segunda-feira, 9 de junho de 2008

Treino da Força (propriocepção)

Sobretudo atletas com maior propensão de lesão ao nível da articulação tíbio-társica deveriam incluir nas suas rotinas, trabalhos neste tipo de plataformas. Fazer passe com bola de andebol ou mesmo medicinal é uma forma de aumentar o desequilíbrio.

Saltos de barreiras em diferentes direcções ou meias piruetas a terminar com finalização, são exercícios que pela instabilidade que provocam podem cumprir também este objectivo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Treino de força ≠ propriocepção.

Paulo Pereira disse...

Caro anónimo, se quer participar na discussão e troca de conhecimentos, faça-o de forma esclarecedora e não a perder o mínimo de tempo. Não precisamos de juízes do conhecimento, o que precisamos é mesmo de gente que participe activamente e ajude a que todos possam adquirir mais informação de qualidade. Creio que só o Senhor confundiu treino da força com propriocepção…

Paulo Pereira disse...

Na sequência da resposta anterior, neste link poderá encontar o significado de parêntese:

http://www.infopedia.pt/diciope.jsp?Entrada=parêntese&dicio=0&op=DefExpoente

Anónimo disse...

O exercício de fortalecimento (treino de força) é o procedimento sistemático, de um músculo ou grupo muscular controlar cargas pesadas (resistência) durante um número relativamente reduzido de repetições ou um curto período de tempo (Kisner e Colby, 2005).
Propriocepção é definida como a sensação de movimento e posição articulares baseada em informações de outras fontes que não seja visual, auditiva ou cutânea. Este mecanismo neuromuscular foi proposto (..) para descrever todas as informações neurais originadas das articulações, músculos e tendões (Aquino et al., 2004).

Anónimo disse...

Apesar de não ter confundido, de modo algum, treino de força com propriocepção, o modo como o título está elaborado faz pensar, a quem seja leigo nesta matéria, que são uma e a mesma coisa. O meu comentário inicial foi apenas sobre esse ponto.

Paulo Pereira disse...

Agradeço o comentário, mas entendendo o significado de parêntese e lendo as mensagens anteriores acerca deste tema, perceberá porque está assim elaborado o título.
O mais importante de qualquer discussão, é que estejamos de acordo quanto ao conteúdo, e aí parece que não ficaram dúvidas aos leitores.
Deixo um abraço esperando sempre contribuições válidas!