quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O Guarda-Redes de Andebol (Parte III)


Posição Base

A posição base constitui o ponto de partida para todos os deslocamentos e acções defensivas do GR, contribuindo dessa forma para manter todas as capacidades para se deslocar correctamente.
É a posição que deve adoptar para cumprir o princípio da disposição para intervir na acção posterior com maior rapidez, esta deve ser equilibrada e cómoda.
Sugere-se uma sequência de movimentos que, a partir desta posição pronta para o movimento, o guarda – redes pode executar rapidamente e com segurança os movimentos para a defesa da bola:
- pés paralelos, afastados à largura dos ombros;
- joelhos ligeiramente flectidos, de forma a baixar o centro de gravidade;
- pés totalmente apoiados no solo ou com os calcanhares um pouco levantados;
- peso do corpo dividido igualmente pelas duas pernas;
- tronco é um pouco inclinado para a frente;
- orientação frontal ao portador da bola, com total controlo do campo visual da mesma, olhos na trajectória da bola;
- braços são levantados lateralmente e ligeiramente flectidos; os cotovelos flectidos, as palmas das mãos viradas para a frente, na posição do pugilista, à frente do peito, no campo visual do guarda-redes, com os dedos ligeiramente flectido, para que os deslocamentos sejam feitos sem perda de equilíbrio, tendo as mãos à mesma distância das intervenções para cima ou para baixo.

Colocação

A colocação do guarda – redes passa pela procura da melhor posição estratégica sobre o eixo do portador da bola e o meio da baliza. Um bom jogo posicional, encontra-se intimamente relacionado com a sua colocação no momento do remate para, desta forma, diminuir o ângulo do mesmo (Czerwinski, 1993).
Talvez o mais importante quando se fala acerca de boa táctica de defesa seja saber como encontrar a colocação correcta na baliza antes de entrar em acção e realizar a defesa (Olsson, 2003).
A distância com a linha de baliza onde se deve colocar o guarda – redes depende do local onde se encontra a bola, propondo colocações entre os 0,5 e 1 metro avançado em relação à linha de baliza para remates de 1ª linha. A altura e envergadura do guarda – redes permite diminuir ou ampliar as distâncias indicadas com a linha de baliza. Ao ampliar a profundidade realizando um deslocamento para a frente, o guarda – redes diminui o ângulo de remate (mais indicado para remates de 2ª linha). Por outro lado, ao reduzir a profundidade, deslocando-se para trás, o guarda – redes favorece a velocidade de reacção e de movimentos
A escolha da posição mais correcta na baliza depende da situação de jogo num determinado momento, ou seja, a escolha da posição por parte do guarda – redes depende da distância e do ângulo onde se encontra o atacante com bola e também, em certa parte, da posição dos defensores da sua equipa.
A colocação do guarda-redes deve situra-se por princípio na bissectriz formada pela bola e os postes da baliza. A posição exacta donde a linha que une o poste mais próximo forma um ângulo recto com a mesma, quando se adopta esta posição deve-se ter em conta o rematador e o seu braço de remate.

Deslocamentos

Tem de se mover em deslocamentos que garantam o máximo de equilíbrio e que permitam actuar o mais rápido possível em qualquer direcção da baliza, mantendo sempre uma posição corporal equilibrada.
Estão determinados em função da situação e da atitude do jogador atacante. Os específicos são curtos, rápidos e deslizantes, com a finalidade de estar em posição de base o maior tempo possível. Poderão ser executados com os pés em movimentos alternados ou simultâneos, de forma semi-circular e frontalmente para frente e para trás, para obter a situação óptima de intervenção. O raio da trajectória é definido em função de qualidades antropométricas. O guarda-redes desloca-se procurando anteceder aos movimentos e estabilizar-se antes do remate, avaliando as possibilidades do ataque, a posição do atacante segundo seu sector de eficácia, a qualidade do seu remate, a situação da defesa para reposição de bola e contra-ataque (Greco, 2002).
Os deslocamentos não podem ser iguais para todos os guarda-redes pois estão intimamente ligados às características físicas e antropométricas de cada um, devendo ser realizados de forma rápida e sem perder em nenhum momento a vista aos elementos fundamentais do jogo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Apenas para deixar um abraço e um bem-haja pelo blog e pelo material de grande qualidade e pertinencia que aqui é colocado.

Continuação,

Renato Marques