
Pude constatar numa ilha algures nos Açores que o Andebol está vivo e bem vivo. Podia estar melhor, isso é certo, mas existem motivos de sobra que condicionam uma progressão sustentada. Abandonar a ilha para encetar uma carreira universitária é uma das razões fortes que por vezes justificam um abandono precoce. Por outro lado as dificuldades de comunicação (sobretudo pelo encargo financeiro) entre as ilhas e com o continente também são um factor importante que desliga os mais novos da oportunidade de competir com maior regularidade. Estas e outras condições fazem com que eu tenha que atribuir um valor inestimável a pessoas como o Filipe Duque ou o Mário Bettencourt (entre outros que me merecem todo o respeito) que todos os dias remam contra a maré (nada melhor dito) para conseguir manter um espaço que já foi conquistado mas que necessita de uma constante presença e sobretudo de muitas e boas ideias. Pareceu-me impressionante o histórico do Filipe que me permite entender a paixão deste Açoriano pelo Andebol. Ainda jovem, ao contrário dos companheiros trocou desde cedo o futebol, as touradas à corda típicas da ilha terceira e os filmes do clube de vídeo pelo andebol. Via jogos de andebol captados por uma antena parabólica de um amigo e treinador que os gravava e fornecia constantemente. Em 1994 veio para o continente sem os pais para assistir ao I campeonato da Europa, conseguindo um espólio em autógrafos que ainda hoje guarda religiosamente. Como acredito que podem haver mais Açorianos como o Filipe, espero sinceramente que o Andebol cresça em função da sua entrega, sabendo que para isso é necessária a colaboração (muita ou pouca) de todos. Desejo tudo de bom ao andebol dos Açores!


Groups for 2009 Men's Junior World Championship in Egypt established



















Over a three week period, the 2009 Men’s Handball World Cup in Croatia received coverage of approximately 1,420 hours in the 25 markets investigated (90 different channels). These are the main... 












Enhorabuena Pasqui, lo mereces por la forma humilde con que te entregas al trabajo. Te deseo suerte y fuerza para lo que viene ya en seguida!








