sábado, 24 de maio de 2008

O Guarda-Redes de Andebol (3ªparte)

Os deslocamentos na baliza são um factor fundamental nas primeiras etapas de aprendizagem. É do foro do nosso conhecimento que o guarda-redes se move sempre em função da posição da bola procurando sempre ficar no centro dos ângulos de remate.




Fig. 3- Deslocamento em função da posição da bola, adaptado de Martini (1980).

Estes deslocamentos devem sempre ser executados em contacto com o solo, devem-se evitar saltos e passos muito grandes neste tipo de deslocamentos. Segundo Martini (1980), existem três tipos de deslocamentos que podem ser executados pelo guarda-redes na baliza: (A) em semi-circulo, (B) em triangulo e (C) em dois semicírculos.




Fig. 4- Tipos de deslocamentos do guarda-redes na baliza, adaptado de Martini (1980).


Um aspecto onde muitos autores entram em desacordo é a questão se o guarda-redes deve ou não fazer defesas em queda. Referem que o facto do guarda-redes cair não lhe permitirá estar pré-disposto para defender um ressalto porque muitas vezes não tem tempo de voltar a alcançar a posição ideal. Os autores que afirmam que o guarda-redes deverá fazer defesas em queda referem o facto de que ao fazer uma defesa deste tipo o guarda-redes poderá oferecer uma maior superfície de contacto à bola, tornando mais fácil a defesa. Olson (2000), assume uma posição interessante, defende a metodologia da escola Sueca (defesa em queda) e justifica-a com o facto de que se o guarda-redes não defender a primeira bola nunca haverá um ressalto, assim o mais importante é sempre defender a primeira bola.
“De tudo quanto foi dito ressalta que a base de um guarda-redes reside no TRABALHO FÍSICO, na ATITUDE, e na TÉCNICA DE BASE”, (Olson, 2000; pp. 7).

4. Preparação para um jogo

O final de um jogo dita a imediata preparação para o jogo seguinte, desde a planificação das sessões de treino para essa semana, passando pelo visionamento de um vídeo e podendo terminar na nutrição.
Depois de determinadas quais as opções de treino para a preparação do próximo jogo os guarda-redes têm uma preparação especial e individualizada devidamente planeada pelo seu treinador, Zvonarek (2000).
Um factor importante neste processo é que os guarda-redes conheçam as características dos seus adversários, quais as suas tendências e opções técnico-tácticas. Tudo isto pode ser conseguido pelo visionamento de vídeos relativos a estes e pela análise efectuada em jogos anteriores.
A cooperação entre os guarda-redes e os restantes colegas da equipa também é um factor importante pois a colaboração entre estes pode reduzir a eficácia atacante da equipa adversária, Zvonarek (2000).
Não só o treino físico é uma componente importante desta preparação. O treino mental pode também fornecer um importante contributo. Existe pelo menos uma técnica de treino mental que permite ao guarda-redes imaginar-se (mesmo estando em casa) dentro da competição, esta técnica é designada de imagética ou visualização mental. Esta técnica não é mais do que “...a capacidade de nos vermos a nós próprios a desempenhar tarefas, evocando pensamentos e imagens, com um fim. Esta habilidade consiste em recuperar a informação armazenada na memória (através de todo o tipo de experiências) e remodelá-la através dos processos cognitivos” (Raposo et al, 2001; pp. 59).
Existem estudos científicos que comprovam a eficácia desta técnica e referenciam que durante o emprego desta técnica mental existe um exaltar do arousal fisiológico dos atletas, Richardson (1969) cit. em Alves (1999).
Porém não existe por agora nenhuma evidência que referencie a eficácia deste tipo de técnicas na preparação e no treino dos guarda-redes de ANDEBOL, pelo que seria um estudo interessante a desenvolver.

Sem comentários: