sexta-feira, 6 de junho de 2008

Treino da Força













Já que referimos exercícios destinados a prevenir ou a minimizar a ocorrência de lesão, coloco links de artigos que tratam esta problemática, sobretudo ao nível do ombro.

Ao Manuel Arezes mando um forte abraço, e desejo um optima recuperação da lesão sofrida no joelho frente à Macedónia!

http://www.sobreentrenamiento.com/PubliCE/Articulo.asp?ida=534

http://www.sobreentrenamiento.com/publice/Articulo.asp?ida=533&tp=s

4 comentários:

Anónimo disse...

novas correntes do treino de força propões a utilização de plataformas de instabilidade que originam desequilibrios e que portanto solicitam grupos musculares adjacentes. era uma questao que gostava de ver aqui tratada visto que penso que é um tipo de treino de força que pode ser adaptado á nossa modalidade.

um abraço e parabéns pelo espaço

RC

Anónimo disse...

"novas correntes do treino de força propõe"

fica a correcção

RC

Paulo Pereira disse...

Se me mandar o seu e-mail, mando-lhe material teórico/prático acerca desta temática!

Anónimo disse...

boas,

em primeiro lugar queria deixar um enorme obrigado por ter a disposição de partilhar conhecimento num espaço dinâmico como o blog tem sido. Não imaginava de início que conseguisse manter um volume de publicação como o que tem apresentado, é de facto surpreendente. Os conteúdos em video, com exercícios executados pelos melhores atletas nacionais são também uma novidade neste tipo de espaço (só conhecia um blog que disponibilizasse conteúdos semelhantes, embora só para guarda-redes -entrenandoporteros).

As vantagens da utilização de plataformas instáveis foram-me apresentadas na disciplina de Teoria e Metedologia de Treino Desportivo (sou aluno do 2º da Faculdade de Desporto, penso ter sido onde o Professor Paulo Jorge se formou), e despertou-me curiosidade pois gosto de trazer novidades para os meus treinos e acho que o trabalho de força não tem de se cingir à utilização de musculação, halteres e ao peso do próprio corpo como penso ser comum (em demasia) na nossa modalidade.
Este ano experimentei construir circuítos onde alternava estações de trabalho pliométrico, com estações de trabalho em plataformas de instabilidade.
A meu ver é útil que após a solicitação de grandes grupos musculares por exemplo num exercicio de multi-saltos com barreiras, se utilize um exercício como aquele de "caminhar" sobre os cones como o que o Professor publicou no blog de forma a desenvolver capacidades proprioceptivas.
Não sei que opinião tem o Professor sobre esta minha ideia, mas encontro-me naturalmente disposto a aprender e podendo ser com os melhores ainda melhor! Caso o Professor tenha mais material para além do que publicou, naturalmente agradeço que mo envie por mail!

Voltando ao blog, partilho da opinião (e assumo as minhas culpas) de que o espaço deveria ser mais participado, e se deveria tornar num quase-fórum de discussão entre gente que gosta de andebol, principalmente pelos treinadores (o professor José António Silva disse recentemente no Debate da Atap que ninguém percebe tanto de andebol... como os treinadores de andebol). por isso a discussão e a partilha de ideias quando num ambiente saudável só pode ser benéfica.
Penso que um dos males das nossas gentes ainda é o "ter medo" de partilhar as ideias. criamos as nossas fórmulas mas temos receio de as partilhar como se tivessemos medo que se apoderem delas!

Mais uma vez parabens pelo blog,
força para continuar!