"Los jugadores mantean a un Luis Aragonés eufórico, que se va como el seleccionador con más victorias de la historia de España y con el segundo título que tenemos en nuestras vitrinas. GRACIAS, LUIS."
(Jornal a Marca - 29 Jun 08)
Os amantes do desporto, e Espanha em particular, têm aqui uma boa oportunidade para aprenderem que esta vitória se deve em grande parte à teimosia de um treinador que defendeu sempre os seus princípios!
4 comentários:
É verdade! Por isso antes de falarmos do trabalho de alguém, devemos estar bem conscientes do que dizemos, porque muitas vezes corremos o risco de "acertar ao lado" e isto porque muitas vezes não temos um espelho em casa!
Fico muito contente com a vitória de Espanha, um país encantador e com gente maravilhosa. Sorte e mérito teu em puderes disfrutar de tudo isso.
Grande abraço
João Paulo Barbosa
pq será que o desporto em espanha vence em tantas competições (futebol, andebol, basket, hoquei em patins, automobilismo, tenis,...)? antropometricamente nao seremos diferentes deles... urge reflectir sobre isto... que pensa professor? abraço
É amigo...... mas como é dificil manter os nossos princípios!!!!..verdade?
Vivemos rodeados de gente mal falante que só se realiza falando mal do trabalho dos outros....e como tu sabes isso.....tambem o sentiste!
Mas força....sempre
São muitas as razões que podem justificar a diferença entre nós e os nossos vizinhos Espanhóis. Uma delas ameniza a nossa culpa, já que, Espanha tem 40 milhões de habitantes o que permite ter uma base de recrutamento mais alargada de futuros praticantes de desporto. Culturalmente, a importância que damos à prática do desporto (desde tenra idade) é infinitamente diferente daquela que aqui me apercebo (já que vivo na Galiza). Os meus filhos já participaram em diferentes provas de distintos desportos, têm medalhas e diplomas de participação de todos os eventos, um deles tem 9 e o outro 5 anos, e vejam só, já são desportistas…
Qualquer prova de qualquer desporto é aproveitada para elevar ao mais alto o sentimento de ser Espanhol (não quero entrar nas divisões internas que também existem), e nós só soubemos quem era a Vanessa Fernandes depois de já não ter nada mais para ganhar… É uma pena que não aproveitemos o desporto para sentirmos orgulho de ser Português, até porque não deve ser fácil conquistar os mares como o fizeram os nossos antepassados. Devemos perceber onde e como estamos e decidir rapidamente para onde queremos ir. Para tal, é necessário perceber que só o trabalho e tempo de reflexão podem alterar o caminho que por vezes nos parece mal destinado. Por falar em orgulho, vejam o quadro abaixo que expressa as escolhas das diferentes federações desportivas do nosso país. Haverá algum motivo para ser assim? Será que os Espanhóis são tão diferentes de nós? Não quero com isto dizer que os treinadores que chegam de fora são maus ou piores que os Portugueses, tenho até apreço por Mats Olson que conheço pessoalmente, mas, será que falta algo mais para podermos traçar melhores caminhos?
Enviar um comentário