terça-feira, 13 de maio de 2008

Blogosfera

É certo que poder partilhar e aprender convosco com esta ferramenta é um previlégio. A tecnologia actual permite a aproximação entre as pessoas a uma velocidade vertiginosa, num só dia, centenas de pessoas acederam aos meus artigos, trabalhos e curriculum, recebi mensagens e comentários encorajadores e embora faça a gestão dos comentários, ainda não recebi nenhum daqueles destrutivos normais neste tipo de espaços. Digo isto porque quando acedo por vezes a algum blogue, verifico o linchamento público de agentes desportivos que por vezes são apenas mais um a crucificar. Hoje crucifica-se por vezes sem critério, mas ter o poder virtual de poder atirar a pedra tendo a mão escondida sem ter que fazer qualquer gesto dá aos “Bloguistas” uma sensação de domínio necessária para conservar a sua auto-estima fortalecida…
Creio que estes espaços sendo bem aproveitados, podem ser um meio excelente para o nosso crescimento, pelo que não me assusta a sua proliferação quase incontrolada, no entanto o que sim me pode assustar um pouco é o “boom” do anonimato que faz com que por vezes tudo isto seja um paradoxo, sou livre para opinar mas não para dizer quem sou.
A verdade é que acordei a pensar nisto, e devia acordar a pensar na preparação dos trabalhos do Clinic, coisas da Blogosfera.

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Paulo Jorge. Felicito-o. Espaços como este são importantes para a evolução. Aproveito para divulgar um blog criado pelos treinadores da formação do ISAVE (Póvoa de Lanhoso) para a divulgação das actividade do Clube. Obrigado http://isaveandebol.blogspot.com/

Anónimo disse...

espero que continue a ser criador para que possámos ganhar com a sua sabedoria. Espanha é algo de importante.

Anónimo disse...

Professor. Permita-me que lhe pergunte. Entre Portugal e Espanha para além do poder económico e tudo o que está aliado, que diferenças considera existirem em termos andebolisticos?

Paulo Pereira disse...

Caro amigo, existem diferenças evidentes que são motivadas pelo poder económico de algumas equipas, o Ciudad Real por exemplo tem um orçamento que ronda os 8000000 de Euros que é realmente astronómico para uma modalidade como o Andebol que também em Espanha tenta competir com outras que geram mais dinheiro. Digo algumas equipas, porque também aqui existem problemas financeiros fruto da descida de rendimento da maioria das promotoras imobiliárias, muito implantadas na sponsorização de equipas de Andebol.
No que se refere ao andebol, percebe-se facilmente uma diferença na velocidade a que se desenvolve o jogo, não só nas situações de transição mas também nas de ataque posicional, já que as equipas possuem habitualmente dois jogadores por posto especifico de semelhante rendimento, o que permite manter um ritmo de jogo elevado durante mais tempo. Este factor faz com que o número de ataque por jogo seja maior bem como o número de golos.
Por outro lado, a maioria das equipas utiliza como sistema defensivo base, o sistema 6:0, tendo como sistema alternativo 5:1 com distintas variantes, são disso exemplo, o Barcelona, o Ademar de Leon, o Cai Aragon, o Portland San Antonio e outras. A excepção é o Ciudad Real que normalmente defende 5:1 com variações de profundidade e pequenos detalhes de funcionamento. Em Portugal verifica-se uma maior utilização do sistema defensivo 5:1 como sistema defensivo base.
Em Portugal percebem-se um ataque mais prolongado na busca de continuidade e provavelmente finaliza-se mais da 2ª linha. Um factor que potencia esta ocorrência é a interpretação da regra de jogo passivo, já que em Espanha os árbitros não permitem ataques demasiado longos. As possibilidades dos jogadores da 1ª linha também são diferentes.
Referi apenas algumas diferenças, provavelmente as mais evidente, no entanto em Portugal joga-se bem tacticamente e não estamos longe do “saber fazer” bem, resta encontrar-mos o modelo que melhor se adapte aos nossos jogadores, pois muitos deles têm qualidade para jogar entre os melhores.

Anónimo disse...

Caro prof. já que tem adicionado blogs no seu prórpio blog, gostava que se possivel também adicionasse o nosso. briosaontour.blogspot.com
obviamente não é um blog tão objectivo e sério como o seu mas pretende retractar semana a semana as vivências dos atletas da equipa senior da academica s. mamede por este Portugal Andebolistico. uma equipa que há dois anos se encontrava enterrada na 3ª divisão e que neste momento esta nos lugares de acesso à 1ª divisão e da qual fazem parte alguns seus ex-atletas do Porto - Mário Ramos e Hugo Pereira - e um técnico também seu conhecido - Armindo Fernandes. Cumprimentos e obrigado por este contributo ao Andebol

ps: de referir que dentro da própria equipa ninguém sabe quem é o autor do blog, sendo certo que é um seu membro...

Paulo Pereira disse...

Faço-o com todo o gosto, e junto-me à homenagem ao treinador e amigo Armindo Fernandes

Sorte

B4NC4D4 N4SCENTE disse...

O AC Lamego também tem um blog interessante
www.claquedoacl.blogspot.com