Da iniciativa levada a cabo por todos os que participaram no jogo de veteranos entre o Club Balonmano Cangas e o Clube Desportivo de Portugal (onde iniciei a minha actividade como atleta Iniciado e posteriormente como treinador de Infantis), fica a reportagem fotográfica e o apoio teórico necessário para a explicação do fenómeno (no âmbito da miopatia do exercício) para os que se queixaram de dores musculares nos dias seguintes... No meu caso particular, foi uma despedida difícil de esquecer, pela simplicidade e generosidade demonstrada por todos. Está marcado o próximo encontro para daqui a um ano no Porto.
Abraço a todos.
Links - Miopatia do exercício:
http://www.fcdef.up.pt/RPCD/_arquivo/artigos_soltos/vol.1_nr.2/09.pdf
http://sportsmedicine.about.com/cs/injuries/a/doms.htm
5 comentários:
Viva!
Segui o seu conselho de forma a que mais gente interessada e audaz da nossa praça o fizesse, no sentido de interagirmos com quem mais percebe da matéria e respira andebol diariamente ao mais alto nivel. Desta maneira coloco a si, Professor e a todos os visitantes a mesma questao/pedido de ajuda para exercicios que cativem e agarrem gente nova na nossa modalidade, exercicios diferentes do comum, diferentes de todos que já usamos há uns bons anos! E que estimulem os atletas.
Outra questao prende-se com o guarda-redes, se nao seria bom na idade de Mini já começar a busca de um guarda-redes para o futuro!?Dar-lhe mais bases para sustentar um grande guardiao... Fico a espera de mais dicas e opinioes brilhantes.
Abraço. Isidoro
Boa dia Luís Miguel,
Não te deves preocupar nestas idades em encontrar um g.redes, todos devem passar pela baliza... O que devem neste momento aprender, é uma correcta estruturação espacio-temporal, que se ensina com os simples jogos pré-desportivos e muito mini-andebol pela competição que proporciona. Se o teu grupo ou grupos tiverem problemas em jogar em igualdade numérica, faz com que os exercícios tenham um jogador que ataca sempre para que haja superioridade ofensiva e assim aumentar o êxito do ataque sem diminuir o trabalho dos defensores... É muito importante também desenvolver a relação com a bola e o remate seja à baliza ou a determinados alvos, isso sim, sempre com objectivos que promovam competição. Por questões motivacionais, mesmo os miúdos se desencantam se não existirem objectivos competitivos. Aspectos coordenativos que induzam a articulação de conteúdos técnicos também é importante desenvolver (estafetas com diferentes tarefas por exemplo). Deves pensar em saber claramente que objectivo devem ter os teus exercícios, porque a partir daí, desde que os pequenos jogadores estejam implicados, o menos importante é o aspecto plástico que pode ter qualquer exercício que proponhas.
Mais um dia na vida dos veteranos do grande CDP.Este encontro internacional serviu mais uma vez para reunir a familia do CDP.Pena foi que estivessemos tão poucos, mas os presentes estavam de alma e coração para realizar tão importante PARTIDA.
O resultado não foi o melhor ( derrota 25/18 para o ano eles vão ver ),Este resultado devesse ao facto de ser possivel treinar no pavilhão do Desportivo,tivemos que treinar no Ramalho Ortigão,já para não falar nas bolas apresentadas ( MOLTEN), e o sintetico com bastantes problemas, o que condicionou o plano de treino do Prof.F.Oliveira.
A todos os presentes o meu muito obrigado por este dia maravilhoso ( Oliveira,Venturaesposa,Amorim,Costa, Carvalhais,PauloPinto,PauloJorge,Brito, Filipe,Abilio.Lourenço,Freitas,Armindo.
Viva o C.D.P.
Luciano
Pois é.
Estou plenamente de acordo com o Paulo e o Luciano.
Foi mesmo um dia muito bem passado, em que o convívio, a amizade, o reviver de algumas "estórias" do antigamente (que fez alguns chorar de rir...), aliado ao gozo de ter voltado a vestir aquele equipamento e a pegar na bolinha como jogador (muito enferrujado, é certo), foi mesmo muito bom.
Gostei especialmente da palestra no balneário, dada pelo mestre F. J. Oliveira, em que ele nos disse "para termos cuidado com os contra-ataques, não com os nossos, mas com os deles, pois teríamos certamente de correr muito" se aguentássemos.. ha ha
Paulo, tens razão, os mexilhões são mesmo muito bons e não só, tudo o resto funcionou maravilhosamente.
O próprio dia ajudou, muito soalheiro, calor, praia, "chupetas" até dizer chega... lol
Mazelas? Não há-de ser uma dorzita incomodativa nas costelas que me retira o prazer de ter convivido com todos vocês.
Obrigado Paulo por teres ajudado desse lado a organizar as coisas e ao Luciano e Carvalhais por serem os mentores deste lado.
Ao resto do pessoal, o meu agradecimento por terem comparecido e nos terem ajudado a passar um dia, que se define numa palavra: ESPECTACULAR!
Sem dúvida temos que repetir mais vezes, e se possível com mais pessoal.
Abraço a todos.
Rui Freitas
1 abraço de parabéns aos organizadores e a todos os que participaram neste dia fantástico. 1 dia que me fez chorar de riso com os amigos, é 1 dia que fica para sempre.
Alguns de nós, eu incluído, nunca pensávamos que o campo tinha crescido tanto neste últimos anos e que a cada viagem parecia mais profundo. Quanto aos guarda-redes, a cada remate pareciam maiores...
Para o ano há mais.
Fiquem bem e com muita saúde.
1 abraço do
Paulo Pinto
Enviar um comentário