terça-feira, 29 de julho de 2008

O País dos Doutores


Com cerca de 3 meses de existência deste blogue, pude constatar algumas coisas interessantes, sendo um facto que sinto que de alguma forma estou a contribuir para a formação de alguns treinadores de diferentes níveis, especialmente pela assídua troca de informação (sobretudo por e-mail) que existe entre mim e eles. Por outro lado e dada a frequência de visitas, quer-me parecer que não caiu em saco roto esta iniciativa, que não foi mais do que um motivo para me sentir mais próximo dos meus, e ao mesmo tempo, colaborar à distância e dentro do possível para a formação de treinadores mais jovens . Desconheço quanto tempo poderei ajudar, mas enquanto for possível falo-ei com todo o gosto. A título informativo, as visitas ocorrem em maior número de Portugal, sobretudo e por esta ordem, do Porto, Lisboa, Maia, Braga e Felgueiras, seguido de Espanha (Catalunha, Madrid e Bilbao), Brasil e Itália e mais de 70 territórios de distintas partes do mundo com uma taxa de retorno na ordem dos 70%. Isto leva-me a pensar que o número de visitas supera o movimento visível ao nível da discussão e troca de informação que seriam desejáveis.
Para finalizar, devo explicar o motivo destas linhas que agora escrevo, que resultam de um comentário acerca do treino da força (propriocepção) do mês passado. Se por um lado, os treinadores que visitam o site, devem agradecer a participação desinteressada de outros treinadores mais experientes e com conhecimentos que podem ajudar de forma efectiva, por outro, sobram os Doutores que só participam para corrigir as vírgulas ou onde deve estar o ponto final… Como diriam alguns, para ter amigos desses prefiro ter inimigos… Ninguém é obrigado a participar, mas se o faz, deve pelo menos respeitar a curiosidade dos que visitam o site numa perspectiva de enriquecer conhecimentos.
Desde já agradeço aos que intervêm no conteúdo pois é aí que necessitamos de intervir, nós e fundamentalmente o País.

Obrigado pela atenção!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem palavras ou com muitas...

Se alguns posts atrás apelava ao prof. Paulo Pereira ao lado positivo de TODO o tipo conhecimento que tinha. Embora não concorde como título deste último post não posso estar mais de acordo, embora seja também um dos doutores deste país. Como em todas as profissões existem uns que conseguem em encontrar a felicidade no desenvolvimento do trabalho que realizam enquanto outros por inveja, falta de "habilidade" no papel de liderança, falhados de outras modalidades, e por aí adiante, encontram a sua (in)felicidade a desafiar aqueles que (ainda) não tiveram possibilidade de ser especialistas em determinada matéria (ou mesmo ignorantes), ou a corrigir as gralhas dos jornais, blogs e encontros. Esses ditos "doutores" contribuem com aquilo que sabem melhor de Andebol: a secretaria! Pegar na caneta e corrigir testes, frequências, trabalhos, ser júri, ter o nome associado em estudos. Mas desenvolver estudos que podem ajudar na evolução da nossa modalidade, trabalhar em conjunto com quem está no campo e que por vezes também são colegas doutores... isso já dá trabalho.
A secretária é o melhor posto! Material: caneta, critérios dentro da gaveta e conhecimento profundo do treino... até ao ano que lhe foi atribuído o título (vá pode corrigir o erro Urtugraficu, sr. Dr.) !

Sobre o blog a nível MUNDIAL NÃO EXISTE UM ÚNICO BLOG (ALIÁS SITE, seja ele blog, forúm, etc..) que disponibilize DIARIAMENTE NOTICIAS E CONTEÚDOS DEVIDAMENTE FUNDAMENTADOS. Em termos de conteúdo significa mais horas do que muitos catedráticos passam nos assentos e nos corredores das aulas que supostamente deveriam estar a leccionar de sebentas que foram ainda criadas quando se marcava falta a uma entrada a segundo pivot...


Esses ditos Doutores: gostava de pelo menos de vos ver nas bancadas, já não era nada mau! Cobiçar o que é alheio é pecado. Copiar é fazer batota. Criticar para depois fazer igual... nem sequer comento.
Vamos continuar a criar e contribuir com aquilo que sabemos para quem estas iniciativas!