quinta-feira, 31 de julho de 2008

Possibilidade de organização táctica para momentos especiais do jogo de andebol: Ataque em Superioridade e Inferioridade Numérica (parte XIII).

Ataque em Superioridade numérica

Existem estudos que demonstram uma forte correlação entre eficácia em situação de SN ofensiva e resultado final do jogo (Prudente, et al, 2000; Silva, 1998), pelo que, garantir boas condições de finalização deve ser um objectivo essencial.
É importante considerar que atacar nesta circunstância, significa ter já uma vantagem adquirida, quer de posição quer numérica, que deve ser explorada conservando o mais possível o posto específico, sem recorrer a meios tácticos que impliquem o seu abandono. Podem existir casos, determinados pelas carências técnicas ou características dos jogadores, em que os meios tácticos a utilizar podem ser diferentes dos que aqui vão ser propostos. Seria um erro planificar acções ofensivas em SN, destinadas a que determinado jogador seja o centro da tomada de decisão sem que este tenha ferramentas susceptíveis de gerar boas respostas tácticas. Da mesma forma, prever soluções garantidas por bloqueios do pivot não sabendo este utilizar adequadamente este meio táctico, conduziria certamente ao fracasso.
A figura 17 mostra uma acção que implica a tomada de decisão do LE após receber do jogador Central. A aproximação do LE também pode ocorrer após drible. O que definirá o êxito do movimento táctico, são detalhes de operacionalidade e concentração em todos os indícios, até porque normalmente os defensores adquirem maior actividade e profundidade.

Fig. 17 – Tomada de Decisão do LE após ataque ao espaço inter-defensores

O central, deve garantir proximidade ao LE, para dificultar a possível acção de dissuasão do defensor lateral, e para que sejam libertados mais espaços longe da bola a serem utilizados pelo LD, ou ED quando se produz a aproximação do LE ao espaço compreendido entre os defensores lateral e central. Dessa localização, o LE deve escolher a melhor solução em função das circunstâncias. Se a dissuasão do defensor lateral não existir, o passe ao central seria outra possibilidade de continuidade.

Sem comentários: