Boa tarde professor...Uma vez mais gostaria de o felicitar quanto ao conteúdo do seu blog! São estas iniciativas que os "novatos" precisam para puderem evoluir. Gostaria de lhe colocar uma questão relativa ao treino de força, dado que é a temática que está mais em voga neste momento no blogue. Sou treinador de uma equipa de infantis e uma das grandes problemáticas(ou não!) que se encontram nestes escalões mais baixos é a enorme diferença entre atletas devido à idade maturacional. Apesar de cronologicamente eles possuirem a mesma idade, 11/12 anos, já no que diz respeito à maturação, o fosso entre um jovem de 11 anos e 3 meses e um de 11 e 10 meses(a titulo de exemplo!) é enorme. As questões que lhe coloco é se é a favor do treino de força nestas idades? É aconselhada utilização de pesos livres ou só se deve utilizar o peso do corpo como carga? E relativo à idade maturacional??Nestas idades, dada a referida idade maturacional, como adaptar as cargas entre os jovens??Certamente que se generalizar-mos as intensidades de treino uns estariam sujeitos a cargas leves e outros a cargas excessivas...Espero não estar a dizer nenhuma barbaridade!
Agradecendo desde já a sua resposta,despeço-me.
Abraço
Bruno Ramiro
Caro Bruno, o artigo de Jesús Rivilla, que gentilmente permitiu a publicação neste blogue do seu trabalho acerca desta temática, pode responder à pergunta que formulou.
Ele estará disponível para responder a mais questões relacionadas com o tema. Por ter trabalhado com escalões jovens e com atletas de alto nível (adjunto de Juan de Dios Román no Ciudad Real) devemos aproveitar a sua experiência e disponíbilidade.
Obrigado Jesús!
2 comentários:
o artigo suporta a ideia de que o treino de força pode e deve ser aplicado nós escalões mais jovens, no entanto, e tal como o Bruno Ramiro perguntou, também eu tenho dúvidas quanto ao tipo de exercícios e tipo de cargas a aplicar. o professor pode-nos trazer mais alguma informação sobre o tema? nomeadamente para atletas com idades compreendidas entre os 10/11 e os 14/15 anos.
RC
Nas seguintes partes do artigo, o autor refere o tipo de trabalho adequado a estas idades!
Não hesitem em colocar questões ao autor via blogue, ele terá todo o gosto em responder!
Enviar um comentário