quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Consulta - Respostas 4, 5, 6 e 7

4ª - Na sua opinião, o guarda-redes deve saltar para chegar aos cantos superiores da baliza?

Si el portero no llega tendrá que saltar, no veo otra solución. De todas formas lo que hay que tener presente es no por donde entra el balón en la portería, sino porque zona se ubica cuando el balón pasa por el plano del portero, ya que la trayectoria del lanzamiento puede ser de arriba abajo, de abajo arriba o intermedia. Esto supone que el balón pasa por un plano diferente en la zona en la que está el portero del lugar en el que se localiza el balón en la portería.

5ª - Há alguma diferença entre trabalhar com guarda-redes seniores / formação, masculinos / femininos?

No puedo contestarte con certeza. No tengo experiencia en entrenar porteras femeninas, pero creo que no tiene porque haberla.

6ª - Como é que se consegue atenuar o medo que os guarda-redes têm de levar "boladas" na cara, no peito, na barriga, etc ...?"
Agradecendo pela atenção prestada, subscrevo-me ...
JORGE ALMEIDA


Difícil, porque tener miedo es una de las peores pesadillas de un portero. Hay algunos ejercicios que reducen ese miedo, o que ayudan a “esconderlo”. Creo que en el clínic de oporto hicimos alguno, pero es complicado, ya que una de las características importantes de los porteros son sus cualidades volitivas.

7ª - Prof. Paulo Pereira:
Se calhar para a minha dúvida até o Prof. me daria algumas soluções dada a sua experiência também com guarda-redes, mas uma vez que podemos contar com a colaboração de Xavier Fuertes aproveito para lhe colocar a seguinte questão:
Tenho um excelente guarda-redes, com muito potencial mas tem medo da bola, ou seja, nos remates aos 6 metros vira a cara. O que devo fazer, ou que exercícios devo realizar para que perca o medo? Se é que existe algum tipo de trabalho para esta situação.
Obrigado desde já pela atenção.
Tiago Oliveira


Hola Tiago. Un poco en la línea que he comentado al anterior compañero, es difícil, pero debemos trabajarlo. Intenta poder conseguir el clínic de oporto en el que hicimos una pequeña demostración de un ejercicio que a mí me ha funcionado bastante bien.

5 comentários:

Paulo Pereira disse...

Olá Tiago, o exercício que refere o Pasqui, é: O Guarda-redes está em decúbito dorsal, enquanto driblamos uma bola próxima da zona da cabeça e tronco. Durante o drible a bola é por vezes direccionada para a cara do Guarda-redes que deve interceptar e devolver ao treinador para continuar o exercício. É muito importante que o Guarda-redes se dê conta que deve manter em todo o momento os olhos abertos (tal como na baliza), já que só a assim se pode proteger por saber que a bola se dirige à face. Com os olhos fechados, é impossível manter o controlo para preparar e defender ou para se proteger de um impacto.

Anónimo disse...

Professor
Não Tive oportunidade de assistir ao Clinic do Porto, uma vez que tinha de deslocar por via aerea :)! Será que podiamos ter acesso a alguns exercicios que foram realizados na Formação!se n for possivel tudo bem!
abraço
Marco

Paulo Pereira disse...

Caro Marco, a organização deste seminário foi da responsabilidade da Formand integrada nos trabalhos do 2º Master Coach que neste momento se realiza em Portugal. Não sei se eles poderão disponiblizar esse material.

Anónimo disse...

ok... compreendo!Pode ser que alguem da formand que consulte o Blog disponibilize
abraço
Marco

micropoint disse...

Muito obrigado, vou experimentar. Se conseguir arranjar alguns exercícios do Clinic também agradecia, uma vez que também não pude estar presente devido ao mau tempo.