terça-feira, 3 de março de 2009

Consulta a Carlos Resende - últimas perguntas

9ª Pergunta: Em termos ofensivos, todas as movimentações delineadas são sempre estruturadas em função da equipa que joga semanalmente, após feita a analise do vídeo, ou já são predefinidas no início da época.
Raul

Resposta: Existem um conjunto de sistemas ofensivos que trabalho desde o início, principalmente, os nucleares para cada sistema defensivo. A partir de aqui, vamos crescendo consoante a evolução da nossa equipa, por um lado, e as necessidades impostas pelos nossos oponentes, por outro.

10ª Pergunta: Gostava que desse um exemplo de um microciclo que antecede a competição do fim-de-semana?


Resposta: Para simplificar a questão vou apenas mencionar aspectos gerais dos 2 exemplos dados, com um jogo e com dois jogos por semana.







11ª e última pergunta: Na fase de transição defensiva para a ofensiva, existem trajectórias pré-definidas para a fase do contra-ataque?
Marco

Resposta: Existem trajectórias e zonas pré-definidas para linhas de passe, porque para fazê-lo bem e rápido só é possível com muita sistematização. Existem, também, como em todas as outras fases ajustamentos estratégicos em função do nosso oponente.

Em conclusão, espero que tenha sido útil, de alguma forma, as minhas respostas, contudo, se persistirem dúvidas nas minhas opiniões pessoais não hesitem em contactar-me de novo!

3 comentários:

Anónimo disse...

Seria possível descriminar o tipo de trabalho de força que é efectuado nas manhãs de 2ª e 4ª?
Obrigado!

Anónimo disse...

Não seria possível que fosse aqui publicado um artigo com algumas orientações para laterais, com algumas dicas de aspectos que um jogador dessa posição, possa por si em treinos ter em atenção para melhorar um pouco por si a nivel técnico e tactico.

Obrigado!

E se fosse possível indicar um artigo sobre o tipo de trabalho que um jogador de formação possa desenvolver para aumentar a potência do seu remate.

Paulo Pereira disse...

http://www.e-balonmano.com/revista/articulos/v2n4/v2-n4-a1.pdf

http://www.aebm.com/documentos/archivos/Jugar%20y%20hacer%20jugar%20RFEBM.pdf

Aqui vão alguns artigos.
Sobre o treino da força, mande-me um e-mail a solicitar para poder enviar algum material!