quinta-feira, 24 de julho de 2008

Possibilidade de organização táctica para momentos especiais do jogo de andebol: Ataque em Superioridade e Inferioridade Numérica (parte VI).

Constatamos em qualquer das figuras, a possibilidade de estabelecer relações ofensivas, sobretudo entre postos contíguos em determinadas zonas do campo (Fig.3), ao mesmo tempo que se percebe que a distribuição do espaço também muda quando comparamos com o jogo em igualdade numérica. Agora existem zonas que devem ser compartidas por diferentes jogadores e em permanente reajustamento.


Fig.3 – Defesa mista com marcação ao central, permite estabelecer relações 2X3 próximo da bola e 2X2 longe da bola.


Considerando a situação anterior, e no caso de existir espaço entre linhas defensivas por marcação estrita ao central, a proposta de exercício surge representada na figura 4. O objectivo será o de fixar o defensor central com ou sem apoio do extremo para tentar desequilibrar com um aclaramento por parte do extremo contrário. Apenas há que definir por onde começar. Neste exemplo o extremo direito (ED) procura fixar o ímpar para posteriormente o lateral direito (LD) fixar o central. Esta intenção pode ser limitada por dissuasão do defensor que está no exterior (quando a bola está no LD) ou pelo defensor central (quando a bola está no ED). Neste caso a gestão das distâncias, a desmarcação para receber e a utilização apropriada do drible são determinantes para se poder atingir o objectivo.


Fig.4 – Fixação do defensor central seguido de aclaramento efectuado pelo extremo do lado oposto.

Após fixação do defensor central consegue-se produzir uma igualdade numérica à esquerda cumprindo um primeiro objectivo. Em continuidade, o extremo esquerdo (EE) desmarca-se para o interior (aclaramento) libertando o espaço exterior para o Lateral Esquerdo (LE) beneficiar recebendo do LD que fixou ao centro. Conseguir fixar defensores ímpares na zona da bola e explorar o escalonamento dos defensores longe da bola, são factores chave para se conseguir chegar a zonas de finalização eficazes.

Sem comentários: