sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Consulta - Respostas 5 e 6

Pegunta 5:
Que diferenças ao nível dos conteúdos tácticos habitualmente empregues no jogo, sobretudo referindo-nos ao jogo de alto nível?


Como já referi anteriormente, creio que não existem diferenças nos conteúdos de ordem táctica (meios tácticos de grupo e táctica colectiva) no Andebol praticado por atletas femininas e masculinos. O que se verifica é uma diferente utilização (que na forma quer na frequência) desses conteúdos, em função das características das jogadoras e jogadores em confronto. Assim, tendo atenção por exemplo a maior capacidade de remate dos atletas masculinos, é natural que os mecanismos tácticos que conduzem à finalização a partir de zonas mais afastadas da baliza seja utilizada com maior frequência, relativamente ao que se verifica no jogo de Andebol praticado por equipas femininas.

Pergunta 6:
Será a mesma coisa ao nível do relacionamento atleta/treinador funcionar com o feminino ou com o masculino?

Existe uma base no relacionamento entre jogadoras/es e treinadores que é semelhante e que depende fundamentalmente do tipo de liderança que se pretende implementar. De facto, penso que independentemente de se tratar de equipas masculinas ou femininas, o relacionamento a estabelecer depende do tipo de liderança que o treinador pretenda utilizar. Apesar disso, existem algumas particularidades no trabalho de equipas femininas que importa realçar:
As jogadoras necessitam de ter uma liderança mais próxima, o que permite estar mais disponível para perceber problemas que as possam afectar;
No relacionamento a estabelecer o treinador deve assegurar que existe um clima de confiança mútua, sob pena de do trabalho ser seriamente prejudicado;
Independentemente do que atrás foi referido, deve ser colocado um grande rigor no cumprimento das regras estabelecidas;
Deve existir uma preocupação permanente no sentido de que todos os problemas sejam devidamente esclarecidos. Pela experiência que tenho, as jogadoras por vezes não abordam as situações que as incomodam, pelo que esses problemas acabam por se revelar impeditivos da criação de um bom clima de trabalho.

Sem comentários: