Parabéns à equipa técnica, atletas e dirigentes do Sporting por esta conquista, que ajuda a dignificar o andebol Português.
Agradeço o convite que me foi endereçado para participar como prelector no “Handball Project”. Por razões relacionadas com a minha permanência em Angola não pude aceitar com pena minha, sobretudo por não poder estar junto de amigos e profissionais de excelência como são os que configuram esta iniciativa. Faço votos para que os trabalhos decorram em proveito máximo para todos os que aderirem. Aconselho vivamente a participação, porque não é com muita frequência que podemos viver momentos de andebol como os que certamente acontecerão de 2 a 9 Julho de 2010 na Maia.
Para reflectir!

Bastava um empate, e foi um empate o que Portugal conseguiu frente à Ucrânia, numa partida onde a selecção de Rolando Freitas chegou a apresentar um andebol entusiasmante, mas que acabou perante uma enorme incerteza, já que os ucranianos passaram para a frente do marcador a dois minutos do fim.
Eu e a Federação Angolana de Andebol, celebramos um acordo de prestação de serviço que prevê a cedência a tempo integral ao 1º de Agosto, que é um clube onde militam cerca de 40% das jogadoras que actualmente representam a selecção de Angola. Para mim é uma oportunidade de continuar activo dentro do campo, tendo o privilégio de trabalhar com atletas de excelência. A proposta dos dirigentes da FAA surge em função de num futuro próximo não existirem competiçoes com a Selecção, não estando excluída alguma colaboração pontual, sempre que não interfira com o trabalho no clube. Tentaremos este ano lançar as bases para atacar num futuro próximo o título nacional e Africano de clubes. Não será uma tarefa fácil, no entanto é este propósito que nos move de momento. Coordenarei também toda a estrutura do Andebol feminino do clube. O contrato com o 1º D’Agosto finaliza em Abril de 2011, ou seja, quando finalizar o meu contrato com a Federação Angolana de Andebol. Será então nesse momento que decidiremos acerca da minha continuidade em Angola. Embora tenham havido algumas dificuldades, até agora tem valido a pena e espero que assim seja no futuro.
Foi com grande agrado que participei no seminário da FADEUP.
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e a primeira-dama, Ana Paula dos Santos, conviveram hoje, em Luanda, durante cerca de duas horas, com as campeãs africanas de andebol.
O seleccionador nacional sénior feminino de andebol, Paulo Pereira, disse sábado, na capital egípcia, que vai cumprir com o seu vínculo contratual até ao fim.Paulo Pereira, que falava à Angop, afirmou que em momento algum decidiu rescindir o seu vínculo de trabalho por alegada falta de condições de trabalho para a equipa que dirige. “Tenho um contrato até Abril de 2011 e vou cumpri-lo até ao fim. Vou apresentar um novo modelo de trabalho à federação, como forma de dinamizar ainda mais o nosso trabalho em prol da modalidade”, disse o técnico.Paulo Pereira lamentou a ausência de Lurdes Monteiro, na segunda parte da final, por lesão, tendo dito que era a melhor unidade em campo, a defender e a atacar. “Tivemos uma preparação para este campeonato muito difícil e fui alertando a todos que seria muito difícil, mas perante ao esforço que as atletas fizeram ao longo da competição só nos restava vencer a competição”.Esta foi a segunda prova de Paulo Pereira, depois da estreia no Campeonato do Mundo na China, em Dezembro. Paulo Pereira quer imprimir nova dinâmica ao jogo das campeãs africanas, privilegiando as acções defensivas.A Selecção Nacional venceu a Tunísia por 31-30.
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, felicitou a selecção nacional feminina de andebol pela conquista do décimo título africano, sábado passado, na cidade do Cairo, capital do Egipto. Numa mensagem, distribuída em Luanda, o Chefe de Estado e do Governo realça o facto de o décimo título ter sido alcançado com empenho, traduzindo a vontade e determinação e de vencer da juventude angolana.Na mensagem, o Presidente José Eduardo dos Santos considera a vitória da Selecção Angolana “uma conquista de vulto, já que constitui o décimo título na modalidade”. O Presidente da República enfatiza que “a Nação inteira sente-se orgulhosa por mais este feito no domínio desportivo, que contribui, sobremaneira, para o acréscimo da nossa auto-estima”. O Chefe de Estado realça ainda o facto de esta conquista encorajar e estimular os angolanos para a realização de outras acções susceptíveis de promover o desenvolvimento e o bem-estar de todo o povo angolano.Também a Organização da Mulher Angolana (OMA) manifesta a sua satisfação e alegria pela consagração da selecção feminina de Andebol no Egipto como campeã africana pela décima vez. “A Organização da Mulher Africana felicita as andebolistas, dirigentes e corpo técnico, por este facto inédito e pelo extraordinário empenho que tem caracterizado o percurso das nossas atletas”, lê-se na mensagem assinada pela secretária-geral da OMA, Luzia Inglês “Inga”. A Organização da Mulher Angolana considera que esta vitória é “mais uma prova viva de que a dedicação, empenho e perseverança desportivas são caminhos inquestionáveis para o sucesso e demonstra uma vez mais que as mulheres angolanas estão presentes em todas as frentes para as quais são chamadas a intervir”.Em mensagem, a governadora da província de Luanda, Francisca do Espírito Santo, destaca que a selecção nacional sénior feminina de andebol “levantou uma vez mais bem alto a bandeira nacional ao conquistar ontem (sábado) no Cairo o Campeonato Africano”. A governadora sublinha que esse foi um feito inigualável em África, que orgulha os angolanos, muito particularmente a juventude e que esse facto deve constituir “ mais um grande incentivo para que mais jovens se dediquem ao desporto, ocupando os seus tempos livres com actividades benéficas para si e para o país”.
Com a vitória sobre a Costa do Marfim na meia-final, garantimos o apuramento para o mundial 2011 a disputar no Brasil. Hoje tudo faremos para vencer a forte equipa da Tunísia.
Governante acredita na revalidação do título no Africano do Egipto
20 nations will meet from 11 to 20 February in Egypt for the 19th Men’s and Women’s African Championship. All matches will take place in Cairo and Suez. The three top ranked teams of the men’s tournament will qualify for the WCH in Sweden 2011, the three top ranked women’s teams for the WCH 2011 in Brazil. The Men’s tournament will be played in three groups of the Preliminary Round. In group A Tunisia will meet Democratic Republic of Congo, Nigeria and Libya, in group B host Egypt will play against Angola, Cameroon and Gabon, group C Algeria, Congo, Morocco and Ivory Coast will play. The two best teams of each group will qualify for the Main Round, semifinals and finals will follow in Cairo.The Preliminary Round of the women’s tournament will be played in two groups: A with the teams of Ivory Coast, Tunisia, Algeria and Cameroon, B with Angola, Congo, Democratic Republic of Congo and Egypt. After this round, quarterfinals, semifinals and final will follow. Both finals – men and women – will be played on 20 February in Cairo.