Neste caso, considerou-se a proveniência da bola, a partir do LE, ou seja próximo da zona do pivot. Poderemos configurar a chegada da bola ao Central vinda do LD, sobretudo para criar mais problemas às acções de dissuasão por parte dos defensores laterais ou central (Fig.20). Desta forma o pivot poderá fixar defensores longe da bola e impedir uma possível dissuasão par do defensor central. O pivot deve reconhecer o espaço e tomar a iniciativa de desmarcar para receber do LD.
Estes são apenas alguns exemplos de como finalizar acções em SN tendo em conta a manutenção do posto específico sem recorrer a meios tácticos como o cruzamento ou a permuta que implicam mudança de posto específico. A operacionalidade dos movimentos ofensivos deve obedecer a detalhes que marcam claramente a diferença entre conseguir ou não uma boa situação de finalização. Cabe à equipa técnica optar pelas soluções que melhor se adaptam às características dos seus jogadores.
Como vimos anteriormente, em muitos jogos, cerca de 20% do tempo decorre em assimetria funcional o que obriga a que a planificação das actividades seja elaborada atendendo à importância desta referência. Por outro lado, são aspectos psicológicos que podem condicionar o rendimento e consequentemente o resultado final.
Bibliografia
Antón, J. L. (1998). Balonmano: Táctica grupal ofensiva. Concepto, estructura y metodología. Ed. Paidotribo. Barcelona.
Falkowski, M y Enríquez, E. (1988). Los sistemas de juego ofensivos. Editorial Esteban Sanz. Madrid.
García, J. A et al (2003) Influencia de las variables Tiempo y Distancia en la eficacia del juego con transformaciones, en cuatro equipos de balonmano de alto nivel. Posibilidades para la aplicación en el entrenamiento. Motricidad. European Jornal of Human movement , 12, 79-94.
Leon, L. (1998) Funcionamiento ofensivo en situaciones asimétricas. Área de balonmano, nº 11.
Prudente, J.; Marques, A.; Garganta, J (2000). Eficácia do resultado em situações de jogo em Superioridade numérica (6X5) no Andebol de Alto nível.
Rocha. A. (2001). Sistemas defensivos em superioridade numérica em Andebol. Monografia para obtenção do grau de licenciatura - I.S.M.A.I.
Sanz, I.; Gutiérrez, P.; Martínez, I. (2004). Comparación de ataques en superioridad e igualdad numérica en balonmano en la temporada 2002-2003. Rendimiento Deportivo.com, nº8.
Silva, J.A. (1998). Análise dos indicadores de rendimento em equipas de Andebol. Comunicação apresentada no IV World congress of Notational Analysis of Sport – FCDEF – Universidade do Porto.
Sem comentários:
Enviar um comentário