segunda-feira, 17 de maio de 2010

FCPorto Campeão de seniores masculinos 2009/2010

Parabéns à equipa técnica, dirigentes e atletas do Futebol clube do Porto por mais um título alcançado!


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Jogo sem bola (Parte I)

Num dos clinics que organizei em Angola, falei sobre jogo sem bola, tendo como pano de fundo um artigo sobre o mesmo tema de um dos melhores treinadores do mundo, Jordi Ribera, com que já tive o prazer de falar pessoalmente sobre esta e outras temáticas. Não posso deixar também de referir outro "expert", Manuel Laguna que também contribuiu para que eu hoje entenda melhor o jogo! Obrigado aos dois!



segunda-feira, 19 de abril de 2010

Parabéns selecção

Bastava um empate, e foi um empate o que Portugal conseguiu frente à Ucrânia, numa partida onde a selecção de Rolando Freitas chegou a apresentar um andebol entusiasmante, mas que acabou perante uma enorme incerteza, já que os ucranianos passaram para a frente do marcador a dois minutos do fim.
A fraca eficácia na finalização e uma grande exibição do guarda-redes da Ucrânia tornaram aquilo que poderia ter sido uma vitória categórica (Portugal chegou a estar a vencer por 17-10) num final de jogo intenso. No entanto, após um desconto de tempo (havia 22-22) da Ucrânia antes do último ataque de que dispunha, Portugal defendeu homem a homem e conseguiu impedir o "golo da desilusão", garantindo assim a presença lusa na fase final do Europeu de sub-20, que se disputará na Eslováquia entre 28 de Julho e 8 de Agosto.
Uma incógnita é a forma, e a altura, em que dupla islandesa de árbitros regressará ao seu país de origem, dada a conhecida situação dos voos na Europa devido a um vulcão... islandês.

Fonte: Jornal o jogo

sábado, 27 de março de 2010

Outra etapa dentro da mesma

Eu e a Federação Angolana de Andebol, celebramos um acordo de prestação de serviço que prevê a cedência a tempo integral ao 1º de Agosto, que é um clube onde militam cerca de 40% das jogadoras que actualmente representam a selecção de Angola. Para mim é uma oportunidade de continuar activo dentro do campo, tendo o privilégio de trabalhar com atletas de excelência. A proposta dos dirigentes da FAA surge em função de num futuro próximo não existirem competiçoes com a Selecção, não estando excluída alguma colaboração pontual, sempre que não interfira com o trabalho no clube. Tentaremos este ano lançar as bases para atacar num futuro próximo o título nacional e Africano de clubes. Não será uma tarefa fácil, no entanto é este propósito que nos move de momento. Coordenarei também toda a estrutura do Andebol feminino do clube. O contrato com o 1º D’Agosto finaliza em Abril de 2011, ou seja, quando finalizar o meu contrato com a Federação Angolana de Andebol. Será então nesse momento que decidiremos acerca da minha continuidade em Angola. Embora tenham havido algumas dificuldades, até agora tem valido a pena e espero que assim seja no futuro.

terça-feira, 23 de março de 2010

Seminário FADEUP

Foi com grande agrado que participei no seminário da FADEUP.
Apreciei a sensatez do Major António Galambas, Presidente do Conselho de arbitragem, ao falar de questões muitas vezes difíceis de tratar associadas à arbitragem. Creio que os árbitros Portugueses estão bem entregues. Uma vez mais esteve presente o pragmatismo a que o Doutor José Soares já nos habituou, intervenção sempre oportuna se queremos atingir altos patamares de rendimento. Mats Olson apresentou uma vez mais o programa Sidline organizer, que parece ser uma ferramenta eficaz para controlar e planificar o trabalho à distância dos atletas que estão ao serviço da selecção. Da minha parte, espero ter conseguido mostrar com clareza o trabalho que efectuamos em Angola aquando da preparação do mundial de 2009 na China e do Africano de 2010 no Egipto.
Agradeço a forma como o Professor José Soares e Mats Olson me saudaram por ter conseguido o título Africano. Pequenas coisas que nos fazem sentir mais fortes para continuar.
Agradeço ao Doutor Jorge Olímpio Bento e ao Professor António Cunha a oportunidade que me deram para contar o que me levou a Angola.
Obrigado À Luísa Estriga pela colaboração.
Quanto ao Eduardo Filipe e ao Carlos Resende, fico muito satisfeito por saber que têm muitos anos pela frente a contribuir para termos um andebol mais forte.
Agradeço também à Associação de Treinadores de Andebol de Portugal pela homenagem que me foi atribuída, e a todos os que de um forma ou de outra se mostraram sempre perto!

terça-feira, 2 de março de 2010

Campeãs de Andebol Homenageadas no Palácio Presidencial

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e a primeira-dama, Ana Paula dos Santos, conviveram hoje, em Luanda, durante cerca de duas horas, com as campeãs africanas de andebol.
O facto aconteceu no Salão Nobre do Palácio Presidencial à “Cidade Alta” num ambiente de perfeita descontracção, onde perdurou o diálogo “franco aberto”.
Estavam presentes as componentes do combinado nacional, que a 20 de Fevereiro passado conquistou o décimo título africano de Andebol, sua respectiva equipa técnica, responsáveis do Ministério da Juventude e Desportos e da federação, entre outros convidados.
Depois de ouvido o Hino Nacional, a primeira-dama da República, Ana Paula dos Santos, ofereceu um buquet de flores à capitã da selecção, Odete Tavares, e, acompanhada por José Eduardo dos Santos, cumprimentou os seus convidados.
Quando discursou, Odete Tavares sublinhou o empenho do Chefe de Estado no desenvolvimento do desporto, particularmente à modalidade de Andebol.
Asseverou que é fruto deste empenho que “têm surgido as conquistas”.O “deca aumenta (…) assim as nossas responsabilidades e tudo faremos para uma boa prestação nos próximos compromissos internacionais”.
A atleta referia-se à participação de Angola, como campeã continental, no próximo campeonato do mundo da modalidade, previsto para Dezembro de 2011 no Brasil.
Para o ministro da Juventude e Desporto, Gonçalves Muandumba, trata-se de uma selecção que “tem sabido engrandecer o nome de Angola” nas competições em que participa.
“Tudo isto é fruto de um trabalho que tem sido apoiado por todos, especialmente pelas autoridades angolanas”, sublinhou o governante.
No final ouve o brindar com champanhe e a entrega de presentes por parte dos anfitriões.

segunda-feira, 1 de março de 2010

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Parabéns Guerreiras!

O seleccionador nacional sénior feminino de andebol, Paulo Pereira, disse sábado, na capital egípcia, que vai cumprir com o seu vínculo contratual até ao fim.Paulo Pereira, que falava à Angop, afirmou que em momento algum decidiu rescindir o seu vínculo de trabalho por alegada falta de condições de trabalho para a equipa que dirige. “Tenho um contrato até Abril de 2011 e vou cumpri-lo até ao fim. Vou apresentar um novo modelo de trabalho à federação, como forma de dinamizar ainda mais o nosso trabalho em prol da modalidade”, disse o técnico.Paulo Pereira lamentou a ausência de Lurdes Monteiro, na segunda parte da final, por lesão, tendo dito que era a melhor unidade em campo, a defender e a atacar. “Tivemos uma preparação para este campeonato muito difícil e fui alertando a todos que seria muito difícil, mas perante ao esforço que as atletas fizeram ao longo da competição só nos restava vencer a competição”.Esta foi a segunda prova de Paulo Pereira, depois da estreia no Campeonato do Mundo na China, em Dezembro. Paulo Pereira quer imprimir nova dinâmica ao jogo das campeãs africanas, privilegiando as acções defensivas.A Selecção Nacional venceu a Tunísia por 31-30.
Fonte: Jornal de Angola

Presidente da República felicita campeãs africanas

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, felicitou a selecção nacional feminina de andebol pela conquista do décimo título africano, sábado passado, na cidade do Cairo, capital do Egipto. Numa mensagem, distribuída em Luanda, o Chefe de Estado e do Governo realça o facto de o décimo título ter sido alcançado com empenho, traduzindo a vontade e determinação e de vencer da juventude angolana.Na mensagem, o Presidente José Eduardo dos Santos considera a vitória da Selecção Angolana “uma conquista de vulto, já que constitui o décimo título na modalidade”. O Presidente da República enfatiza que “a Nação inteira sente-se orgulhosa por mais este feito no domínio desportivo, que contribui, sobremaneira, para o acréscimo da nossa auto-estima”. O Chefe de Estado realça ainda o facto de esta conquista encorajar e estimular os angolanos para a realização de outras acções susceptíveis de promover o desenvolvimento e o bem-estar de todo o povo angolano.Também a Organização da Mulher Angolana (OMA) manifesta a sua satisfação e alegria pela consagração da selecção feminina de Andebol no Egipto como campeã africana pela décima vez. “A Organização da Mulher Africana felicita as andebolistas, dirigentes e corpo técnico, por este facto inédito e pelo extraordinário empenho que tem caracterizado o percurso das nossas atletas”, lê-se na mensagem assinada pela secretária-geral da OMA, Luzia Inglês “Inga”. A Organização da Mulher Angolana considera que esta vitória é “mais uma prova viva de que a dedicação, empenho e perseverança desportivas são caminhos inquestionáveis para o sucesso e demonstra uma vez mais que as mulheres angolanas estão presentes em todas as frentes para as quais são chamadas a intervir”.Em mensagem, a governadora da província de Luanda, Francisca do Espírito Santo, destaca que a selecção nacional sénior feminina de andebol “levantou uma vez mais bem alto a bandeira nacional ao conquistar ontem (sábado) no Cairo o Campeonato Africano”. A governadora sublinha que esse foi um feito inigualável em África, que orgulha os angolanos, muito particularmente a juventude e que esse facto deve constituir “ mais um grande incentivo para que mais jovens se dediquem ao desporto, ocupando os seus tempos livres com actividades benéficas para si e para o país”.
Fonte: Jornal de Angola

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Africano 2010 - Cairo


Com a vitória sobre a Costa do Marfim na meia-final, garantimos o apuramento para o mundial 2011 a disputar no Brasil. Hoje tudo faremos para vencer a forte equipa da Tunísia.

Aguardamos cerca de 15.000 espectadores no Main Hall do Cairo.

Deixo um forte abraço a todos aqueles que acreditam em nós e apoiam incondicionalmente em todos os momentos!
Angola defronta Tunísia na final

Cairo,Egipto (Do enviado especial) – Angola defronta no próximo sábado na final dos XIX Campeonato Africano das Nações em andebol a sua congénere da Tunísia que hoje afastou a Argélia.

Angola foi a primeira finalista da competição ao eliminar qwuinta-feira no pavilhão Middle Hall no Cairo a formação da Cote d'Ivoire por 27-24 com os já favoráveis 13-8 ao intervalo.

O seu opositor afastou horas depois no mesmo recinto a Argélia por 36-26.

Para o terceiro lugar vão jogar as selecções da Cote d'Ivoire e da Argélia.




Fonte: Angola press

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Clinic - Leon


• SERVICIO DE DEPORTES DE LA UNIVERSIDAD DE LEON. Campus de Vegazana.
• FCAFD
• C.D LEON BALONMANO AVD. SAENZ DE MIERA S/N C.P 24009 LEON
FAX: 987209944
WWW.LEONBALONMANO.COM

Africano 2010 - Cairo

Governante acredita na revalidação do título no Africano do Egipto
Luanda - O Ministro da Juventude e Desportos Gonçalves Muandumba, disse (sexta-feira) na capital, estar confiante na capacidade da selecção nacional sénior feminina de andebol de revalidação do título continental, a disputar-se de 10 a 12 do corrente no Egipto.
O governante que falava para à imprensa no final de um jantar de despedida do conjunto que vai disputar o Africano das Nações, afirmou estar satisfeito com o que ouviu das atletas, da equipa técnica, bem como dos responsáveis federativos e ficou com uma boa impressão.
"A nossa visita serviu para estimular ainda mais este grupo que tem como missão vencer mais uma vez o Africano e projectar o nome de Angola além fronteiras", referiu.
Fez saber que em caso de vitória a mesma terá um significado especial uma vez que Angola vai comemorar a 11 de Novembro próximo o seu 35º aniversário desde que alcançou a independência nacional.
Gonçalves Muandumba considerou que 2010 é um ano de vitórias, depois da excelente organização da Taça de Africa das Nações "Can Orange Angola 2010".
O embarque para o palco da competição acontece na próxima terça-feira ás 8h00 As nona campeãs africanas estão no grupo B da prova , ao lado do Congo Democrático, República do Congo e Egipto adversário de estreia no dia 11 do corrente.
Fonte: Angola press

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Africano 2010 - Cairo

20 nations will meet from 11 to 20 February in Egypt for the 19th Men’s and Women’s African Championship. All matches will take place in Cairo and Suez. The three top ranked teams of the men’s tournament will qualify for the WCH in Sweden 2011, the three top ranked women’s teams for the WCH 2011 in Brazil. The Men’s tournament will be played in three groups of the Preliminary Round. In group A Tunisia will meet Democratic Republic of Congo, Nigeria and Libya, in group B host Egypt will play against Angola, Cameroon and Gabon, group C Algeria, Congo, Morocco and Ivory Coast will play. The two best teams of each group will qualify for the Main Round, semifinals and finals will follow in Cairo.The Preliminary Round of the women’s tournament will be played in two groups: A with the teams of Ivory Coast, Tunisia, Algeria and Cameroon, B with Angola, Congo, Democratic Republic of Congo and Egypt. After this round, quarterfinals, semifinals and final will follow. Both finals – men and women – will be played on 20 February in Cairo.
Fonte: IHF

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Planificação

Antes da partida para o mundial da China, apresentamos o nosso plano aos Treinadores que cedem atletas à Selecção. Aqui estão apenas alguns slides que resumem os planos a nível físico, técnico-tactico e psicológico.



Torneio IX Vougandebol


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Reflexão

O que não nos mata faz-nos mais fortes! "Anónimo"

Obrigado a todos aqueles que de forma sistemática me incentivam a proseguir!

Campeonato Africano das Nações - CAN 2010


A Selecção Nacional Sénior Feminina de Andebol está concentrada desde ontem às 18h30, no Complexo da Cidadela, visando a participação na 19ª edição do Campeonato Africano das Nações, que se disputa de 10 a 20 de Fevereiro, na cidade egípcia do Cairo. Os trabalhos do combinado nacional arrancaram num dos pavilhões do Complexo da Cidadela. O Petro de Luanda fornece o maior número de atletas, 12, seguido pelo 1º de Agosto, com nove.Na convocatória do técnico Paulo Pereira destaca-se o regresso de Bombo Calandula e Isabel Fernandes, ambas do Petro de Luanda. As duas andebolistas recuperaram de uma lesão no joelho, já que não participaram em Dezembro no Campeonato do Mundo, na China. Na competição mundial, as angolanas ocuparam a 11ª posição da tabela classificativa. Na China, a selecção competiu no Grupo B, constituído pelas congéneres da Rússia, Áustria, Austrália, Tailândia e Ucrânia. No africano do Egipto, as angolanas encontram-se no Grupo B, juntamente com as selecções do Congo Brazzaville, República Democrática do Congo e Egipto. Na série A estão as formações da Cote d’Ivoire, Tunísia, Camarões e Argélia.As angolanas são actuais campeãs africanas. O título foi conquistado em 2008, no pavilhão principal da Cidadela.O técnico Paulo Pereira convocou as seguintes atletas: Joelma Viegas, Cristina Branco, Lourena Carlos, Nelma Pedro, Azenaide Carlos, Lurdes Monteiro, Tatiana César, Wuta Dombaxi e Maria Odete Tavares (1º de Agosto), Constantina Paulo e Carolina Morais (ASA). Constam na lista, as andebolistas Bombo Calandula, Rosa Amaral, Maria Pedro, Sílvia Mulabo, Aciline Sebastião, Anastácia Sibo, Luísa Kiala, Matilde André, Elzira Tavares, Isabel Fernandes, Natália Bernardo e Marta dos Santos (Petro de Luanda).
Fonte: Jornal de angola

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Africano 2010 - Cairo

Parto hoje para Luanda após um curto descanso. Vamos agora preparar o campeonato Africano que terá lugar no Egipto (Cairo) de 10 a 21 de Fevereiro. Após uma boa participação no último campeonato do mundo, tentaremos revalidar o título e manter a hegemonia no andebol Feminino de África.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Mundial Feminino - China 2009



Este pequeno vídeo foi visto por todos antes do jogo com a Russia. Neste jogo com a Ucránia conseguimos ter tudo o que é necessário para vencer!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Estou com dificuldade em encontrar espaço para escrever tudo o que de bom vos desejo neste natal e no próximo ano de 2010!

Beijos e abraços!

sábado, 14 de novembro de 2009

Seleccionador acredita em boa prestação na China

Luanda - O seleccionador nacional sénior feminino de andebol, Paulo Pereira, disse esta noite, em Luanda, que acredita no potencial da selecção nacional, que estará no 19º campeonato do mundo, a decorrer na China de 5 a 20 de Dezembro.
O treinador falava à imprensa no final do encontro entre a equipa técnica nacional e as jogadoras que visou apresentar o programa de preparação até ao período de competição.
Paulo Pereira disse ter um grupo de atletas muito motivadas e que espera um grande empenho delas durante a fase de preparação, assim como na competição.
"Esta é uma equipa jovem e temos muito que trabalhar porque muitas delas não têm experiência internacional suficiente", disse.
Para si, apesar do pouco tempo que lhe resta para a competição, estes dias de trabalho em Luanda, bem como o torneio em Espanha e na Coreia do Sul serão benéficos para a competição ao mais alto nível.
Dia 17 de Novembro, o grupo segue para Espanha, devendo realizar-se, na cidade de Almeria, jogos de controlo com as selecções do Japão, Eslovénia e a anfitriã.
Eis as atletas seleccionadas: Cristina Branco, Laurena Carlos, Tatiana César, Nelma Pedro, Lourdes Monteiro, Wuta Dombaxi, Joelma Viegas, Odeth Tavares e Azenaide Carlos (1º de Agosto), Acilene Sebastião, Bombo Calandula, Maria Pedro, Neide Barbosa, Anastasia Sibo, Luísa Kiala, Matilde André, Elzira Tavares, Isabel Fernandes e Natália Bernardo (Petro de Luanda), Carolina Morais e Constantina Paulo (Atlético Sport Aviação - ASA).
No campeonato do mundo a selecção nacional está no grupo B, com as formações da Rússia, Ucrânia, Áustria, Austrália e Tailândia.
Fonte: Angola Press

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mundial China 2009


Começaremos a caminhada para o mundial no próximo dia 6 de Novembro em Luanda onde iremos trabalhar até ao dia 17. Viajamos para Almeria (Vicar) onde disputaremos o torneio de Espanha (20-22 Nov) com as selecções do Japão, Eslovénia e Espanha. No dia 25 de Novembro viajaremos para a Coreia do Sul onde disputaremos o torneio de Seoul. No dia 2 de Dezembro já estaremos na China par iniciar o Campeonato do mundo dia 5 de Dezembro disputando o primeiro jogo com a Austrália. Espera-nos muito trabalho mas também muita vontade de fazer bem!