quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Ainda Croácia

Sei que vivemos noutra realidade, mas quero que saibam que esta capa é de um jornal nacional Croata na véspera da final do Campeonato do mundo.
Também não resisti à tentação de "roubar" um jornal desportivo do hotel que da página 1 à 9 só tratava de Andebol e as seguintes referiam outras modalidades com Futebol incluído...
Apenas sinto um pouco de inveja, não me levem a mal!

Consulta - "Modelo de jogo ofensivo: Treinar para jogar"

Foto gentilmente cedida por: Jornal o Jogo

O tema de Carlos Resende será: “Modelo de jogo ofensivo: Treinar para jogar”.
Acerca deste tema, e como treinadores, seja de escalões de formação ou de alto rendimento, devemos colocar-nos algumas questões fundamentais: Será que treinamos com objectividade para reproduzir em jogo as ideias que temos no que respeita ao modelo de jogo ofensivo que planificamos para a nossa equipa?
Será que por vezes desperdiçamos tempo útil em exercícios sem sentido e longe dos objectivos que perseguimos?
No sentido de responder a estas e outras questões, contamos com a ajuda do Carlos, aproveitando toda a sua experiência sobretudo como atleta mas também como jovem Treinador a quem desejo o maior sucesso!

Como tem sido hábito, os participantes nesta iniciativa, devem formular as perguntas que posteriormente são enviadas por mim ao "consultor" convidado.
Devem colocar neste espaço as perguntas até ao dia 22/2/09.
Como sempre digo, aproveitem!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Nova consulta

Os próximos amigos a serem consultados são Carlos Resende e Juan García Herrero, o primeiro dispensa qualquer tipo de apresentação, quanto ao Juan, para quem não o conheçe, é professor de Andebol na Universidade de Salamanca e treinador de Andebol, tem um livro editado sobre defesa interessantíssimo. Os temas a desenvolver por eles são ataque e defesa respectivamente. Brevemente iniciaremos com o Carlos Resende com um tema sobre ataque a lançar posteriormente. O tema do Juan como já foi referido será sobre defesa pelo que deixo à vossa disposição para leitura um artigo sobre o paradoxo das defesas zonais na iniciação com o qual estou plenamente de acordo!

Obrigado aos dois por terem acedido ao convite para participarem neste espaço!

Barcelona tem novo treinador

Xavi Pascual: "Es un sueño hecho realidad"
El nuevo entrenador del Barcelona Borges, Xavi Pascual, aseguró hoy en la rueda de prensa de presentación como nuevo inquilino del banquillo azulgrana que es un "sueño hecho realidad" para él y, además, consideró un "reto esperanzador" la empresa que tiene que llevar a cabo hasta final de temporada, pues sólo ha firmado hasta entonces.

Ao Pasqui, desejo a maior sorte do mundo nesta nova etapa como treinador principal do F.C.Barcelona!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

EN ALTA DEFINICION Y TAMBIEN EN INTERNET

Balonmano en directo y en exclusiva, en alta definición, y ahora también en internet. www.plus.es/balonmano y adquirir el encuentro (los precios de los partidos son de 1 euro para los clientes de Digital+ y de 6 euros para el resto). plus.es (en la dirección www.plus.es/asobal) incluye también vídeos con resúmenes de los partidos, el resumen de cada jornada, así como el programa semanal de Canal+ Deportes Especialistas del balonmano.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

II Fórum de Andebol 2009 - Professores AEC

Realiza-se no dia 7 de Fevereiro de 2009, em Viseu, o II Fórum destinado aos Professores. *Acção em processo de acreditação no Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua para efeitos de progressão na carreira.
Vai decorrer, no Instituto Politécnico de Viseu, o II Fórum de Andebol para Professores das Actividades de Enriquecimento Curricular. Este Fórum insere-se na temática e espírito do Projecto “Inovar para Vencer – A Escola e a Família como Meta”, para o qual as Actividades de Enriquecimento Curricular se enquadram e se complementam.
PROGRAMA DEFINITIVO
09H30 - 10H00 – Cerimónia de Abertura Dr. José Moreira – Vereador da Educação da Câmara Municipal de Viseu Sr. Henrique Torrinha – Presidente da Federação de Andebol de Portugal.
10H00 - 10H30 – Dr. João Pedro Graça – Em representação da DGIDC
10H30 - 11H00 – Profª. Helena Serafim – Coordenadora dos Projectos de Desenvolvimento Desportivo da Federação
11H30 - 12H00 – Dr. Guilherme Almeida – Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viseu
12H00 - 13H00 – Debate
13H00 - 14H30 – Almoço – Solar Vinho do Dão
15H00 - 15H30 – Prof. Dr. Pedro Sequeira – Coordenador da Formação da Federação de Andebol de Portugal 15H30 - 16H00 – Prof. Dr. José Soares – Fisiologista das Selecções Nacionais
16H00 - 16H30 – Mats Olsson – Coordenador das Selecções Nacionais
16H30 - 17H30 – Debate
17H30 – Cerimónia de Encerramento
Enviar a Ficha de Inscrição, devidamente preenchida, via fax, até 3 de Fevereiro de 2009, para:
- 213 626 807 (Federação) ou - 232 422 277 (A.A. Viseu)

Gracias Pasqui!

Muchas gracias Pasqui, espero no volver a molestarte en los próximos tiempos. Estoy seguro que valió la pena tenerte como “consultor”. Tu experiencia se nota perfectamente en tus contestaciones.
Te deseo mucha suerte en tu vida personal y deportiva!
Fuerte abrazo!


Brevemente anunciarei o próximo colaborador neste espaço de consulta. Obrigado a todos os que participaram!

Consulta - Respostas 8 e 9 (última)

8º - Que critérios devem ser utilizados, na rotação dos guarda-redes? Fazem eles a gestão ou o treinador decide sempre quem deve jogar?

Cada entrenador debe tomar sus decisiones. Decir que un criterio u otro es mejor o peor no creo que sea relevante, ya que en unas situaciones habrá unos que sean mejores y en otras esos mismos criterios en otras no lo son.
Para mí la gestión es responsabilidad del entrenador, y lo que debe hacer es explicar cual es su criterio, del cual pueden estar conformes o no los porteros, pero es importante que lo conozcan
Nosotros anteriormente, utilizamos un criterio de rotación: un partido uno, un partido otro. No es ni mejor ni peor, es solo eso un criterio, pero dependerá de la calidad que tengan tus porteros.

9º - Parece ser consensual que os guarda-redes atingem o seu melhor nível já com idades avançadas (próximo e mais de 30 anos), fruto da sua experiência de longos anos de baliza na leitura de milhares e milhares de remates. A minha questão é: de que forma se poderia promover, junto dos guarda-redes mais jovens, diferentes metodologias de treino que lhes permitisse acelerar este processo de aquisição da experiência táctica, proporcionando-lhes assim possibilidades de melhor rendimento em idades mais jovens quando têm ainda melhores capacidades físicas?

En primer lugar, debemos tener en cuenta que, bajo mi punto de vista, la experiencia conduce a la maestría. Todos los jugadores, no solamente los porteros se encuentran en esta situación. Desde mi parecer debemos de basar nuestros entrenamientos en aspectos mucho más tácticos y estratégicos. Creo que la experiencia se debe a situaciones vividas, y estas situaciones debemos de intentar asemejarlas en los entrenamientos. Creo que este es nuestro problema, que no se acaban de ajustar los ejercicios propuestos en los entrenamientos a lo que realmente sucede en el juego, sobretodo cuando hablamos de especificidad.
En la metodología de trabajo que nosotros utilizamos es muy importante el trabajo de preíndices de lanzamiento. Este trabajo muchas veces conduce a errores, ya que se entiende que un tipo de apoyo del lanzamiento, o un tipo de armado supone una localización “segura”. Esto no es cierto, ni es la intención del trabajo, sino que la intención es la de hacer que el portero tome decisiones constantemente, para que pueda autoformar unas estrategias propias que le permitan poder ejecutar la acción motriz correspondiente.
En definitiva, mi creencia va enfocada a que debemos de crear una base de acciones técnico-tácticas, que se correspondan a una determinada situación, y debemos tener en cuenta que estas situaciones son muchísimas, y la adquisición de este trabajo requiere tiempo. Para mí, la única forma es destinar más tiempo al trabajo táctico-estratégico.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Consulta - Respostas 4, 5, 6 e 7

4ª - Na sua opinião, o guarda-redes deve saltar para chegar aos cantos superiores da baliza?

Si el portero no llega tendrá que saltar, no veo otra solución. De todas formas lo que hay que tener presente es no por donde entra el balón en la portería, sino porque zona se ubica cuando el balón pasa por el plano del portero, ya que la trayectoria del lanzamiento puede ser de arriba abajo, de abajo arriba o intermedia. Esto supone que el balón pasa por un plano diferente en la zona en la que está el portero del lugar en el que se localiza el balón en la portería.

5ª - Há alguma diferença entre trabalhar com guarda-redes seniores / formação, masculinos / femininos?

No puedo contestarte con certeza. No tengo experiencia en entrenar porteras femeninas, pero creo que no tiene porque haberla.

6ª - Como é que se consegue atenuar o medo que os guarda-redes têm de levar "boladas" na cara, no peito, na barriga, etc ...?"
Agradecendo pela atenção prestada, subscrevo-me ...
JORGE ALMEIDA


Difícil, porque tener miedo es una de las peores pesadillas de un portero. Hay algunos ejercicios que reducen ese miedo, o que ayudan a “esconderlo”. Creo que en el clínic de oporto hicimos alguno, pero es complicado, ya que una de las características importantes de los porteros son sus cualidades volitivas.

7ª - Prof. Paulo Pereira:
Se calhar para a minha dúvida até o Prof. me daria algumas soluções dada a sua experiência também com guarda-redes, mas uma vez que podemos contar com a colaboração de Xavier Fuertes aproveito para lhe colocar a seguinte questão:
Tenho um excelente guarda-redes, com muito potencial mas tem medo da bola, ou seja, nos remates aos 6 metros vira a cara. O que devo fazer, ou que exercícios devo realizar para que perca o medo? Se é que existe algum tipo de trabalho para esta situação.
Obrigado desde já pela atenção.
Tiago Oliveira


Hola Tiago. Un poco en la línea que he comentado al anterior compañero, es difícil, pero debemos trabajarlo. Intenta poder conseguir el clínic de oporto en el que hicimos una pequeña demostración de un ejercicio que a mí me ha funcionado bastante bien.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Treino de Guarda-redes

Sigam este link, acerca do treino de Guarda-redes. Embora seja um vídeo de 1993, é sempre actual. Aqui podem ver o jovem "Pasqui" que naquela época representava o Teucro de Pontevedra.


http://video.google.com/videoplay?docid=4513174406758954783

Consulta - Resposta 1,2 e 3

"Estimados amigos, intentaré responder todas las preguntas de la forma más precisa que pueda, si no es así, espero que me disculpeis".


1ª - Na sua opinião, quando é que se deve começar a fazer trabalho específico com os jovens guarda-redes?

"Pienso que siempre se debe hacer trabajo específico con los jóvenes. Me explicaré. Si cuando hacemos entrenamientos para los pequeños pensamos en los lanzamientos, los pases, etc, ¿porqué no podemos hacer juegos en el entrenamiento pensando en los porteros?. Es decir, todos hemos utilizado juegos como los 10 pases, pensando en mejorar los pases y las recepciones, pero, ¿no podemos diseñar algunos juegos para que los niños experimenten en la portería? Yo creo que sí. De todas formas, me imagino que tu pregunta va enfocada a cuando empezar a realizar ejercicios específicos para el portero. Personalmente, creo que en el segundo año de alevines, primer año de infantiles, hay que empezar a realizar cosas mucho más específicas para los porteros".

2ª - Qual a importância que dá ao ensino da técnica de guarda-redes?

"Mucha, pero no más ni menos que la táctica, la estrategia, … La idea sobre la cual trabajamos nosotros es crear una amplia base o repertorio de movimientos técnico-tácticos, pero que el portero sepa siempre en que momento utilizarlos. A mí personalmente me gusta muchísimo juntar los elementos técnicos con las tomas de decisión".

3ª - Na sua opinião, nas bolas dirigidas à parte inferior da baliza, o guarda-redes deve ir com a mão abaixo do nível do joelho?

"Creo que cada portero es diferente, y que como tal su forma de deterner los balones será la mejor para él mismo. En definitiva, se trata que el entrenador se adecue a las características del portero y no al revés. La pregunta ante esto es sencilla: ¿Qué escuela de porteros es mejor la sueca, la rusa, la balcánica? No son ni mejores ni peores, son diferentes, porque en cada sitio el balonmano se entiende de forma diferente".

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Balic de cartão

Por variadíssimas razões, e sobretudo por estar sempre ocupado com a preparação da competição em que estava envolvido em todos estes anos que estou ligado ao alto rendimento desportivo, nunca tive oportunidade de seguir ao vivo um torneio da magnitude que é um campeonato do mundo com excepção do mundial 2003 realizado em Portugal. Este ano tive a sorte de o poder fazer, dado que até ao momento estou livre de qualquer compromisso (espero que não seja por muito tempo…) e ainda por cima numa região que vê o andebol com uns olhos diferentes daqueles que normalmente estamos habituados. É curioso e ao mesmo tempo muito gratificante sentir que ali o andebol vende, que é um produto atractivo, que toda a população sente o jogo e discute as regras de forma ordeira, que leva para casa o Balic de cartão em tamanho natural fazendo publicidade a uma marca de cerveja. Vi vários jornais nacionais com a capa plenamente ocupada pela figura do Balic, ou jornais desportivos em que as primeiras 9 páginas tinham conteúdos somente de rukomet (andebol) e só depois falavam de outras modalidades. Cada recanto fazia-nos lembrar de que ali, naquele momento estava algo de importante em jogo e de que vale a pena acreditar no andebol como um produto apetecível .
Tive a sorte de integrar um grupo entusiasta vindo de Leiria (dos 11 aos 50), que tal como eu, não arredaram pé sempre que o andebol estava por perto. Portugal fez-se notar por este grupo de entusiastas (também esteve gente de Paço de Arcos) e pelos nossos árbitros Eurico e Ivan que segundo informações obtidas, tiveram uma óptima prestação, fazendo prever que poderão ser frequentadores assíduos destes eventos.
Bem, vou buscar os putos, porque têm andebol, mas isso sim, vestidos de Balic!

Espero algum dia repetir nem que seja em hrzbrudzmi!

Resumo Croácia - França (Final)

Resumo Polónia - Dinamarca (3º - 4º)

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Gold for France

The Finals of the World Handball Championship
21st Men’s World Handball Championship - CROATIA 2009 THE FINALS
Zagreb - Arena Zagreb. Spectators: 15500
February 1st 2009, 20:30
FRANCE - CROATIA 24 : 19 (11:12)
FRANCE: Fernandez 2, Dinart, Gille, Narcisse 6, Karaboue, Karabatic 2, Kempe, Junillon, Omeyer (10), Abati, Abalo 2, Sorhaindo 2, Guigou 10, Ostertag

SELECTOR: Claude Onesta
CROATIA: Losert (1), Balic 1, Duvnjak 2, Lackovic 4, Kopljar, Vori 2, Gojun, Horvat, Sprem 3, Spoljaric, Metlicic 1, Valcic, Alilovic (6), Cupic 6
SELECTOR: Lino Cervar
REFEREES: Olesen and Pedersen (Denmark

Medalha de bronze pertence à Polónia

Poles ultimately defeated Denmark - the match for the 3rd place
21st Men's World Handball Chamionship - CROATIA 2009THE MATCH FOR THE 3RD PLACEZagreb - Arena Zagreb. Spectators: 7000February 1st 2009, 15:00DENMARK - POLAND 23 : 31 (11:14)DENMARK: Hvidt 10 savings, Mogensen 2, Boesen, Laen 1, Jorgensen, Christiansen 7, Bruun Jorgensen 1, Landin Jacobsen 2 savings, Spellerberg, Knudsen, Svan Hansen, Hansen 10, Lindberg 2, NielsenSELECTOR: Ulrik WilbekPOLAND: Szmal 13 savings, Jaszka 4, K. Lijewski 4, Kuchczynski, Bielecki 10, Siodmiak, Wleklak, B. Jurecki 2, Jurasik 1, M. Jurecki 3, Tluczyinski 5, Malcher, M. Lijewski 2, GlinskiSELECTOR: Bogdan WentaREFEREES: Lazaar and Reveret (France)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Espaço Croácia 2009

Destaque para a excelente recuperação da Polónia que superou o mau início de campeonato e demonstrou que é uma das grande selecções do andebol actual.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Resumo Croácia-Eslováquia

Resumo França-Coreia do Sul

Tudo em aberto no grupo II

Últimos segundos Alemanha-Noruega

Seria injusto se o resultado fosse outro entre a Noruega e a Alemanha(25-24), mas fruto de vários factores repartidos pela má sorte dos Noruegueses (escorregam perdendo a bola duas vezes em 15 seg.) e excesso de zelo de um árbitro, quase podia ter acontecido... Heiner Brand parece não ter gostado... Vejam!

Consulta a Xavier Pascual Fuertes

Amanhã avanço para Zagreb para assistir à parte final do campeonato do mundo, alerto que teremos alguns dias mais para colocar questões a Xavier Pascual Fuertes treinador adjunto e dos Guarda-redes do F.C.Barcelona acerca do tema "Factores condicionantes do rendimento do Guarda-redes". Embora já existam perguntas interessantes, creio que poderemos explorar um pouco mais a disponibilidade desta figura do andebol internacional de alto nível para esclarecer algumas dúvidas que existam ou fornecer algum tipo de informação que nos falte.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Resumo França-Suécia

Embora neste momento França e Coreia do Sul estejam empatadas ao intervalo, tudo indica que o mais lógico seja uma final entre Croácia e França. Os Franceses têm demonstrado uma vez mais uma qualidade táctica individual de excelência quer na defesa quer no ataque.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Resumo Sérvia-Dinamarca

Como se pode perder um jogo!

Espaço Croácia 2009

Regarding the biggest unpleasant surprises of the 1st part of the competition at the World Championship, Spain and Russia come in the first plan. After winning bronze at the Olympics in Beijing, many considered the Spain as a potential invader of medals at the WC. But it seems that they hastily have made the shift of the generations, and new selector Rivera failed to put things in order in given time as long he is at the selector’s position. It is obvious that some major players, as Entrerrios, Romero, or Baruffet, are out of form and it should affect the game and results. Spill already after 1st Round is a big blow to Spaniards and we will see what moves will make the new leadership of the Spanish Handball Federation, whether to give a new opportunity to Rivera and its team, or will again make some new changes. It is certain that in the qualification for the European Championship 2010 Spain must be stronger, since they will have Sterbik and Rutenko in their ranks. The former triple world champions, the Russians also disappointed at this World Championship. Although a few months ago they lost their legendary selector Maksimov, nobody expected such a poor play of the Russians. We could tell that they really lack strong coach hand, but also Koksarov and Krivosljikov, and that simply they do not have a good performance, although the majority of the players are from one club, Chehovski medvedi, and at least the co-play do not seem to be questionable. World vice-champion Poland also did not gave the best in the first part of the World Championship, but still reached the Main Round at Zadar.
Regarding the biggest surprises, that is certainly Macedonia, as like as South Korea. Macedonians have shown that they are not accidentally ejected the Olympics vice-champions Iceland, and led by phenomenal Kiro Lazarov, managed to get the Main Round. Lazarov is by the way the top scorers at the tournament and great credit for this success have also their fans, which in huge number came in Varazdin to cheer their team.
South Korea with the win over Spain also regains the competition in Zagreb and this is a right award for a great play at the court. They caused big troubles to Croatia and Sweden, and defeated the Spain. Compliments to the team who had also altered line-up, comparing to that one at the Olympics, and brought to Croatia some new players.
For Slovakia the biggest success was win over Slovenia, in the World Championship’s qualifications, but, Slovaks are also win the Main Round competition in Zagreb. Selector Heister selected very solid line-up, with no great names and European stars.
We believe that excellent handball show will continue at the World Championship, and who knows, maybe some new surprise will happen.
Z. Vujic

Fonte: Site Mundial 2009

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Parabéns, Alexandrina!

Alexandrina Barbosa foi eleita Personalidade do Ano 2008 da Revista Lux, na categoria Desporto.
A par com Alexandrina, Vanessa Fernandes e Michelle Brito completavam o lote de candidatas ao prémio Personalidade do Ano 2008 - Desporto, mas a eleita do Ano 2008 foi a atleta nacional Alexandrina Barbosa: "Em primeiro lugar, quero agradecer à Revista Lux, por pensar em mim enquanto candidata a Personalidade Feminina 2008. Quero agradecer também às pessoas que votaram em mim e que me ajudaram a conseguir este prémio, à minha família e amigos, mas de uma forma especial aos meus pais, que sempre mostraram o seu apoio e carinho. Lembro-me perfeitamente do meu primeiro clube, Pedreira dos Húngaros, equipa onde disfrutei muito a jogar Andebol e onde me ensinaram a ter capacidade de esforço, sacrifício e espírito de equipa. Foi onde, apesar de todas as dificuldades por falta de recursos no andebol feminino em Portugal, sempre conseguimos ultrapassar os obstáculos, com vontade e apoio da Câmara Municipal de Oeiras. Também aprendi coisas muito positivas em todos os clubes onde estive, serviu para melhorar o meu jogo e ajudou a formar-me como pessoa. Este prémio, que também mereciam de igual forma as minhas duas companheiras Michelle e Vanessa Fernandes, vai servir para me esforçar ainda mais e cabe-me ainda continuar a ter os pés firmes e trabalhar com a mesma humildade com que tenho trabalhado até agora."

Espaço Croácia 2009

A impossibilidade da Espanha seguir em frente ao perder com a Coreia do Sul (23-24), é a notícia do dia dos jornais desportivos e não só. Os Espanhóis em particular e o ser humano em geral tem muita dificuldade em gerir situações quando a expectativa é grande e se fica distante dos objectivos a atingir. Agora Espanha deve reflectir e retirar em proveito próprio fórmulas que permitam solucionar a crise. Se formos honestos, entendemos que o que se passa com a Espanha, é uma situação natural de renovação que sistematicamente vive qualquer selecção. Estas alterações sobretudo se são profundas, devem ser administradas com inteligência e prudência, sobretudo no estabelecimento de objectivos. Vejam o caso Sueco, Russo e outros, que também viveram e ainda vivem problemas de renovação, até porque chegar a atingir os níveis do passado é extremamente difícil para qualquer equipa vencedora. Estes processos são cíclicos, veja-se o caso que melhor conhecemos, o Português, embora todos gostássemos que a renovação fosse mais rápida, por variadíssimas razões que são mais ou menos conhecidas por todos, estamos a demorar mais tempo. Eu acredito que Portugal com as novas gerações de jogadores, treinadores dirigentes e árbitros vai encontrar esse caminho, demore mais ou menos, espero que Espanha também se consiga reequilibrar deste choque até porque tem boas condições para isso.
França, Croácia, Alemanha e Dinamarca, passam à segunda fase bem posicionadas para disputarem os melhores lugares.
A Macedónia parece ser a equipa sensação da prova muito ajudada pela enorme quantidade de seguidores que se deslocaram à Croácia.
A Polónia, não tanto como a Espanha está longe do rendimento que se esperava.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Espaço Croácia 2009















Foi pena a Espanha ter perdido da forma como perdeu com a Croácia, até porque hoje tem a obrigação de ganhar à Coreia do Sul para poder avançar para a segunda fase da prova. A derrota não admira no ambiente que se instalou em Split, o que pode surpreender são os números (32-22). A selecção Espanhola, esteve mais uma vez mal na defesa, com uma sistema 3:2:1 extremamente permissivo, perdendo demasiadas vezes nos duelos 1X1 e 2X2 que por si só bastaram para provocar desequilíbrios. Destaque para a excelente relação de Ivano Balic com o pivot Igor Vori a que já nos têm habituado. Quando Valero Rivera optou por defender 6:0 conseguiu um melhor rendimento defensivo. Por outro lado, a baixa eficácia do ataque em superioridade numérica e as enumeras perdas de bola, ditaram um desfecho inevitável. Hoje a jornada é muito interessante porque tem quatro jogos a destacar por definirem a passagem à fase seguinte: Espanha-Coreia do Sul; Eslováquia–Roménia; Macedónia–Rússia; Brasil–Egipto.
Por outro lado, em todos os grupos ainda não estão definidos os primeiros lugares, prevendo-se grandes combates entre as melhores selecções deste campeonato: França-Hungria; Croácia-Suécia; Alemanha-Polónia; Dinamarca-Noruega.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Sondagem - Quem visita este blogue?

Satisfaz-me o resultado desta sondagem já que 64% dos visitantes são treinadores. Aproveitando este indicador, faço um apelo para que possam ser aqui debatidos temas do seu interesse ou partilhadas experiências e informação útil. Como já referi noutros momentos, este blogue pretende ser de todos e para todos.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Consulta a Xavier Pascual - F.C.Barcelona


Será para mim uma honra poder contar com a colaboração de Xavier Pascual Fuertes, treinador adjunto e dos Guarda-redes do F.C. Barcelona no espaço denominado “consulta”. Podem desde já proceder ao envio de questões relacionadas com o tema: “Factores condicionantes do rendimento do Guarda-redes”. As questões podem ser enviadas até ao dia 27/1/09 pelo que teremos uma semana para o fazer. Posteriormente agruparei as questões por ordem de pertinência e temáticas e enviarei ao Pasqui que responderá de acordo com a velocidade que a sua vida permitir, não existindo para isso nenhuma data limite para devolver as respostas.
Aproveitem!

Será para mi un honor poder contar con la colaboración de Xavier Pascual Fuertes, segundo entrenador y de los porteros del F.C. Barcelona en el espacio denominado “consulta”. Podéis desde ya proceder al envío de preguntas relacionadas con el tema: “Factores condicionantes del rendimiento del portero”. Las preguntas pueden ser enviadas hasta el dia 27/1/09 por lo que tendremos una semana para hacerlo. Posteriormente, las agruparé por prioridad, temas y las enviaré a Pasqui que responderá de acuerdo con la velocidad que su vida le permita, no existiendo ninguna fecha limite para devolver las respuestas.
Aprovechen!

Espaço Croácia 2009

Da jornada de ontem não posso deixar de destacar o comportamento da dupla de árbitros portuguesa presente neste mundial Ivan Caçador e Eurico Nicolau, que conseguiram estar à altura de um jogo com uma tensão altíssima como seria de esperar. Demonstraram carácter e que podem estar nestes eventos. A Macedónia bateu a Polónia com um Lazarov impressionantemente eficaz, ajudado e muito pela boa prestação do seu Guarda-redes Angelov. A Polónia não consegue manter constância quando os seus atiradores, fundamentalmente Bielecki têm que vir ao banco.
Foi muito interessante ver a vitória do Brasil sobre a Sérvia (completamente apática), um Brasil que neste mundial se apresenta muito mais equilibrado com alguns jogadores jovens que fazem prever um futuro promissor. Esta equipa do Brasil não se parece em nada com a que vimos em Portugal no mundial de 2003, apresentando agora um jogo em continuidade muito distinto.
A Suécia uma vez mais venceu a Espanha (11 vitorias de 13 jogos nos últimos anos) num jogo de extrema importância para ambas as equipas. Esta Suécia ainda está distante da Suécia dos anos 90, embora esteja no bom caminho. A Espanha perde o jogo na 1ª parte, fruto do mau desempenho defensivo.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Espaço Croácia 2009

Abro este espaço para podermos escrever aspectos do domínio técnico ou outros que consideremos importantes relacionados com o campeonato do mundo que recentemente se iniciou na Croácia.

Pude assistir ao jogo entre a Rússia e a Alemanha do qual ressalta o facto da Rússia apresentar uma defesa 6:0, contrariando a eterna tendência à utilização de um sistema defensivo 5:1 que muitos créditos lhe rendeu num passado recente. A pergunta que fica é: Será que os Russos já se deram conta que nestas coisas não podemos ser Talibãs e devemos também ter outras possibilidades estratégicas no que respeita ao domínio de diferentes sistemas defensivos?
Hoje estou curioso para ver o jogo entre Espanhois e Suecos que pode marcar a alteração de uma tendência de vitória para os Nórdicos, dado que nos últimos 12 jogos em Competições internacionais, a Suécia ganhou 10 vezes.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Benfica vence Taça da Liga

A equipa do Sport Lisboa e Benfica venceu, pela segunda vez, a Taça da Liga - Portimão 09, perante 3000 espectadores.
A vitória foi festejada por inúmeros benfiquistas, que assistiram e vibraram durante todo o jogo, em especial as crianças do Lar "Bom Samaritano".
Cerca de 120 atletas participaram no Torneio organizado pela Associação de Andebol do Algarve e Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Portimão.
Ao longo dos 4 dias de competição foram visitadas seis escolas e quatro instituições.
O mini-campo de andebol, montado especialmente para a Taça, foi muito concorrido pelas crianças e quase sempre esteve ocupado.
As sessões de autógrafos "junta-te às estrelas", após os jogos, faziam fila com adeptos miúdos e graúdos.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Taça da Liga em Portimão foi um sucesso e a prova é cada vez mais sinónimo de espectáculo e diversão.
Fonte: LPA

sábado, 17 de janeiro de 2009

Consulta - Respostas 7, 8 e 9

Pegunta 7:
Que problemas a solucionar no que respeita à gestão de conflitos?
Na minha opinião as atletas têm maior dificuldade em ultrapassar os problemas que resultam dos conflitos normais que surgem no trabalho de uma equipa. De facto, os atletas masculinos perante uma situação conflituosa com um colega ou treinador, reagem muitas vezes de uma forma imediata, tendo no entanto mais facilidade em a ultrapassar. Quando existe um problemas desta natureza os atletas masculinos têm maior facilidade em falar deles, confrontando pontos de vista e procurando uma solução. No que diz respeito às atletas, estas muitas vezes não expressam de imediato o que pensam, pelo que o problema se pode manter dissimulado durante algum tempo. Como consequência creio que é muito importante para os treinadores terem muita atenção a qualquer indício que signifique a existência de conflitos que não foram totalmente resolvidos. Caso existam, há a necessidade de promover momentos em que essas situações sejam esclarecidas e resolvidas, por forma a que o trabalho possa decorrer sem qualquer perturbação.

Prgunta 8:
Os factores de ordem afectiva são mais difíceis de controlar no feminino?

Creio que sim. Na sequência do que já foi referido anteriormente as atletas são muito sensíveis a quaisquer situações que entendam configurar um tratamento preferencial dentro de um grupo de trabalho, pelo que se torna decisivo ter atenção a esta questão. A acrescer a este factor, é ainda necessário atender ao facto das atletas terem por vezes dificuldade em discutir os problemas e resolvê-los de imediato, o que pode provocar com o decurso do tempo, que essa questão assuma uma dimensão exagerada.
Outro aspecto que me parece importante referir, é o facto das atletas quando confrontadas com críticas à sua prestação, muitas vezes reagirem com uma quebra de confiança nas suas capacidades, pelo que existe a necessidades de gerir bem a informação a transmitir. Assim sendo, as críticas negativas podem e devem surgir sempre que se justifique, desde que possam ser encaradas como uma forma de apontar aspectos menos positivos e deixando espaço para a resolução do comportamento apontado.

Última pergunta:
Gostaria de saber se no entendimento do Professor José António Silva, não devem existir diferenças ao nível do treino da força. Sou treinador de Andebol Feminino e por vezes tenho receio em utilizar cargas mais fortes no treino desta capacidade.

A primeira questão a referir é que existem particularidades no treino das atletas que devem ser atendidas e que são fundamentalmente determinadas pelas suas características fisiológicas. No que diz respeito à questão das cargas, creio que não existirão quaisquer problemas na sua utilização desde que estas estejam adaptadas à capacidade das atletas. O treino da força deverá ter na minha opinião como referência uma repetição máxima para cada exercício, pelo que o trabalho a desenvolver pelo que em função do objectivo a atingir será utilizada uma percentagem dessa carga. Creio que desta forma será sempre evitada a utilização de cargas desajustadas, não se correndo qualquer risco.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Croácia 2009

Embora todos saibamos que a tarefa não era fácil, é uma pena uma vez mais estarmos privados de participar em mais uma competição internacional. Resta trabalhar mais e melhor para algum dia voltarmos a estar entre os melhores. Eu acredito que mesmo com uma base de recrutamento pequena e também por outras razões (culturais, económicas etc.) relativamente a outros países, poderemos lá chegar novamente se conseguirmos unir esforços concentrando-nos no essencial e desprendendo-nos do acessório. Num país com as características do nosso isso faz-nos muita falta.

Faltam 10 horas (Croácia - Coreia do Sul) para começar outra batalha que presenciarei ao vivo na parte final do campeonato. Depois contarei algumas coisas que vir, se for interessante.

Consulta - Respostas 5 e 6

Pegunta 5:
Que diferenças ao nível dos conteúdos tácticos habitualmente empregues no jogo, sobretudo referindo-nos ao jogo de alto nível?


Como já referi anteriormente, creio que não existem diferenças nos conteúdos de ordem táctica (meios tácticos de grupo e táctica colectiva) no Andebol praticado por atletas femininas e masculinos. O que se verifica é uma diferente utilização (que na forma quer na frequência) desses conteúdos, em função das características das jogadoras e jogadores em confronto. Assim, tendo atenção por exemplo a maior capacidade de remate dos atletas masculinos, é natural que os mecanismos tácticos que conduzem à finalização a partir de zonas mais afastadas da baliza seja utilizada com maior frequência, relativamente ao que se verifica no jogo de Andebol praticado por equipas femininas.

Pergunta 6:
Será a mesma coisa ao nível do relacionamento atleta/treinador funcionar com o feminino ou com o masculino?

Existe uma base no relacionamento entre jogadoras/es e treinadores que é semelhante e que depende fundamentalmente do tipo de liderança que se pretende implementar. De facto, penso que independentemente de se tratar de equipas masculinas ou femininas, o relacionamento a estabelecer depende do tipo de liderança que o treinador pretenda utilizar. Apesar disso, existem algumas particularidades no trabalho de equipas femininas que importa realçar:
As jogadoras necessitam de ter uma liderança mais próxima, o que permite estar mais disponível para perceber problemas que as possam afectar;
No relacionamento a estabelecer o treinador deve assegurar que existe um clima de confiança mútua, sob pena de do trabalho ser seriamente prejudicado;
Independentemente do que atrás foi referido, deve ser colocado um grande rigor no cumprimento das regras estabelecidas;
Deve existir uma preocupação permanente no sentido de que todos os problemas sejam devidamente esclarecidos. Pela experiência que tenho, as jogadoras por vezes não abordam as situações que as incomodam, pelo que esses problemas acabam por se revelar impeditivos da criação de um bom clima de trabalho.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Novas regras e tecnologia no Mundial 2009

Balón con chip e interfono arbitral, novedades para Croacia 2009
· Los árbitros usarán por primera vez los interfonos · El balón llevará incorporado un chip para saber si atraviesa la línea de gol · Los equipos podrán hacer dos cambios tras la primera fase y otros dos para la ronda final

La tecnología avanza y el balonmano de elite se sube al carro para el inminente Mundial de Croacia (16 al 2 de febrero) con tres novedades en cuanto a la reglamentación: los árbitros usarán por primera vez interfonos (como en fútbol), el balón llevará incorporado un chip para saber si atraviesa la línea de gol y los equipos podrán hacer dos cambios tras la primera fase y otros dos para la ronda final.
En Croacia los árbitros deberán adaptarse con rapidez a la novedad de poder comunicarse entre ellos, y ambos con la mesa de anotadores.
Las dudas sobre si el balón supera o no la línea de gol después, por ejemplo, de golpear el larguero y caer (muy frecuente en balonmano) quedarán resueltas con un nuevo chip adosado al esférico. La experiencia piloto fue un éxito y en Croacia el problema quedará de esta forma solucionado.
Por último, la IHF permitirá introducir dos nuevos jugadores en sustitución de otros tantos (lesionados o por decisión táctica) tras la primera fase. Acaba la segunda, igualmente las selecciones podrán efectuar otros dos nuevos relevos para afrontar la fase final

Taça da Liga

Consulta - Resposta 4

Pergunta 4:
Que características tem a jogadora Portuguesa (positivas e negtivas)?
Nunca treinei o andebol feminino.

De todas as características que se podiam enumerar, entendi realçar aquelas que na minha opinião se apresentam como mais relevantes.
Os treinadores que já trabalharam com equipas femininas reconhecerão certamente que as atletas têm uma característica particular que muito lhes agrada e que contribui para o sucesso: o empenhamento que colocam nas tarefas de treino e competição. Este é um dos aspectos mais positivos nas equipas femininas e que condicionam todo o trabalho que é realizado. Outras das características importantes que reconheço às jogadoras portuguesas é a sua capacidade de sacrifício, que as leva, não só a superar problemas no treino e na competição, mas também na sua vida pessoal. De facto, muitas vezes me questiono como é que atletas que não beneficiam de condições económicas semelhantes às dos seus colegas masculinos, conseguem obter níveis semelhantes de dedicação ao trabalho da equipa.
No aspecto menos positivo, gostaria de realçar a falta de confiança que algumas atletas demonstram. Esta falta de confiança para realizar algumas acções, necessita ser combatida para que possam ser atingidos níveis de rendimento mais elevados.
Outro aspecto que creio ser comum nas jogadoras portuguesas provêm do trabalho de formação que deveria ser mais eficaz. De facto, salvo algumas honrosas excepções, o nível de exigência, o volume e a qualidade de trabalho, impedem que as atletas possam explorar de forma cabal o seu potencial. Outra das características menos positivas das nossas atletas são as deficiências ao nível do trabalho das capacidades condicionais e coordenativas, bem como algumas deficiências técnicas, particularmente ao nível defensivo.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CONSULTA - Resposta 3

Pergunta 3:
Em situações de jogo, quais as diferenças de orientar masculino ou feminino?
Creio que a principal diferença ocorre ao nível da autonomia que os atletas revelam em jogo. Enquanto numa equipa masculina muitas vezes os atletas conseguem de forma autónoma encontrar as soluções que entendem mais adequadas a uma determinada situação de jogo, as jogadoras por vezes necessitam de indicações mais precisas para conduzir as suas acções na competição. Este aspecto, que pode constituir-se como uma desvantagem em ambientes onde a comunicação seja difícil, permite por outro lado que o treinador tenha um maior controlo relativamente ao desempenho das jogadoras e da equipa. No caso das equipas masculinas, por vezes este controlo é menos efectivo levando a que haja situações de jogo em que a prestação da equipa se afaste do que o treinador pretende.

Forum de Andebol

Para os interessados nestas coisas podem obter informação no link abaixo indicado.


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

CONSULTA - Resposta 2

Pergunta 2:
Gostaria de saber que tipo de perfil deve-se ter para treinar o feminino?
Em primeiro gostaria exprimir a minha convicção de que não existe um “Andebol feminino” e um “Andebol masculino”. O Andebol, os seus pressupostos técnicos e tácticos são iguais, existindo isso sim, diferenças nas características das jogadoras e jogadores, que naturalmente condicionam a forma como esses pressupostos são geridos.
Esclarecido este ponto, entendo que para além da formação e características normais necessárias num treinador, entendo que as pessoas que trabalham com atletas do género feminino devem ter três preocupações fundamentais:
- Libertar-se de quaisquer preconceitos relativamente ao género feminino, encarando as suas jogadoras como atletas, às quais devem ser colocados níveis de exigência e empenho semelhantes aos de atletas masculinos com estatutos similares;
- Ter sempre presente as características particulares das jogadoras, nomeadamente os aspectos fisiológicos e psicológicos. Estes dois aspectos têm uma influência directa no trabalho a realizar;
- Por último, uma referência às questões da gestão do grupo, nas quais creio residir uma das maiores diferenças entre equipas masculinas e femininas. Baseando-me na experiência que tenho, entendo que as atletas são mais sensíveis ao que entendem ser tratamentos diferenciados dentro dos elementos do grupo. Como consequência, por vezes têm maior dificuldade em ultrapassar pequenos conflitos que são normais num grupo de trabalho, comparativamente ao que se passa com os atletas masculinos. A compreensão e gestão correcta deste facto deverá ser, na minha opinião, um dos principais atributos de um treinador que trabalhe com equipas femininas.

Nova Mesquita?

E porque a vida não pode ser só andebol, embora por deformação profissional ou por outras razões a tendencia da nossa vida é essa, abro um espaço para colocar algo que nos faça rir, até porque em tempo de crise nunca devemos perder a boa disposição...
Obrigado Paulo Pinto!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CONSULTA

Agradeço a forma séria como José António Silva respondeu às questões colocadas pelos participantes neste espaço de discussão. A verdade é que dele não esperava outra coisa.

Aproveito para informar que o próximo convidado a participar nesta iniciativa será o actual treinador adjunto do F.C.Barcelona, Xavier Pascual Fuertes. Como ele acumula funções de treinador dos Guarda-redes e coordena um modelo de formação de um grupo de jogadores jovens a integrar no mais curto espaço de tempo na equipa sénior, fica desde já aberto o espaço para propostas de discussão com esta personalidade do mundo do andebol de altíssimo nível.
Como sempre digo, aproveitem!
Obrigado José António!
Muchas gracias Pasqui!

CONSULTA - Resposta 1

Meus caros amigos, inicialmente gostava de deixar algumas pequenas notas: Em primeiro lugar agradecer as vossas questões e colocar-me à vossa disposição para (sempre que o entendam...) dar a minha opinião sobre outros assuntos. Num segundo momento, pedir desculpa pelo tempo que demorei a responder, apesar de ter esboçado as repostas logo que recebi as vossas questões. No entanto afazeres vários e muitas preocupações impediram-me de terminar o que então havia iniciado. Em ocasiões futuras, caso existam, responderei de forma muito mais célere. Gostaria também de referir que as respostas à diversas perguntas têm por vezes pontos em comum, sendo que alguns dos argumentos acabam por se repetir ao longo do texto.
Por último, deixar claro que as opiniões apresentadas são o resultado da minha experiência e reflexão resultantes do trabalho com as equipas, pelo que não pretendo que sejam encaradas como respostas definitivas acerca das questões abordadas.

Pergunta 1:

Gostaria de saber se reconhecem diferenças ao nível do jogo 1x1 quando comparamos um jogo sénior masculino e um feminino. Dois anos como treinador do feminino parecem indicar que neste contexto a frequência de ocorrência é menor.Se sim, será que estamos perante uma problema de formação respeitante à metodologia de treino?

Relativamente à primeira parte da sua questão, penso que tem uma visão correcta do que se passa no jogo. De facto (sem que tenha dados objectivos resultantes de estudos...) estou convicto de que existem menos situações de 1X1 no jogo de Andebol praticado por equipas femininas. As razões que levam a que este facto ocorra são, a minha opinião de vária ordem, das quais destacaria:
- Creio que existe um deficit ao nível das capacidades condicionais e coordenativas das atletas que as impede de obter maior sucesso neste tipo de acções e consequentemente inibe a sua utilização. Esse deficit (particularmente ao nível da força explosiva) é determinante para o resultado deste tipo de duelos, podendo contribuir também para uma diminuição da sua frequência de utilização em jogo, quando comparado com a verificada em equipas masculinas;
- Por outro lado, também devido ao deficit de força explosiva que inibe o aparecimento de mais rematadoras de 1ª linha, a estratégia assume um papel determinante para a criação de situações de finalização. Como consequência, parece natural que o jogo seja mais colectivo, o que provavelmente também contribui para a diminuição de situações de 1X1;
- Por último e ainda relacionado com o ponto anterior, penso que a utilização de defesas mais fechadas, onde as ajudas e as outras formas de colaboração entre defensores permitem uma oposição mais eficaz às situações de 1X1 por parte da atacante, podem contribuir para explicar o facto em discussão. Como as atletas habitualmente não conseguem explorar de forma imediata os pequenos desequilíbrios provocados na defesa, acabam por permitir que a acção defensiva tenha sucesso. Como consequência, muitas vezes treinadores e atletas evitam o 1X1 como forma de ataque;
Em relação à segunda questão, creio que realmente existe uma relação com os conteúdos de treino. No entanto não vejo este aspecto como um problema dos treinadores, mas sim como uma consequência do tipo de jogo praticado. Assim entendo que a metodologia de treino utilizada procura dar resposta aos problemas colocados no jogo, encerrando algumas das características anteriormente referidas.
Na minha opinião é decisivo que na formação se procure dar maior ênfase ao trabalho individual (capacidades físicas e condicionais/técnica e táctica individual), em detrimento de um trabalho apenas baseado na componente táctica colectiva que muitas vezes se observa. Seguindo a perspectiva inicialmente apontada, as capacidades das atletas seriam enriquecidas abrindo possibilidades de evolução para o jogo.

Portugal vence Torneio das 4 Nações

Parabéns Selecção!

Os Juniores "A" de Portugal vganharam, por 25-24, à Espanha e venceram, pela 2ª vez consecutiva, o Torneio das 4 Nações. Wilson Davyes recebeu o prémio de Melhor Jogador.
Portugal regressou às vitórias no último jogo a contar para o Torneio das 4 Nações, que termina este domingo, em Rennes. A Selecção Nacional de Juniores A masculinos, que entrou bem no jogo, conseguiu ganhar vantagem sobre a Espanha no decorrer da primeira parte do jogo. Ao intervalo, o resultado era 14-12. Na segunda parte do jogo, a Espanha tentou dar a volta ao resultado mas Portugal manteve-se sempre na frente e alcançou a vitória, por 25-24.
Fonte: FAP

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Eu voto!

Alexandrina Barbosa candidata a Personalidade Feminina do Desporto 2008 A atleta da Selecção Nacional Feminina, Alexandrina Barbosa, é uma das candidatas a Personalidade Feminina 2008 - Desporto da Revista Lux. A eleição é feita através de sms até 14 de Janeiro de 2009.O júri da Revista Lux, constituido por cinco elementos, nomeou três personalidades femininas em cada uma das 13 áreas escolhidas pela Lux. Na categoria de Desporto, as candidatas são Michelle de Brito (ténis), Vanessa Fernandes (triatlo) e Alexandrina Barbosa. Alexandrina Cabral Barbosa, com 22 anos, começou a jogar Andebol na época de 1996/ 97, no (extinto) clube Pedreira dos Hungaros, de onde passou para a ASS Assomada, na época 1999/2000. Três anos depois, Alexandrina mudou-se para a Madeira, onde representou o Madeira Sad por duas épocas, nas quais conquistou os campeonatos nacionais de seniores femininos. Actualmente, Alexandrina encontra-se a jogar na Roménia. A atleta da selecção nacional feminina, com 147 internacionalizações e 882 golos marcados, foi a melhor marcadora de Portugal no Campeonato da Europa Macedónia 2008 (22 golos), disputado de 2 a 14 de Dezembro, na Macedónia. Haverá apenas uma vencedora por cada categoria. Para votar, envie um sms com o código Lux 22, e envie este sms para o 4443 (custo de participação: 0,45€). A votação decorre entre os dias 2 e 14 de Janeiro de 2009. Os resultados serão publicados na edição nº 456 de 23 de Janeiro. Mais informações na Revista Lux, edição nº 453 de 5 de Janeiro de 2009.

Espanha empata com Noruega

Rivera siembra dudas en su primer test
España ha empatado 26-26 ante Noruega en el primer partido de preparación para el Mundial de Croacia. Los de Valero hicieron un buen partido, sobre todo teniendo presente que llevan sólo cuatro días juntos. En todo momento se notó la juventud del equipo nacional, para bien y para mal, ya que las ganas y la velocidad estuvieron presentes todo el partido, pero la falta de pausa y experiencia hicieron mucho daño a la hora de frenar a los Noruegos.

sábado, 3 de janeiro de 2009

2º Curso Master Coach Andebol e II Seminário Internacional

O 3º Bloco do Curso de Master Coach realiza-se de 9 a 11 de Janeiro de 2009.
O 3º Bloco do Curso de Master Coach vai ter lugar nas instalações da Universidade Lusófona do Porto em regime presencial. O II Seminário Internacional está marcado para 10 de Janeiro de 2009, no auditório da Universidade Lusófona, no Porto. O painel de prelectores do II Seminário Internacional é o seguinte: - Xavier Pascual Fuertes ("Paski") Treinador Adjunto da equipa da Liga Asobal - FC Barcelona Especialista de Treino do Guarda-Redes - Marko Sibila EHF Master Coach Professor de Andebol na Faculdade de Desporto da Universidade de Ljubliana (Eslovénia) Todas as informações em http://www.formand.com/.