segunda-feira, 12 de maio de 2008

Clinic e liga de Campeões

Olá amigos, vou estar nos Clinics do Porto e da Maia previstos para fim de Maio e de Julho respectivamente.

Tive oportunidade de assistir em directo aos dois jogos da liga dos Campeões (final) que decorreram nos dias 4 e 11 de Maio entre o Ciudad Real e o Kiel. Creio que em Portugal não foi transmitido, como é hábito nestas coisas… Nunca pensei depois de ver o primeiro jogo, que o Ciudad Real fosse capaz de superar um Kiel tão poderoso. A verdade é que tenho aprendido em Espanha que os jogos só acabam quando acabam, e aqui foi um exemplo claro de crença por parte dos Espanhóis e desleixo por parte dos Alemães. Provavelmente tentarei fazer uma análise comparativa dos dois jogos procurando ver a perspectiva dos treinadores, o que terá mudado de um jogo para o outro? Tudo depende do tempo que tenha para o fazer e se terminar, poderá ser um dos temas de algum destes clinics.

Abraço

Paulo Pereira

11 comentários:

Anónimo disse...

Caro professor,

Como técnico tive o prazer de o ouvir em alguns momentos de formação e de ler alguns dos seus artigos. Não questiono saberes e modo de aplicação dos mesmos e muito menos que entenda este pequeno post como uma aplicação da moral e dos bons costumes, mas antes uma sugestão para potenciar o seu impacto na comunidade dos treinadores. Ou seja, que seja mais positivo nas suas comunicações uma vez que acaba sempre por criticar o país, as organizações portuguesas e nunca apresentando uma alternativa.
Longe de mim querer que o seu discurso se torne "pulhitico", gostaria que actuasse como faz no seu treino: encontra o erro e persiste com soluções para resolvê-lo e melhorar.

Um abraço de um dos treinadores deste país.

Anónimo disse...

Os meus parabens pela iniciativa. Paulo Jorge Pereira, tem sido um técnico que prima pela paixão pelo andebol e merece muito respeito e até gratificação pelo assumir de uma aventura no estrangeiro "arriscando" e mostrando não estar acomodado. Assumiu e prescindiu por dois anos da Profissão de Professor dedicando-se a tempo inteiro ao andebol. Bem Haja Paulo pela forma como tem partilhado com todos as suas aprendizagens nos artigos que publica

Paulo Pereira disse...

Caro amigo, aceito perfeitamente o comentário, no entanto apenas me limitei a referir uma realidade que persiste. Gostaria de ver no meu País em canal aberto jogos que marcam a diferença e promovem a modalidade, tenho alguma dificuldade em apresentar soluções e quero acreditar que isso não acontece porque não é possível.
Abraço
Paulo Pereira

Anónimo disse...

Caro Professor,

Julgo que ainda gostará de assistir a jogos de andebol entre equipas portuguesas.
Seria interessante ler a sua opinião sobre os 3 jogos já realizados do "play-off" da LPA.
E também saber a sua opinião sobre o facto de o pavilhão do ABC ter estado completamente lotado no jogo de ontem.
Em Portugal também se gosta de Andebol. Falta é quem dele fale...

MMota

Paulo Pereira disse...

Amigo MMota, lamento não poder deixar aqui a minha opinião, pois não pude assistir a nenhum dos jogos. Mas o play-off em Braga, sobretudo numa final é sempre um hino à modalidade, pela qualidade do jogo produzido e pelo ambiente que normalmente aí se vive!

Bruno Freitas disse...

Paulo

É com prazer que constato, uma vez mais, que persistes na luta para melhorar a qualidade do nosso andebol. Congratulo-te pela tua nova iniciativa, pois será certamente uma mais valia para todos aqueles que pretendem saber um pouco mais sobre o jogo.

Abraço

Anónimo disse...

Boa tarde professor...
Gostaria de lhe dar os parabéns, por esta excelente ideia.
Este tipo de iniciativas são extremamente importantes.
O andebol português necessita de mais qualidade, que advém da falta de formação dos nossos directores e tecnicos, não quero dizer com isto que não hajam bons tecnicos e directores, é preciso apostar na sua formação, temos de aproveitar estas iniciativas e melhorarmos os nossos conhecimentos, para que o nosso andebol evolua, porque só assim seremos uma modalidade reconhecida e credível.
Desta maneira já olharam para nós com outros olhos.
Obrigado e estarei atento ao blog.
Andre Lima

M.C disse...

Olá Professor Paulo

Deixe-me parabeniza-lo por este ingresso na Blogosfera. Saber que tenho alguém com larga experiência e saber "por perto" é sem dúvida uma mais valia.

Um abraço desde a Ilha mais Oriental dos Açores

Paulo Pereira disse...

O meu agradecimento ao Bruno Freitas, André Lima e ao Marco Coelho. Estou certo que entre todos, podemos construir um andebol mais forte!
Saudações para a ilha mais Oriental dos Açores!

Anónimo disse...

Olá caro amigo:
Foi preciso ir para Espanha para saberes que os jogos só acabam quando acabam? É só uma alfinetada. Parabéns e até breve. Um abraço. Jorge Rodrigues

Paulo Pereira disse...

Caro amigo Jorge, os Espanhois como sabes são muito viscerais, para o bem e para o mal... E neste aspecto até por razões culturais eles saem a ganhar!
Saludos