segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Balic de cartão

Por variadíssimas razões, e sobretudo por estar sempre ocupado com a preparação da competição em que estava envolvido em todos estes anos que estou ligado ao alto rendimento desportivo, nunca tive oportunidade de seguir ao vivo um torneio da magnitude que é um campeonato do mundo com excepção do mundial 2003 realizado em Portugal. Este ano tive a sorte de o poder fazer, dado que até ao momento estou livre de qualquer compromisso (espero que não seja por muito tempo…) e ainda por cima numa região que vê o andebol com uns olhos diferentes daqueles que normalmente estamos habituados. É curioso e ao mesmo tempo muito gratificante sentir que ali o andebol vende, que é um produto atractivo, que toda a população sente o jogo e discute as regras de forma ordeira, que leva para casa o Balic de cartão em tamanho natural fazendo publicidade a uma marca de cerveja. Vi vários jornais nacionais com a capa plenamente ocupada pela figura do Balic, ou jornais desportivos em que as primeiras 9 páginas tinham conteúdos somente de rukomet (andebol) e só depois falavam de outras modalidades. Cada recanto fazia-nos lembrar de que ali, naquele momento estava algo de importante em jogo e de que vale a pena acreditar no andebol como um produto apetecível .
Tive a sorte de integrar um grupo entusiasta vindo de Leiria (dos 11 aos 50), que tal como eu, não arredaram pé sempre que o andebol estava por perto. Portugal fez-se notar por este grupo de entusiastas (também esteve gente de Paço de Arcos) e pelos nossos árbitros Eurico e Ivan que segundo informações obtidas, tiveram uma óptima prestação, fazendo prever que poderão ser frequentadores assíduos destes eventos.
Bem, vou buscar os putos, porque têm andebol, mas isso sim, vestidos de Balic!

Espero algum dia repetir nem que seja em hrzbrudzmi!

4 comentários:

Unknown disse...

Meu Caro Paulo,
Foi um prazer ter estado contigo estes dias, para apreciar a tua paixão e dedicação a esta modalidade.
Só não choramos na Arena de Zagreb por vergonha, tal a emoção que o jogo e o povo Croata nos proporcionou, deves ter ainda presente a cara daqueles 3 putos do Sismaria quando acabou o jogo das meias-finais que não queriam sair do pavilhão.
Para mim, que estou no andebol ha 32 anos, como Pai, director, treinador e apaixonado pelo andebol, nunca tinha vivido um momento daqueles. Só estando mesmo lá.
Obrigada pela tua companhia
Até a Austria 2010
hrzbrudzmi!
João Marques-A.C.Sismaria

Anónimo disse...

Paulo,
Foi um prazer conhecer-te pessoalmente. Nos 5 dias de "Rukometu" na "Hrvatska" a beber "pivos", percebi o quanto gostas do ANDEBOL. Não somos muitos a vivê-lo tão intensamente, mas somos Bons.
Um Grande Abraço, e até à próxima. Primeiro em Leiria, e depois que seja em "Hrzbrudzmi".
Mário Bernardes
Pres. A A Leiria

Anónimo disse...

Paulo. É com pessoas como tu que nos ganhamos força e motivação para continuar o nosso caminho. Por favor mesmo quando voltares a treinar uma equipa (que desejo seja para breve) não abandones este teu projecto do Blog. Eu ainda acredito do andebol em Portugal e numa selecção presente nos grandes palcos e em Clubes a lutar na Liga de Campeões. Eu acredito....

Paulo Pereira disse...

Tentarei por todos os meios manter este blogue. Também existe a possibilidade de ceder a gestão do mesmo a outros administradores da minha confiança, que possam continuar a dinâmica que tento impôr. Brevemente colocarei as respostas do Xavier Pascual que já tenho em meu poder.
Abraço e obrigado!