegos.

sábado, 3 de janeiro de 2009

2º Curso Master Coach Andebol e II Seminário Internacional

O 3º Bloco do Curso de Master Coach realiza-se de 9 a 11 de Janeiro de 2009.
O 3º Bloco do Curso de Master Coach vai ter lugar nas instalações da Universidade Lusófona do Porto em regime presencial. O II Seminário Internacional está marcado para 10 de Janeiro de 2009, no auditório da Universidade Lusófona, no Porto. O painel de prelectores do II Seminário Internacional é o seguinte: - Xavier Pascual Fuertes ("Paski") Treinador Adjunto da equipa da Liga Asobal - FC Barcelona Especialista de Treino do Guarda-Redes - Marko Sibila EHF Master Coach Professor de Andebol na Faculdade de Desporto da Universidade de Ljubliana (Eslovénia) Todas as informações em http://www.formand.com/.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2009

Desejo a todos um excelente ano de 2009, cheio de êxitos pessoais e desportivos!

domingo, 28 de dezembro de 2008

Ademar de Leon vence Copa ASOBAL


Un Alilovic imperial otorga la Copa ASOBAL al Ademar
El Reale Ademar se ha impuesto con cierta facilidad a un Barcelona Borges muy limitado en ataque y defensa. La estrella del encuentro ha sido el guardameta croata Alilovic, que llegó a detener hasta 19 balones ante un Barcelona que rozó la desesperación en muchos momentos del partido.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Copa ASOBAL

OBJETIVO: LA COPA SABADELLATLANTICO ASOBAL
Los cuatro entrenadores de los equipos que a partir de mañana (hoy) disputarán la Copa SabadellAtlántico ASOBAL han pasado esta tarde por la sala de prensa del Palau Blaugrana para atender a los medios de ... [+]

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Fundamentos defensivos do andebol moderno

Inserido no torneio do KakiGaia 2008, terá lugar em Vila Nova de Gaia no dia 28 de Dezembro de 2008 um seminário técnico, com o tema Fundamentos defensivos do andebol moderno.
Disponibilizo um primeiro slide que visa un enquadramento teórico desta matéria.


sábado, 20 de dezembro de 2008

Ciudad Real - Ademar de León

El Ciudad Real, a superar la reválida frente al Ademar
La primera vuelta de la ASOBAL llega a su fin este sábado con la última cita del año previa a la Copa Sabadell-Atlántico ASOBAL. Una jornada más, el Ciudad Real tendrá la oportunidad de luchar por el liderato, mientras que Ademar y Barcelona esperan volver a ocupar el primer puesto de la clasificación.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Uma semana en León

Dentro de pouco tempo começa o penúltimo treino da semana da equipa do Ademar de León, que tive o prazer de acompanhar. O último será amanhã já em Ciudad Real onde o Ademar jogará com aquela que é neste momento provavelmente a melhor equipa do mundo. Pude contactar com um dos melhores treinadores de Andebol da actualidade, dando-me a conhecer os seus métodos de trabalho com a humildade e sentimento de partilha que o caracteriza. Percebo a razão porque Jordi Ribera é dos melhores entre os melhores, percebo que o trabalho e a dedicação são a base imperativa para que alguém se possa afirmar de forma incontestável.

Obrigado Jordi!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Juan de Dios Román

Juan de Dios Román es el nuevo presidente de la Federación
Juan de Dios Román ha sido elegido presidente de la Federación Española de Balonmano para los próximos cuatro años y sustituirá en el cargo a Jesús López Ricondo, quien ha ocupado la presidencia durante 14 años. Román, de 66 años y ex seleccionador nacional, ex entrenador del Ciudad Real y asesor de la presidencia del club manchego, ganó las elecciones celebradas en la sede del Comité Olímpico Español con 58 votos a favor, por 30 de López Ricondo y uno nulo, de un total de 89 electores.

Torneio internacional

domingo, 14 de dezembro de 2008

Noruega vence Europeu 2008


“Queens of Europe”

Both sides talked with satisfaction after the game. more

España no puede con una Noruega imperial
La selección española femenina de balonmano solamente ha aguantado una parte a la actual campeona olímpica, Noruega (34-21).

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Fundamentos da defesa no andebol moderno

Por estar a preparar um clinic cujo tema é, “Fundamentos da defesa no andebol moderno”, gostaria de abrir um tema de reflexão, relacionado com o caminho que poderá seguir o andebol relativamente às possibilidades da defesa. Creio que é aceite por todos que nenhum desporto acaba em si mesmo no ponto em que se encontra, mas é todos os dias um ponto de partida para novas ideias e processos de trabalho melhorados, tendo sempre em conta o fim a que se destina (formação/diversão ou alto rendimento/profissão). Será para mim um erro um treinador não ir modificando o seu processo de treino, ainda que possa manter-se fiel às ideias base que para ele são determinantes. Em minha opinião, cada vez mais, saber defender é dominar relações entre defensores e mecanismos de resposta individuais que se sobrepõem ao conhecimento ou domínio do funcionamento de um determinado sistema defensivo com regras fechadas. Se valorizamos os factores relacionados com a tomada de decisão para os atacantes, devemos obrigatoriamente valorizar cada vez mais as tomadas de decisão também dos defensores. Não tem sentido falar de defesas activas sem ter em linha de conta esta ideia devendo estar fundamentada na construção de defensores que consigam ser ambíguos (com risco calculado…) para os atacantes, gerando a dúvida permanente no desenrolar do jogo.

Espanha nas meias finais




España se mete en semifinales
La selección española de balonmano femenino cumple con su cometido, al vencer a Hungría por 23-21.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Novo Doutoramento de Andebol na FADEUP.UP

Recebi este e-mail do Prof. António Cunha em representação do gabinete de Andebol da FADEUP.UP que dou a conhecer com a maior satisfação, dada a importancia do conteúdo.

Parabéns Luísa Estriga!

***

Caros Colegas

Após a realização do Doutoramento do Jose António Silva, Docente do Gabinete, realizado no dia 31 de Outubro passado, surge agora mais uma boa noticia e não será a ultima sobre a valorização dos docentes do gabinete, sempre tentando superar lacunas do seu conhecimento e valorizando a modalidade que adoptaram para estudo e investigação, o Andebol. No dia 15 de Dezembro pelas 11 horas na Faculdade de Desporto (FADEUP.UP), irão decorrer as provas públicas de doutoramento da Luísa Estriga subordinadas ao tema, “A lesão do ligamento cruzado anterior nas andebolistas portuguesas”, estudo de caso, em que a população “Alvo” são centenas de atletas, observadas, ao longo de 3 épocas, esta lesão nas andebolistas, tem tido consequências verdadeiramente dramáticas, quer no tempo de recuperação após intervenção cirúrgica, quer no abandono precoce de algumas atletas com grande futuro na modalidade. Face ao exposto, o Gabinete de Andebol convida todos os interessados (as), Docentes, Alunas (os), Atletas, treinadores (as), dirigentes do nosso Andebol a estarem presentes, assim como os treinadores que se dedicam aos desportos colectivos Femininos de outras modalidades. Saudações desportivas Gabinete de Andebol.

Antonio cunha

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Sondagem

Relativamente à pergunta, "O futuro da modalidade em Portugal prevê-se?", foram obtidos 76 votos reflectindo o resultado observado no seguinte gráfico.

domingo, 7 de dezembro de 2008

sábado, 6 de dezembro de 2008

Revista 7 metros

7 METROS UN ESPACIO ABIERTO DE BALONMANO ASOBAL
Acción Media da vida a la nueva revista de balonmano 7 metros que verá la luz a finales del mes de diciembre y se convertirá en el programa oficial de la Copa SabadellAtlántico ASOBAL. En ella ... [+]

Espanha vence

España vence a Portugal y se acerca a la segunda fase
Balonmano (F). El equipo español de balonmano femenino prácticamente se encuentra ya en la segunda ronda del europeo al ganar este jueves a Portugal por 29-24, en partido disputado en la ciudad macedonia de Ohrid. Al descanso, las españolas se fueron con desventaja en el marcador (12-13), pero al final remontaron y se llevaron la victoria que les abre las puertas para la segunda fase.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

União Europeia de jogadores de Andebol

La Unión Europea de Jugadores carga contra el calendario
La Unión Europea de Jugadores de Balonmano (EHPU) ha emitido un comunicado en el que advierte de los peligros que acarrea la saturación de partidos y en el que pide que se tenga en cuenta su opinión por parte de las autoridades de este deporte. "En los últimos años, ha aumentado la cantidad de partidos de los jugadores de elite. La situación actual no es sostenible por más tiempo ya que constituye una seria amenaza contra la salud de los jugadores", indica el escrito.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ukraine beat debutants

Ukraine's rightback was impossible to stop in Ukraine's opening match at the EURO 2008.She scored all of her nine goals in the first half, scoring from distance, from 7-metre throws and on fast breaks. After the break she let her team mates do the shooting job. She even took a rest on the bench for several minutes in the second half.In this period the team’s veteran, Maryna Vergeliuk, had the greatest responsibility. Vergeliuk scored five of her six goals after the break.Portugal managed to keep the pace with Ukraine in the first half, but after the break they had no chance. The Ukrainians did not need to fight too hard for a 38-24 win. They now have a great chance of reaching the next round together with Norway and a third team.
By: Stig Nyga

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

EURO 2008 about to begin

The last major event of the 2008 European handball season, the 8th Women’s European Championship, will throw off on 2 December in FYR Macedonia. The two cities hosting the 16 teams will be Ohrid and the capital Skopje.
The teams will arrive to the venues in the upcoming days, but the preparations are well underway. The EHF officials have been checking the playing halls, the infrastructure and test matches will also be played just before the opening day.
A series of meetings will lead up to the event. The Officials’ Conference for delegates and referees has begun on 29 December.
The Technical Meeting on 1 December will be the deadline for the national teams to submit the official squad lists for the tournament, up to 16 players.
Tickets are still available for the tournament (for ticket information please click here), but if you do not have a chance to visit FYR Macedonia and enjoy the games from the venue, you will not have to lose everything.
The official website of the EURO Events, http://www.ehf-euro.com/, will keep you up-to-date in the upcoming two weeks on what’s happening in Ohrid and Skopje. You will get the latest reports from the handball arenas and you can find interviews, photos, statistics and much more on the official EURO 2008 website. An experienced team of handball journalists will make sure that you will receive all information you need about the EURO games.
TEXT: EHF

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Austria - Euro 2010

Portugal ganha à Letónia
Depois da vitória em Viseu, Portugal voltou a vencer a Letónia, por 31-25, no segundo jogo de Qualificação para o Campeonato da Europa Áustria 2010, disputado este domingo, em Riga.

Fonte:FAP

domingo, 30 de novembro de 2008

Portuguese debut Category

Experience will be a key factor for Portugal at their first EURO ever.
Portugal surprised everybody when they qualified for the EURO. The Lusitanian squad have beaten Poland.Last weekend, the Portuguese squad took part at a four-nation tournament in France. Although they finished fourth, Portugal played good matches against France (28:28) and Spain (23:25). Back player of Portugal, Alexandrina Barbosa received an MVP award at the tournament.Juliana do Espirito Ferreira de Sousa played in Madeira, Ferrobus (Ribarroja), Metz, Valencia (Sagunto) and Brasov. The 31-year old is the most experienced player of the Portuguese team. She says:“My team improved a lot recently. We have a young team that deserve to take part at the European Championship. We work hard and I am convinced that the results will come soon.”De Sousa is aware that Group C will be tough:“Our group is a big challenge for us. Spain and Ukraine have great experience on international level and Norway are Olympic champions. So it will be a very difficult group. Our goal is to go on from the first round and after that to get as far as possible.”Seabra: gaining experienceThe captain of the Portuguese squad, Ana Seabra, has drawn a balance after the “Ille de France” tournament in Paris:“It was an interesting tournament for us. We gained confidence and we will play better if we learn from these games. In fact, we were able to improve during the tournament, which is a good sign.”The coach of the team, Paula Castro, gave the chance to all the players to reach top form. Ana Seabra was happy with this: “We are more experienced now, because all the players could try themselves against these top European teams.”
By: Ivan Ambros and Fernando Urra Goni

sábado, 29 de novembro de 2008

Europeu Feminino 2008

Aproveito para desejar felicidades à selecção Feminina de Andebol no primeiro confronto com a Ucránia no dia 3 de Dezembro. Será muito importante começar bem!
Boa sorte!




Women’s EHF EURO 2008 in
FYR Macedonia

Treino técnico-táctico e desenvolvimento das capacidades motoras (última parte )

Este é um novo método, um método utilizado no futebol, um método que obteve resultados muito relevantes e esse é o desígnio do alto rendimento, mais do que avaliar se esses sucessos estão ligados a este conceito ou a factores de outra ordem, interessaria perceber os princípios gerais e fazer o transfer para o andebol:

De uma forma geral:

1 - Definir claramente e exaustivamente o nosso processo de jogo, recorrendo à hierarquização dos princípios de jogo.
2 – Definir as solicitações fisiológicas inerentes a cada princípio nas várias fazes do jogo.
3 – Construção do microciclo, que por conceito é imutável durante a época toda, equacionando os momentos de aquisição e de recuperação, potenciando a progressão.
4 – Trabalho de criação de exercícios que consubstanciem a construção das unidades de treino, sempre numa lógica de ligação íntima à supradimensão táctica.

Interessa reter este novo conceito, ainda que pouco sustentado no plano científico essencialmente por duas ordens de razão: quer por não se conhecer exaustivamente o desenvolvimento do método quer por ser um método de carácter qualitativo, pouco mensurável e consequentemente de mais difícil investigação. Interessa reter, em primeira instância, na medida em que o jogo de andebol é substancialmente mais rico no plano táctico do que o futebol, pelo que um método que potencie a sistematização dos detalhes afectos a esse plano parece-me logo, só de si, um factor abonatório e se nesse registo potenciarmos as tais capacidades condicionais, é bem claro então que estamos a rentabilizar as unidades de treino.
Por outro lado, todo este encadeamento de novas ideias põe claramente em causa uma série de conceitos, que por serem mais ou menos consensuais, quase se tornaram axiomáticos na teoria do treino para o alto rendimento, há que, ao invés, estarmos abertos às novas tendências e questionarmo-nos, investigarmos e desmistificarmos qualquer verdade até então inquestionável.