Embora já existam alguma questões colocadas ao Juan García Herrero acerca do tema "Comportamento individual defensivo", creio que poderemos explorar um pouco mais esta temática. Nós treinadores, estamos sempre de acordo quando abordamos a problemática defensiva sendo ponto assente que os Portugueses por norma defendem mal, no entanto, devemos perguntar-nos se damos a importância à defesa que ela merece para algum dia podermos dizer que defendemos bem. Se a avaliação do interesse dos treinadores pela defesa fosse feita pela participação nesta iniciativa estariamos em terreno muito negativo...
Que me desculpem os três particpantes até ao momento.
Aguardo ainda mais algumas questões até 13 de Março!
link de lançamento da "consulta": Consulta a Juan García Herrero
3 comentários:
Quando falamos de tomada de decisão, quase sempre nos referimos ao ataque. Penso que é muito importante também falarmos de defesa associada a tomada de decisão se os exercícios procurarem defensores activos que possam provocar erros ao ataque. Para que isto ocorra, é necessário que a iniciativa pertença ao defensor para atingir este objectivo. Em que bases deve assentar a planificação do trabalho em etapas de formação do jogador?
Muito obrigado!
Caro Paulo:
Não quero comentar este post especifico mas queria deixar aqui bem expresso os meus parabéns pelo teu blog, o qual reflecte bem a tua forma de estar na vida e no Andebol em particular: uma forma apaixonada, recorrendo, no entanto, à racionalidade, à objectividade, isto é, procurando a maior eficiência possível do processo de treino.
Votos de muitas felicidades para os teus futuros projectos
Ricardo Fernandes
Caro Paulo Pereira,
Lamentavelmente não consegui participar na outra actividade que propôs sobre defesa, como queria.
Vou aproveitar esta oportunidade para colocar uma questão sobre o tema, para si e para o Garcia Herrero.
1- A exposição (e dúvida) que coloco não se baseia concretamente nos objectivos das situações para o treino das múltiplas tarefas e conceitos que o atleta deverá aprender ou aperfeiçoar, mas sim da tomada de decisão do treinador relativamente à escolha das formas de organização, das situações e identificação das aprendizagens de cada um dos jogadores. Desta forma e no entendimento que faço no treino de Andebol, enquanto jogo desportivo colectivo, as actividades de e para o processo ensino-aprendizagem devem incidir neste sentido do "Pormaior ao pormenor":
- jogo real
- situações de jogo concretas (zonas, momentos)
- exercícios analíticos (com contexto)
- exercícios analíticos (sem contexto)
A minha questão é a seguinte: será possível definir indicadores/critérios para que o treinador tome a decisão mais acertada na escolha do processo de treino para a transmissão de conhecimento?
2- Muito atletas não gostam de defender. Num sentido prático que estímulos deveremos transmitir aos atletas o gosto de defender, em função do nível: aprendizagem e rendimento.
Cumprimentos e boa sorte no seu novo projecto,
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