
quarta-feira, 7 de julho de 2010
quarta-feira, 30 de junho de 2010
domingo, 13 de junho de 2010
sábado, 12 de junho de 2010
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Gil Eanes campeão
Parabéns Gil, Parabéns Donner!


O Gil Eanes é o novo campeão nacional de andebol feminino, pondo, assim, termo a um ciclo de 11 vitórias consecutivas do Madeira SAD. Curiosamente, trata-se do 11º título de Aleksander Donner, o treinador ucraniano que continua a triunfar em cada clube que orienta. Fora assim no ABC, no Madeira SAD e no Benfica. Agora, pela primeira vez a treinar mulheres, aumentou o seu reinado.
A vitória de 37-18 sobre o Alavarium não foi mais do que "carimbar" o título há muito anunciado.
Num campeonato pouco competitivo, as lacobrigenses apenas cederam dois empates, ambos contra as rivais madeirenses (um em cada fase), a quem, durante a época, venceram por duas vezes, a última das quais fundamental para a festa do título há anos perseguido, agora conquistado por Donner.
Gil Eanes 37 - Alavarium 18
Pavilhão da Escola Gil Eanes
Árbitros Gonçalo Santos/Luís Cardoso
Ludmila Soares e Carla Pereira; Mariana Ferreira, Vera Lopes, Dulce Pina (4), Liliana Ferreira (4), Maria Viana (3), Diana Fernandes (10), Ângela Figueiredo, Soraia Lopes (8), Tânia Afonseca (2), Ana Meira (2), Ana Seabra (4) e Carla Pedro.
Treinador aleksander donner
ao intervalo 21-9
Diana Roque; Susana Marques, Ivete Marques, Maria Loura (3), Diana Branco, Ana Almeida (4), Margarida Lopes (1), Soraia Domingues (1), Filipa Rocha (5), Inês Branco (1), Cheila Santos (1) e Susana Vastos (2).
Treinador Ulisses pereira
A vitória de 37-18 sobre o Alavarium não foi mais do que "carimbar" o título há muito anunciado.
Num campeonato pouco competitivo, as lacobrigenses apenas cederam dois empates, ambos contra as rivais madeirenses (um em cada fase), a quem, durante a época, venceram por duas vezes, a última das quais fundamental para a festa do título há anos perseguido, agora conquistado por Donner.
Gil Eanes 37 - Alavarium 18
Pavilhão da Escola Gil Eanes
Árbitros Gonçalo Santos/Luís Cardoso
Ludmila Soares e Carla Pereira; Mariana Ferreira, Vera Lopes, Dulce Pina (4), Liliana Ferreira (4), Maria Viana (3), Diana Fernandes (10), Ângela Figueiredo, Soraia Lopes (8), Tânia Afonseca (2), Ana Meira (2), Ana Seabra (4) e Carla Pedro.
Treinador aleksander donner
ao intervalo 21-9
Diana Roque; Susana Marques, Ivete Marques, Maria Loura (3), Diana Branco, Ana Almeida (4), Margarida Lopes (1), Soraia Domingues (1), Filipa Rocha (5), Inês Branco (1), Cheila Santos (1) e Susana Vastos (2).
Treinador Ulisses pereira
Fonte: Jornal o jogo.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Sporting Clube de Portugal vence taça Challange
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Handball project 2010
Agradeço o convite que me foi endereçado para participar como prelector no “Handball Project”. Por razões relacionadas com a minha permanência em Angola não pude aceitar com pena minha, sobretudo por não poder estar junto de amigos e profissionais de excelência como são os que configuram esta iniciativa. Faço votos para que os trabalhos decorram em proveito máximo para todos os que aderirem. Aconselho vivamente a participação, porque não é com muita frequência que podemos viver momentos de andebol como os que certamente acontecerão de 2 a 9 Julho de 2010 na Maia.
sábado, 22 de maio de 2010
José Mourinho "Só represento alguns portugueses"
Para reflectir!As divisões são o sal e a pimenta do futebol, e Mourinho sabe-o bem. Ontem poderia ter sido cáustico se não tivesse sido sobretudo realista e coerente. Quando lhe perguntaram se representava o futebol português na final, não teve papas na língua: "Não. O futebol português, não. Os portugueses? Alguns. Porque alguns querem que eu ganhe, e outros querem que eu perca. Represento os que estão comigo, que têm estado ao longo deste trajecto. Os outros, não."
No fundo, Mourinho estava a ser coerente, pois já antes admitira como natural que os adeptos tenham as suas simpatias ou antipatias. "Não conheço um adepto do Benfica que tenha querido que o FC Porto ganhasse a Champions em 2004. Como não conheço um adepto do FC Porto que tenha querido que o Benfica ganhasse a última final em que esteve, anos antes. E sei que amanhã [hoje], à excepção dos adeptos do Inter, todos os italianos serão do Bayern."
No fundo, Mourinho estava a ser coerente, pois já antes admitira como natural que os adeptos tenham as suas simpatias ou antipatias. "Não conheço um adepto do Benfica que tenha querido que o FC Porto ganhasse a Champions em 2004. Como não conheço um adepto do FC Porto que tenha querido que o Benfica ganhasse a última final em que esteve, anos antes. E sei que amanhã [hoje], à excepção dos adeptos do Inter, todos os italianos serão do Bayern."
Fonte: Jornal o jogo
sexta-feira, 21 de maio de 2010
terça-feira, 18 de maio de 2010
segunda-feira, 17 de maio de 2010
FCPorto Campeão de seniores masculinos 2009/2010
sábado, 15 de maio de 2010
sexta-feira, 14 de maio de 2010
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Jogo sem bola (Parte I)
Num dos clinics que organizei em Angola, falei sobre jogo sem bola, tendo como pano de fundo um artigo sobre o mesmo tema de um dos melhores treinadores do mundo, Jordi Ribera, com que já tive o prazer de falar pessoalmente sobre esta e outras temáticas. Não posso deixar também de referir outro "expert", Manuel Laguna que também contribuiu para que eu hoje entenda melhor o jogo! Obrigado aos dois!


segunda-feira, 19 de abril de 2010
Parabéns selecção
Bastava um empate, e foi um empate o que Portugal conseguiu frente à Ucrânia, numa partida onde a selecção de Rolando Freitas chegou a apresentar um andebol entusiasmante, mas que acabou perante uma enorme incerteza, já que os ucranianos passaram para a frente do marcador a dois minutos do fim.A fraca eficácia na finalização e uma grande exibição do guarda-redes da Ucrânia tornaram aquilo que poderia ter sido uma vitória categórica (Portugal chegou a estar a vencer por 17-10) num final de jogo intenso. No entanto, após um desconto de tempo (havia 22-22) da Ucrânia antes do último ataque de que dispunha, Portugal defendeu homem a homem e conseguiu impedir o "golo da desilusão", garantindo assim a presença lusa na fase final do Europeu de sub-20, que se disputará na Eslováquia entre 28 de Julho e 8 de Agosto.
Uma incógnita é a forma, e a altura, em que dupla islandesa de árbitros regressará ao seu país de origem, dada a conhecida situação dos voos na Europa devido a um vulcão... islandês.
Fonte: Jornal o jogo
domingo, 4 de abril de 2010
sábado, 27 de março de 2010
Outra etapa dentro da mesma
Eu e a Federação Angolana de Andebol, celebramos um acordo de prestação de serviço que prevê a cedência a tempo integral ao 1º de Agosto, que é um clube onde militam cerca de 40% das jogadoras que actualmente representam a selecção de Angola. Para mim é uma oportunidade de continuar activo dentro do campo, tendo o privilégio de trabalhar com atletas de excelência. A proposta dos dirigentes da FAA surge em função de num futuro próximo não existirem competiçoes com a Selecção, não estando excluída alguma colaboração pontual, sempre que não interfira com o trabalho no clube. Tentaremos este ano lançar as bases para atacar num futuro próximo o título nacional e Africano de clubes. Não será uma tarefa fácil, no entanto é este propósito que nos move de momento. Coordenarei também toda a estrutura do Andebol feminino do clube. O contrato com o 1º D’Agosto finaliza em Abril de 2011, ou seja, quando finalizar o meu contrato com a Federação Angolana de Andebol. Será então nesse momento que decidiremos acerca da minha continuidade em Angola. Embora tenham havido algumas dificuldades, até agora tem valido a pena e espero que assim seja no futuro.terça-feira, 23 de março de 2010
Seminário FADEUP
Foi com grande agrado que participei no seminário da FADEUP.Apreciei a sensatez do Major António Galambas, Presidente do Conselho de arbitragem, ao falar de questões muitas vezes difíceis de tratar associadas à arbitragem. Creio que os árbitros Portugueses estão bem entregues. Uma vez mais esteve presente o pragmatismo a que o Doutor José Soares já nos habituou, intervenção sempre oportuna se queremos atingir altos patamares de rendimento. Mats Olson apresentou uma vez mais o programa Sidline organizer, que parece ser uma ferramenta eficaz para controlar e planificar o trabalho à distância dos atletas que estão ao serviço da selecção. Da minha parte, espero ter conseguido mostrar com clareza o trabalho que efectuamos em Angola aquando da preparação do mundial de 2009 na China e do Africano de 2010 no Egipto.
Agradeço a forma como o Professor José Soares e Mats Olson me saudaram por ter conseguido o título Africano. Pequenas coisas que nos fazem sentir mais fortes para continuar.
Agradeço ao Doutor Jorge Olímpio Bento e ao Professor António Cunha a oportunidade que me deram para contar o que me levou a Angola.
Obrigado À Luísa Estriga pela colaboração.
Quanto ao Eduardo Filipe e ao Carlos Resende, fico muito satisfeito por saber que têm muitos anos pela frente a contribuir para termos um andebol mais forte.
Agradeço também à Associação de Treinadores de Andebol de Portugal pela homenagem que me foi atribuída, e a todos os que de um forma ou de outra se mostraram sempre perto!
quarta-feira, 10 de março de 2010
terça-feira, 2 de março de 2010
Campeãs de Andebol Homenageadas no Palácio Presidencial
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e a primeira-dama, Ana Paula dos Santos, conviveram hoje, em Luanda, durante cerca de duas horas, com as campeãs africanas de andebol.O facto aconteceu no Salão Nobre do Palácio Presidencial à “Cidade Alta” num ambiente de perfeita descontracção, onde perdurou o diálogo “franco aberto”.
Estavam presentes as componentes do combinado nacional, que a 20 de Fevereiro passado conquistou o décimo título africano de Andebol, sua respectiva equipa técnica, responsáveis do Ministério da Juventude e Desportos e da federação, entre outros convidados.
Depois de ouvido o Hino Nacional, a primeira-dama da República, Ana Paula dos Santos, ofereceu um buquet de flores à capitã da selecção, Odete Tavares, e, acompanhada por José Eduardo dos Santos, cumprimentou os seus convidados.
Quando discursou, Odete Tavares sublinhou o empenho do Chefe de Estado no desenvolvimento do desporto, particularmente à modalidade de Andebol.
Asseverou que é fruto deste empenho que “têm surgido as conquistas”.O “deca aumenta (…) assim as nossas responsabilidades e tudo faremos para uma boa prestação nos próximos compromissos internacionais”.
A atleta referia-se à participação de Angola, como campeã continental, no próximo campeonato do mundo da modalidade, previsto para Dezembro de 2011 no Brasil.
Para o ministro da Juventude e Desporto, Gonçalves Muandumba, trata-se de uma selecção que “tem sabido engrandecer o nome de Angola” nas competições em que participa.
“Tudo isto é fruto de um trabalho que tem sido apoiado por todos, especialmente pelas autoridades angolanas”, sublinhou o governante.
No final ouve o brindar com champanhe e a entrega de presentes por parte dos anfitriões.
segunda-feira, 1 de março de 2010
Link para download de jogos
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Parabéns Guerreiras!
O seleccionador nacional sénior feminino de andebol, Paulo Pereira, disse sábado, na capital egípcia, que vai cumprir com o seu vínculo contratual até ao fim.Paulo Pereira, que falava à Angop, afirmou que em momento algum decidiu rescindir o seu vínculo de trabalho por alegada falta de condições de trabalho para a equipa que dirige. “Tenho um contrato até Abril de 2011 e vou cumpri-lo até ao fim. Vou apresentar um novo modelo de trabalho à federação, como forma de dinamizar ainda mais o nosso trabalho em prol da modalidade”, disse o técnico.Paulo Pereira lamentou a ausência de Lurdes Monteiro, na segunda parte da final, por lesão, tendo dito que era a melhor unidade em campo, a defender e a atacar. “Tivemos uma preparação para este campeonato muito difícil e fui alertando a todos que seria muito difícil, mas perante ao esforço que as atletas fizeram ao longo da competição só nos restava vencer a competição”.Esta foi a segunda prova de Paulo Pereira, depois da estreia no Campeonato do Mundo na China, em Dezembro. Paulo Pereira quer imprimir nova dinâmica ao jogo das campeãs africanas, privilegiando as acções defensivas.A Selecção Nacional venceu a Tunísia por 31-30.Fonte: Jornal de Angola
Subscrever:
Mensagens (Atom)





































