sexta-feira, 23 de maio de 2008

O Guarda-Redes de Andebol (1ªparte)

Aqui temos um artigo em Português acerca de um posto específico por vezes muito esquecido. Obrigado Emanuel Casimiro.


http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 8 - N° 57 - Febrero de 2003 3 /4

1. Estado de orientação (6 - 10 anos)
Esta fase caracteriza-se por não haver especialização do guarda-redes, os principais objectivos prendem-se com o facto de o jogador começar a conhecer o ANDEBOL e o seu próprio corpo, o manejo e o contacto com a bola são muito importantes. As sessões práticas devem incidir essencialmente sobre a coordenação e trabalho de equipa (o ANDEBOL é essencialmente um jogo colectivo), Olson (2000).
É importante que as crianças percebam que têm dois braços e duas pernas e que o que conseguem fazer com os membros num dos lados também o conseguem fazer com o outro. Isto é muito importante para o guarda-redes pois na defesa da baliza é importante que este não tenha um “lado fraco”, daqui se pode concluir que devem ser sempre estimulados os dois lados do corpo e não apenas o lado forte.
Um outro facto importante prende-se com a coordenação entre os membros superiores e inferiores. Nesta fase de desenvolvimento devem-se praticar todo o tipo de desportos e em todas as posições por forma a que haja um desenvolvimento harmonioso de todas as partes do corpo.

2. Os princípios do guarda-redes (10 - 12 anos)
Nesta fase o principal objectivo é que o futuro guarda-redes se familiarize com a baliza, começando a ter noção dos princípios inerentes a este posto específico e a perder o “medo” da bola, também o contacto com esta é importante pelo que o trabalho com a bola deve ser mantido. É importante que o guarda-redes conquiste o seu lugar na equipa. Todos os jogadores devem passar por esta posição sem que seja imposto pelo treinador, eles próprios devem tomar a iniciativa. O treino com bolas mais moles e balizas mais pequenas deve ser contabilizado por forma a aumentar a segurança dos jovens quando se encontram naquele posto.
O importante é que a bola não entre na baliza, os meios pelos quais eles o fazem tem pouca importância.

3. Formação do guarda-redes (12 - 15 anos)
Esta fase caracteriza-se por ser a fase onde começa a especialização do guarda-redes propriamente dita, tem início também o trabalho de formação física (apenas com o peso do corpo, os pesos extras não são recomendados). Nesta fase é importante que o guarda-redes conheça as várias técnicas oriundas das várias escolas internacionais de guarda-redes, para que cada atleta possa, em função das suas características morfológicas, decidir qual a técnica específica que mais se adapta a si.
Esta é a fase onde o jovem tem que decidir, em conjunto com o seu treinador, se quer ou não ser guarda-redes.

4. Evolução para o futuro (15 - 19 anos)
Pela primeira vez o treinador pode-se dar ao trabalho de exigir que o guarda-redes se comporte como tal (que tenha atitude), dá-se continuidade especialização. Inicia-se também o trabalho conjunto com a defesa. Começa a ser dada mais importância ao factor físico (trabalho com pesos, saltos e multi-saltos) mas não só, o factor psicológico é de extrema importância. O guarda-redes em conjunto com o seu treinador deve procurar eleger uma técnica final adequada ás suas características.
O trabalho com balizas mais pequenas pode ser implementado nesta altura, por forma a que o guarda-redes ganhe mais confiança na defesa das bolas dirigidas para dentro do seu espaço motor. Este treino deve ser feito de uma forma progressiva, i.e. o tamanho da baliza deve ser aumentado progressivamente até chegar ao tamanho normalizado.
Nesta etapa todos devem assumir o facto de que o guarda-redes pensa, ele melhor do que todos os outros colegas de equipa consegue ler o jogo, desta forma deverá ocupar um lugar no topo desta hierarquia, deverá ser respeitado por todos.

5. Normal ou sensacional (dos 19 anos em diante)
Esta é uma etapa onde se dá uma separação entre os guarda-redes normais e aqueles que são considerados os guarda-redes sensacionais. Nesta fase o guarda-redes deverá tomar consciência daquilo que é capaz de fazer, do seu estado físico e até quando pretende continuar a jogar.
Nesta altura a técnica já deverá estar escolhida, agora o treino deverá incidir sobre a melhoria dos pequenos detalhes e procurar trabalhar sempre para melhorar a técnica, em consonância com a evolução do jogo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este vai ser o meu primeiro post neste blog numa area que me diz muito, Guarda-redes.
Acho que tá uma explicação bastante sucinta sobre as fases de desenvolvimento de um gurada redes.
Eu posso dizer que ja vou na ultima fase e acho que só fica bem deixar aqui uma palavra de apreço e reconhecimento por um treinador que apanhou a minha formação numa altura muito importante e foi incansavel na pesquisa de novos exercicios e novos metodos de treino sendo "obrigatorio" dizer um muito obrigado por todo o trabalho realizado comigo.
Rikardo Kastro

Paulo Pereira disse...

Olá Ricardo, a verdade é que para um treinador é muito fácil melhorar atletas como tu, pela capacidade de superação e vontade de crescer.

Obrigado!

Anónimo disse...

olà prof.paulo pereira,tenho referencia bastante positiva sobre si,no que diz respeito ao treinamento desportivo,em especial no de guarda-redes, gostava imenso de trocar experiencia.

sebastiao de lemos

02 de janeiro de 2011