Sendo mais precisos, o teste utilizado para avaliar a capacidade aeróbia dos árbitros, não foi nenhum pertencente ao protocolo de testes de yo-yo de Bangsbo, mas sim o "shuttle run test". Este teste difere dos testes de yo-yo (com pausas entre os percursos de 40m) por ser um teste contínuo de carga progressiva. É também um teste mais adequado que o teste de Cooper, por eliminar problemas de controlo do ritmo como já tinha afirmado no post anterior correspondente a este tema, já que a velocidade de corrida é controlada por um sinal sonoro. Este teste difere também do teste de Cooper por ter mudanças de sentido aproximando-se ao tipo de esforço desenvolvido pelos árbitros em jogo.
2 comentários:
Caro professor,
Deixo aqui uma dúvida que o seu comentário levantou, julgo que o protocolo do shuttle run test (ou beep), não refere pausas entre os circuitos (de 20 metros ;) ), mas sim de uma corrida contínua ao ritmo dos sinais. Por isso é que o mesmo, se não estou em erro, refere que tem de existir um treino prévio para se poder obter e aferir resultados sobre o mesmo. Ou não?
Cumprimentos.
O shuttle run test é um test contínuo de carga progressiva tal como refiro no post. O yo-yo test é que tem pausas após os percursos de ida e volta de 20m, ou seja após 40m de corrida. É um facto que os testados, normalmente melhoram resultados quando repetem o teste depois de o aprenderem. O mais importante, é reconhecer a maior fiabilidade deste teste de terreno quando comparado com o teste de Cooper, já que por controlar o ritmo da prova, permite determinar com maior eficácia a capacidade do árbitro.
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