quinta-feira, 11 de junho de 2009

Seminário ATAP

Não posso deixar de agradecer o convite que me foi feito pela Associação de Treinadores de Andebol de Portugal (ATAP) para participar neste seminário. Por razões profissionais, não poderei estar presente, desejando desde já que os trabalhos do seminário decorram de forma proveitosa para todos!

domingo, 7 de junho de 2009

XXXII IHF CONGRESS IN CAIRO FINISHED

The XXXII Ordinary Congress of the International Handball Federation (IHF) ended with tributes to commendable federations and functionaries and with the awarding of the World Championships of...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

F.C.Porto Campeão

Parabéns à equipa do F.C.Porto pela brilhante época e elevado nível de jogo demonstrado!
Parabéns Carlos Resende por seres realmente mais um sério concorrente para todos nós, treinadores!
Parabéns José Magalhães e restantes dirigentes pelo bom trabalho desenvolvido para a conquista de mais um título!


Parabéns F.C.Porto

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Ciudad Real - Campeão Europeu



CIUDAD REAL 33-27 KIEL
Milagro en el Quijote Arena
El Ciudad Real ha obrado el milagro y se ha llevado una final de manera apoteósica frente a un Kiel que no supo mantener su renta en el Quijote Arena. Los manchegos se impusieron a los alemanes por 33 a 27.

Sensational Ciudad
31.05.2009 - The Spanish champions win the CL title again after a 33:27 in the second leg of the Final against THW Kiel.more...

VALLADOLID 24-23 NORDHORN

El Pevafersa se supera y gana la Recopa
El Pevafersa Valladolid ya puede contar con un nuevo trofeo en sus vitrinas después de haber conseguido ganar al Nordhorn en el pabellón Pisuerga por 24 a 23.


Enhorabuena Juan Carlos, enhorabuena Valladolid!!

Cangas vuelve a la liga ASOBAL


Sé que es un poco tarde para felicitar al club balonmano Cangas por el ascenso a ASOBAL, pero estuve trabajando en una ciudad del interior de Angola (Huambo) con la selección y había problemas de red para publicar un mensaje. Recibí con alegría la noticia por un grande amigo de Cangas. Como el, mucha gente de Cangas lo merece, por sufrir por (y con) el club deseo lo mejor para los próximos años. Enhorabuena al entrenador Curro Lucena, al equipo, a la directiva, a la marea y a todos que de una manera o de otra sienten al club como parte de su vida!

Mucha suerte!

domingo, 17 de maio de 2009

Viborg take the CL title!

Viborg HK are the Champions League winners in the 2008/09 season. By winning in Veszprém against Győr at a really tense match that ended with 26:23 (14:10), the Danes won the title for the second time in their history. Let’s not forget: Győr won the first leg by 24:26.
more...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Angola

Meus caros amigos e amigas, estou de saída para Luanda para iniciar os trabalhos com a selecção Angolana de Andebol feminina com vista à preparação do Campeonato do mundo em Dezembro de 2009 na China. Irei também coordenar o trabalho da selecção júnior que irá participar no campeonato Africano na Tunísia em Agosto próximo.
Tentarei não deixar morrer o blogue dentro das minhas possibilidades, que como devem entender estão agora limitadas. Estarei sempre disponível para cooperar com os leitores assíduos deste espaço e pronto para intermediar qualquer tipo de partilha de conhecimentos e sobretudo de ideias.

Forte abraço e seguimos em contacto!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

III Clinic Associação de Andebol do Faial


Pude constatar numa ilha algures nos Açores que o Andebol está vivo e bem vivo. Podia estar melhor, isso é certo, mas existem motivos de sobra que condicionam uma progressão sustentada. Abandonar a ilha para encetar uma carreira universitária é uma das razões fortes que por vezes justificam um abandono precoce. Por outro lado as dificuldades de comunicação (sobretudo pelo encargo financeiro) entre as ilhas e com o continente também são um factor importante que desliga os mais novos da oportunidade de competir com maior regularidade. Estas e outras condições fazem com que eu tenha que atribuir um valor inestimável a pessoas como o Filipe Duque ou o Mário Bettencourt (entre outros que me merecem todo o respeito) que todos os dias remam contra a maré (nada melhor dito) para conseguir manter um espaço que já foi conquistado mas que necessita de uma constante presença e sobretudo de muitas e boas ideias. Pareceu-me impressionante o histórico do Filipe que me permite entender a paixão deste Açoriano pelo Andebol. Ainda jovem, ao contrário dos companheiros trocou desde cedo o futebol, as touradas à corda típicas da ilha terceira e os filmes do clube de vídeo pelo andebol. Via jogos de andebol captados por uma antena parabólica de um amigo e treinador que os gravava e fornecia constantemente. Em 1994 veio para o continente sem os pais para assistir ao I campeonato da Europa, conseguindo um espólio em autógrafos que ainda hoje guarda religiosamente. Como acredito que podem haver mais Açorianos como o Filipe, espero sinceramente que o Andebol cresça em função da sua entrega, sabendo que para isso é necessária a colaboração (muita ou pouca) de todos.
Uma pequena história: No final de uma das sessões práticas, brincava eu com 2 atletas juvenis num jogo de passe dentro do circulo (2X1). Quando terminamos, fiquei estupefacto com um grupo de miúdos infantis que desceram da bancada, pegaram numa bola e começaram pouco a pouco a reproduzir o jogo que tínhamos feito antes. É curioso, porque tinham a baliza disponível e optaram pelo nosso jogo. Não resisti e fui também jogar com eles, a cada passe procuravam imitar-me sobretudo com passes de costas e com efeito. Soltavam uma risada sempre que o conseguiam fazer com êxito. Isto fez-me pensar que o prazer do jogo seja ele qual for é fundamental para aprender e progredir.

Forte abraço a todos os participantes (treinadoras, treinadores, dirigentes e atletas) no clinic!
Desejo tudo de bom ao andebol dos Açores!

terça-feira, 5 de maio de 2009

2009 Men's Junior World Championship

Groups for 2009 Men's Junior World Championship in Egypt established
The official draw for the XVII Men's Junior World Championship was held last night in Cairo EGY. The title contests will be staged from 06 - 19 August 2009 in Egypt. COC chairman Leon Kalin carried... more

6º Congresso técnico-científico


Devo expressar a minha satisfação por ver em Portugal tratado um tema de extrema importância como é o treino do Guarda-redes.


Os Treinadores que estiveram presentes como prelectores, passaram boas ideias que devem ser aproveitadas e sobretudo adaptadas à realidade de cada um. Foi um privilégio poder beneficiar da experiência de Hellgren e de Olson e ao mesmo tempo das boas ideias do Paulo Sá, para tornar o treino mais efectivo evitando perdas de tempo. Com Hellgren percebemos que o trabalho em grupo é decisivo para atingir altos patamares de sucesso e que é necessário fazer com que as concentrações de dopamina dos nossos atletas aumentem para facilitar o dia-a-dia, e isso consegue-se simplesmente aumentando a sua auto-estima ou de outras formas. Quem esteve no congresso entende-me…
Pelas intervenções de Olson, percebi que a escola Sueca (inteligentemente) está a procurar encontrar outras soluções tácticas, indo buscar conceitos à Escola balcânica ou mesmo Alemã. Paulo Sá trabalhou aspectos relacionados com a identificação por parte dos Guarda-redes de pré-índices de remate de forma a antecipar a trajectória da finalização. Ideias que em conjugação vão com certeza melhorar a qualidade do nosso treino.
O meu agradecimento aos três e à Formand por conseguir organizar bem um evento tão participado.
Deixo uma palavra de apreço aos meus companheiros do 2º Master Coach e a outros conferencistas por tratarem temas interessantes nas comunicações livres que também enriqueceram a minha formação.

sábado, 25 de abril de 2009

O Treinador e a política - Jorge Araújo

Entre os trabalhos relativos a toda a programação da minha próxima batalha (Mundial feminino – China 2009), do Master Coach e do III Clinic da Associação de Andebol do Faial, ainda consegui encontrar tempo (obrigatório) para ler um pouco do último livro de Jorge Araújo, “ O Treinador e a Política”. Estou na página 57, mas quero partilhar convosco algumas passagens do livro, repartidas entre afirmações do autor ou citações de outros mencionados na obra.

Aprender para a vida ou para o Canudo?

“Existe uma diferença muito grande entre aprender para a vida, ou para o canudo”. “Na busca exclusiva do canudo, pouco importa o que aprendo ou como aprendo, muito menos me interrogo para que irá servir aquilo que aprendi. Limito-me a ir em busca da licenciatura, de um mero papel onde conste que, com qualidade ou sem ela, sou doutor ou engenheiro”

Jorge Araújo

“Mais do que jogadores altos, quero saber a que altura querem jogar”

John Wooden

“Seja ele qual for, o resultado é sempre um sucesso. Fracasso é desistir. O que importa é o que se aprende na viagem da vida por tentativas e erros. Ter medo de falhar, inibe a criatividade. Uma pessoa sábia aprende com os erros”

Neal Peterson

Oposição, factor de progresso

“Enquanto continuarmos a cultivar atitudes e comportamentos intransigentes face àqueles que pensam, opinam e actuam de modo diferente, dificilmente seremos um País desenvolvido”

Jorge Araújo

European Cup


European Cup Finals (Woman's)
The Final fixtures of the 2008/09 Women's European Cup have been set.

European Cup semi-finals drawn (Men's)
The semi-final fixtures are ready in the men's EHF Champions League, EHF Cup, Cup Winners' Cup and Challenge Cup.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Consulta

Gostaria uma vez mais de agradecer a colaboração do Juan García Herrero e de todos os participantes (com as perguntas) neste espaço designado consulta. Embora as respostas aos participantes fossem claras, creio que perdemos uma oportunidade para aproveitar o saber de um treinador que neste momento trabalha com as Selecções júniores Espanholas e que com certeza vai oferecer muito ao Andebol Espanhol.

Consulta a Juan García Herrero - Resposta à pergunta 5 (última)

Pergunta 5 - Gostaria que nos desse algumas pistas que nos ajudem a construir atletas com maior capacidade para antecipar na defesa do que somente reagir aos problemas que colocam os atacantes.

Resposta: Creo que el mayor problema para diseñar tareas defensivas que mejoren la anticipación del jugador es establecer los indicadores (pre-índices) a los que el defensor debe anticiparse. Muchas veces los entrenadores le pedimos a los defensores que se anticipen pero no somos capaces de ofrecerle información específica que les permita discriminar cuándo pueden anticiparse. En este sentido, si el entrenador tiene claro a qué debe anticiparse el defensor el entrenamiento resultará muy sencillo. Estas informaciones varían en función del puesto específico, pero en esencia se trata de: trayectorias de los atacantes (profundidad, anchura), orientación para el lanzamiento o el pase, uso del bote de balón o no, posición del balón (altura) y posibilidades de lanzamiento o no, llegada a espacios eficaces/ineficaces, etc.Si en cada uno de los sistemas defensivos somos capaces de construir ejercicios sobre estas informaciones para los distintos puestos específicos, seguro que los defensores serán capaces de anticiparse. Lógicamente, a cada una de estas informaciones específicas será necesario asociarle el comportamiento defensivo que el entrenador considere que es más eficaz, a saber: marcar, disuadir, interceptar, blocar, etc.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Jorge Araújo - Nova publicação

III Clinic Associação de Andebol do Faial

Consulta a Juan García Herrero - Resposta às perguntas 3 e 4

Pergunta 3 - Muitos atletas não gostam de defender. Num sentido prático que estímulos deveremos transmitir aos atletas para desenvolver o gosto de defender, em função do nível: aprendizagem e rendimento.

Resposta: Aprendizaje y rendimiento: a todo el mundo le gusta atacar ya que tiene un objetivo muy definido (meter el gol) y un objetivo intermedio para llegar al gol (superar/engañar al defensor). En defensa normalmente los entrenadores no generamos esa estructura, ¿cuál es el objetivo del defensor en el 1x1 que el atacante no le engañe o engañar él al atacante? Desde mi punto de vista el gran objetivo es conseguir que el defensor tenga recursos reales para enfrentarse al atacante con el mismo objetivo: el defensor debe intentar jugar a engañar al atacante (activo), no a evitar que le engañen (reactivo). Cuando el defensor se da cuenta que puede tomar la iniciativa, engañar al atacante, sorprenderle, las tareas defensivas son mucho más gratas.

Pergunta 4 - Después 4 años pasados, si volviera a tener que hacer un artículo sobre el mismotema, cambiaria algo en relación a alguna idea o incluso a algún contenido enparticular? Sobre los ejercicios presentados en el artículo, nos puede regalar alguno más que ha creado?

Resposta: Después de unos años trabajando sobre el comportamiento defensivo de los jugadores no cambiaría nada sustancialmente, aunque creo que en todo este asunto sería necesario matizar el papel de las intenciones tácticas defensivas. Desde mi punto de vista este tema es el que más va a evolucionar en los próximos años. Si fuéramos capaces de definir operativamente las intenciones tácticas defensivas, y de establecer progresiones de entrenamiento para (junto con los contenidos técnico-tácticos defensivos), mejorar el comportamiento defensivo, estaríamos dando un paso de gigante con nuestros jugadores.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Consulta a Juan García Herrero - Resposta à pergunta 2

Pergunta 2 - A exposição (e dúvida) que coloco não se baseia concretamente nos objectivos das situações para o treino das múltiplas tarefas e conceitos que o atleta deverá aprender ou aperfeiçoar, mas sim da tomada de decisão do treinador relativamente à escolha das formas de organização, das situações e identificação das aprendizagens de cada um dos jogadores. Desta forma e no entendimento que faço no treino de Andebol, enquanto jogo desportivo colectivo, as actividades de e para o processo ensino-aprendizagem devem incidir neste sentido do "Pormaior ao pormenor":- jogo real- situações de jogo concretas (zonas, momentos)- exercícios analíticos (com contexto)- exercícios analíticos (sem contexto)A minha questão é a seguinte: será possível definir indicadores/critérios para que otreinador tome a decisão mais acertada na escolha do processo de treino para a transmissão de conhecimento?

Resposta: Creo que si sería posible definir esos indicadores/critérios para que el entrenador pueda ajustar su intervención en el proceso de entrenamiento, pero también tengo claro que esos indicadores NO pueden generalizarse a toda una categoría (alevín, infantil, etc.), sino que esos indicadores van a ser específicos de un equipo/jugador. Ser competente en defensa pasa esencialmente por dos variables: tener los recursos técnico-tácticos y tener el conocimiento necesario para aplicar esos recursos. Cuanto más recursos técnico-tácticos se tengan y cuánto más conocimiento sobre los mismos más posibilidades de alcanzar esa competencia defensiva. El problema es diagnosticar en cada jugador y en cada equipo, el momento de adquisición por el que están pasando (indicadores) y consecuentemente ajustar el entrenamiento a esas necesidades.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Consulta a Juan García Herrero - Resposta à pergunta 1

Gracias Juan por tu dedicacion al descubrimiento de las "cosas" de nuestro deporte!


Pergunta 1
- Quando falamos de tomada de decisão, quase sempre nos referimos ao ataque. Penso que é muito importante também falarmos de defesa associada a tomada de decisão se os exercícios procurarem defensores activos que possam provocar erros ao ataque. Para que isto ocorra, é necessário que a iniciativa pertença ao defensor para atingir este objectivo. Em que bases deve assentar a planificação do trabalho em etapas de formação do jogador?


Resposta:
Estoy totalmente de acuerdo contigo cuando dices que cuando se habla de toma de decisión siempre nos referimos al ataque, pero para poder hablar de toma de decisiones en defensa los entrenadores tenemos que tener claro que hay más decisiones a tomar que hacer golpe franco.El trabajo defensivo se enriquecerá tácticamente cuando: 1. Los defensores desarrollen perfiles físico-motrices más completos (mejor desplazamiento, coordinación, resistencia, fuerza, etc.)2. Valoremos que el comportamiento individual defensivo OBLIGA a discriminar opciones y seleccionarlas, consecuentemente no podemos estar reforzando positivamente al defensor que siempre hace marcaje en proximidad con golpe franco (el hacer golpe franco será una de las decisiones a tomar entre varias posibles).

domingo, 12 de abril de 2009

Portugal garante presença no Campeonato do Mundo Sub21 Masculinos

Parabéns Selecção!

Portugal garantiu a presença no Campeonato do Mundo do Egipto 2009, ao vencer este domingo a Turquia por 40-17, em jogo da terceira e última jornada do grupo 2 da fase de apuramento que, durante três dias, decorreu na Guarda.
mais: http://fpandebol.sapo.pt/

sexta-feira, 10 de abril de 2009


Desejo felicidades à Selecção para uma vez mais podermos estar entre os melhores!


A Selecção Nacional de Juniores "A" inicia esta sexta-feira a corrida rumo à fase final do campeonato do Mundo de Sub-21 anos, que vai decorrer no próximo mês de Agosto, no Egipto. Para lá chegar, a equipa lusa tem de ultrapassar com êxito a fase de apuramento, que se realiza este fim-de-semana um pouco por toda a Europa.

terça-feira, 7 de abril de 2009

European Cup semi-finals drawn

Women's EC semi-finals

The 2008/09 Women's European Cup season has arrived to its semi-final stage. With the best four teams getting ready for the final stages of the various European Cup competitions, the draw took place on Tuesday 24 March, in Vienna.
Women's Challenge Cup
Thüringer HC (GER) vs Izmir BSB SK (TUR)ProVital Blomberg-Lippe (GER) vs Handball Cercle Nimes (FRA)
Women's Cup Winners' Cup
TSV Bayer 04 Leverkusen (GER) vs FCK Handbold A/S (DEN)Larvik HK (NOR) vs Gjerpen Handball (NOR)
Women's EHF Cup
S.D. Itxako (ESP) vs C.S. Rulmentul-Urban Brasov (ROU)HC Leipzig (GER) vs HC Dinamo (RUS)
Playing dates: 11/12 April and 18/19 AprilFinal draw: 21 April 2009, 11hrs in the EHF HQ, Vienn

Men's EC semi-finals

The semi-final draw for the 2008/09 EHF Champions League and European Cup competitions was carried out today in the EHF Headquarters, Vienna.
The semi-finals will be played in two legs (home and away) on 25-26 April and 2-3 May 2009 in the European Cup competitions and on 22-26 April and 29 April-3 May in the Champions League.
The exact playing dates and times will be published within few days.
EHF Champions League
HSV Hamburg/GER vs Ciudad Real/ESP THW Kiel/GER vs Rhein-Neckar Löwen/GER
EHF Cup
RK Gorenje/SLO vs TSV St. Otmar St. Gallen/SUI VfL Gummersbach/GER vs CAI BM. Aragon/ESP
Cup Winners’ Cup
Kadetten Handball/SUI vs HSG Nordhorn/GER ZMC Amicitia Zürich/SUI vs Pevafersa Valladolid/ESP
Challenge Cup
Besiktas JK/TUR vs UCM Sport Resita/ROU CSU Suceava/ROU vs BSV Bern Muri/SUI

TV Media evaluation of the world championships 2009

Over a three week period, the 2009 Men’s Handball World Cup in Croatia received coverage of approximately 1,420 hours in the 25 markets investigated (90 different channels). These are the main... more

sábado, 4 de abril de 2009

6º Congresso técnico-científico


Já está disponível a ficha de inscrição para o 6º Congresso Técnico Científico de Andebol - "Treino do Guarda-Redes: Um caminho para o Sucesso", a realizar na Universidade Lusófona em Lisboa, nos dias 2 e 3 de Maio de 2009.

terça-feira, 31 de março de 2009

Mundial Feminino - China 2009

Upon proposal submitted by the Chinese organisers the International Handball Federation officially approved the logo of this year's Women's World Championship.
The logo comes and changes from the shape of a jasmine flower (the province flower of Jiangsu, hosting the 2009 Women's WCh) and the pose of a woman playing handball. The logo looks like a flower which symbolises the female and also a woman doing sport. Meanwhile, the petal can be seemed as the transformation of the letter "W" ---initial of "World" and "Woman". The total logo embodies the culture of the host province and the connotation of the Women's Handball World Championship.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Espanha, Alemanha, Dinamarca e Itália

Las cuatro grandes ligas se asocian y forman la EPHLA

La Asociación de Ligas Europeas Profesionales de Balonmano (EPHLA) pretende reducir los calendarios y recibir una compensación económica por ceder a los jugadores a las selecciones.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Portugal - França a 19 de Março na Póvoa de Varzim

Sabemos que a tarefa não é fácil, até porque vamos defrontar a selecção campeã mundial em título, mas devemos interiorizar que o triunfo só pertence a quem se atreve!

Boa sorte selecção!

Na qualificação para o Campeonato da Europa Áustria 2010, a Selecção Nacional A Masculina defronta a França, a 19 de Março, pelas 20h30, na Póvoa de Varzim e, em seguida, viaja para o Luxemburgo, onde joga a 22 de Março, pelas 18h45 locais. Os dois jogos são transmitidos em directo na RTP2.
A Selecção Nacional A Masculina dá início ao estágio, na Póvoa de Varzim, a 14 de Março, pelas 12h30, local onde a selecção vai estar a preparar a recepção à selecção francesa. O jogo Portugal - França realiza-se no dia 19 de Março, quinta-feira, pelas 20h30, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. O jogo é transmitido em directo pela RTP2 e pelo Portal do Andebol.
A dupla de arbitragem nomeada para o Portugal - França é Nikolaos Korres / Sotiris Migas (Grécia) e o delegado EHF é Björn Ericsson (Suécia).
Fonte: Portal da FAP