segunda-feira, 16 de junho de 2008

Consulta a Xesco Espar




Bom dia minhas amigas e amigos!



Um dos objectivos que me levou a criar este blogue, que fez ontem exactamente um mês (oficialmente), foi gerar uma dinâmica de discussão sobretudo de carácter informativo onde todos pudéssemos aprender Andebol “trocando ideias”.
Da minha parte, estou a procurar encontrar formas para que essa discussão se estabeleça a um nível o mais elevado possível, porque acredito que só assim poderemos ter um crescimento real.
Deste modo, é com muita satisfação que anuncio a participação de Xesco Espar, uma referência como treinador e sobretudo como pessoa que não necessita de apresentações. Disponibilizou-se prontamente para se associar à intenção do blogue, com a humildade e o sentido de partilha que o caracterizam.

Eu sei que ele sabe, que não fica mais débil ao repartir conhecimento.

Obrigado Xesco!











Consulta

Este espaço destina-se a consultar um especialista da modalidade para lhe pedir um conselho ou parecer, acerca de um determinado tema ou problema.

Neste caso, o tema a tratar será, “Estrutura de um microciclo de competição”, pelo que, a partir de hoje e durante uma semana receberei as vossas questões (mensagens) associadas a esta temática, que posteriormente irei agrupar e seleccionar por ordem de pertinência. Podem também escrever para o meu e-mail, no entanto se todos podermos ver as perguntas que vão sendo colocadas, evitamos fazer perguntas idênticas. Tentarei reduzir ao máximo as questões a colocar, para que lhe seja mais fácil organizar a resposta tendo em conta o pouco tempo de que dispomos. Apelo à vossa capacidade de síntese e cuidado na elaboração da pergunta, mas também à perda de qualquer tipo de complexo que vos possa impedir de perguntar algo que vos intriga.

Espero que seja benéfico para todos, já que nem sempre existe esta abertura desinteressada para trocar experiências, aproveitem!

9 comentários:

Anónimo disse...

Sempre houve uma duvida, ou questão, que me acompanha nestes anos que levo como treinador de formação. Tem a haver com a idade com que um jovem Atleta poderá ou deverá jogar ao mais alto nível de séniores. E faço esta questão ao Xesco, pois sei que acompanhou de perto, a integração do hungaro Lazlo Nagy no F. C. Barcelona com 19/20 anos, após o Mundial de Juniores que se realizou em Portugal, sabendo eu, que ele não entrou logo na 1ª Equipa Catalã.
Um abraço
José Carlos Rodrigues (Litos)

Anónimo disse...

Muchas gracias a Paulo Pereira y a Xesco Espar por darnos esta oportunidad.

En un equipo de alto nivel, que entrene de 7 a 8 veces por semana, ¿de que tipo son las sesiones de resistencia (continuo o intermitente) y que carga utilizar para mantener niveles adquiridos anteriormente?
¿Como mezclarlas con el resto de las sesiones (posibles interferencias negativas con el entrenamiento de fuerza) teniendo en cuenta la mejor combinación posible?

Un saludo.

Anónimo disse...

Que grau de importância tem o treino da força máxima no período competitivo, e em caso afirmativo em que dia ou dias deverá ser trabalhado?
Que estrutura deverá ter uma sessão de trabalho de força num microciclo de competição?

Obrigado Professor

Rogério Lima

Anónimo disse...

Muitos parabéns ao Paulo Pereira e Xesco Espar por esta iniciativa.
A minha dúvida prende-se com o seguinte:
Numa sessão do micro ciclo destinada ao treino de Força (Saltos;Bolas medicinais e lastradas;etc) que preocupações devemos ter com atletas que tenham um diferente trabalho de apoio no ginásio (maquinas).
Um Abraço
Pedro Azevedo

Paulo Pereira disse...

Bom dia Pedro, seria importante saber quando se produziu (mesmo dia, ou outro; mesma sessão,etc.) essa sessão de apoio de que falas e que estrutura teve!
Obrigado

Anónimo disse...

Gostaria de saber, em termos de capacidades físicas (Resistência, força, velocidade), qual a sequência mais idónea para chegar a sábado (dia do jogo) beneficiando da sobrecompensação resultante da administração conjugada das das cargas.
Obrigado pela ajuda!

Anónimo disse...

Numa equpa de alto rendimento, quais as grandes diferenças ao nível de volume (quer a duração da sessão, quer a frequência de sessões no microciclo) de treino de força, nas suas diferentes vertentes, no período pré-competitivo, em relação ao típico microciclo competitivo.

Anónimo disse...

Numa equpa de alto rendimento, quais as grandes diferenças ao nível de volume (quer a duração da sessão, quer a frequência de sessões no microciclo) de treino de força, nas suas diferentes vertentes, no período pré-competitivo, em relação ao típico microciclo competitivo.

Rodrigo

Jpcalmeida disse...

Boa Tarde, sabendo que normalmente temos um periodo preparatório e pré-competitivo muito curto, poderemos alternar o tipo de volume,intensidade, etc. com os mais especificos do periodo competitivo?